Criando Janelas Transparentes
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Criando Janelas Transparentes
A transparência é a capacidade de ser transparente, ou seja, de permitir
ver através, neste caso, do objecto. Esta transparência permite criar
formulários que deixam ver através dele, que abrem com um efeito fade in
(começar a aparecer até ficar opaco) ou fade out (do opaco ao
invisível). Estas são algumas aplicações possíveis, que para além de um
efeito bonito, melhoram o visual da aplicação.
O design de
uma aplicação é muito importante e o seu sucesso pode também ser o
sucesso da aplicação. Uma aplicação por muito boa que esteja
(funcional), dificilmente vende ou convence se não tiver um bom design.
O
VB.NET já inclui esta propriedade nos Forms mas o VB6 não e para a
criarmos necessitamos de recorrer a alguns API’s. O API que permite este
efeito é o SetLayeredWindowAttributes() embora se utilizem outros
auxiliares, como é o caso das funções GetWindowLong() e SetWindowLong().
Para
tornarmos um form transparente necessitamos do seguinte código (embora
apenas seja usado o Sub MakeTransparent() e não o MakeOpaque() que
“apenas” transforma o form em opaco):
No módulo:
Depois, na inicialização do Form:
O valor a indicar pode variar entre 0 e 255, onde 0 é o máximo de transparência.
Este
exemplo mostra como iniciar um Form transparente, mas pode-se criar um
efeito mais interessante onde o Form começa a aparecer até ficar opaco –
fade in. Para criar este efeito é apenas necessário adicionar um Timer
ao Form e utilizar o seguinte código:
Outra
das aplicações que esta função permite, com umas pequenas alterações, é
dizer que apenas uma cor ficará transparente. Ora isto permite colocar
um controlo dentro do form e dizer que este é transparente criando uma
janela ou um formato diferente.
Um
exemplo engraçado para mostrar a sua implementação é criar algo
parecido com um queijo. É apenas necessário colocar umas shapes no Form,
formatá-las e definir no Form BorderStyle = None. Depois o código:
Finalmente
no Sub MakeTransparent() alterar a seguinte linha, de modo a
transformar tudo o que está a verde (vbGreen) em invisível.
De:
Para:
São pequenos exemplos de como usar a transparência nos Forms e como criar alguns efeitos interessantes.
Se não entendeu a aula, você pode baixar as demos que eu fiz
Tirando Cor de Fundo da Janela
Cor Transparente
Deixando a janela transparente
Janela Transparente
Retirado do site:
Vbtuga Blogspot
ver através, neste caso, do objecto. Esta transparência permite criar
formulários que deixam ver através dele, que abrem com um efeito fade in
(começar a aparecer até ficar opaco) ou fade out (do opaco ao
invisível). Estas são algumas aplicações possíveis, que para além de um
efeito bonito, melhoram o visual da aplicação.
O design de
uma aplicação é muito importante e o seu sucesso pode também ser o
sucesso da aplicação. Uma aplicação por muito boa que esteja
(funcional), dificilmente vende ou convence se não tiver um bom design.
O
VB.NET já inclui esta propriedade nos Forms mas o VB6 não e para a
criarmos necessitamos de recorrer a alguns API’s. O API que permite este
efeito é o SetLayeredWindowAttributes() embora se utilizem outros
auxiliares, como é o caso das funções GetWindowLong() e SetWindowLong().
Para
tornarmos um form transparente necessitamos do seguinte código (embora
apenas seja usado o Sub MakeTransparent() e não o MakeOpaque() que
“apenas” transforma o form em opaco):
No módulo:
- Código:
' Declaração de API's necessários
Private Declare Function SetLayeredWindowAttributes Lib "user32"
(ByVal hWnd As Long, ByVal crKey As Long, ByVal bAlpha As Byte, ByVal
dwFlags As Long) As Long
Private Declare Function
GetWindowLong Lib "user32" Alias "GetWindowLongA" (ByVal hWnd As Long,
ByVal nIndex As Long) As Long
Private Declare Function
SetWindowLong Lib "user32" Alias "SetWindowLongA" (ByVal hWnd As Long,
ByVal nIndex As Long, ByVal dwNewLong As Long) As Long
' Definição de constantes
Private Const GWL_EXSTYLE = (-20)
Private Const LWA_COLORKEY = &H1
Private Const LWA_ALPHA = &H2
Private Const ULW_COLORKEY = &H1
Private Const ULW_ALPHA = &H2
Private Const ULW_OPAQUE = &H4
Private Const WS_EX_LAYERED = &H80000
' Define o Form como transparente
Public Sub MakeTransparent(ByVal hWnd As Long, ByVal bAlpha As Integer)
Dim msg As Long
' Ignora possíveis erros
On Error Resume Next
' Caso o valor seja inferior a 255 e superior
' a 0 aplica uma nova transparência
If bAlpha > 0 Or bAlpha < 255 Then
msg = GetWindowLong(hWnd, GWL_EXSTYLE)
msg = msg Or WS_EX_LAYERED
SetWindowLong hWnd, GWL_EXSTYLE, msg
SetLayeredWindowAttributes hWnd, 0, bAlpha, LWA_ALPHA
End If
End Sub
' Define o form com opaco
Public Sub MakeOpaque(ByVal hWnd As Long)
Dim msg As Long
' Ignora possíveis erros
On Error Resume Next
msg = GetWindowLong(hWnd, GWL_EXSTYLE)
msg = msg And Not WS_EX_LAYERED
SetWindowLong hWnd, GWL_EXSTYLE, msg
SetLayeredWindowAttributes hWnd, 0, 0, LWA_ALPHA
End Sub
Depois, na inicialização do Form:
- Código:
Private Sub Form_Initialize()
MakeTransparent Me.hWnd, 150
End Sub
O valor a indicar pode variar entre 0 e 255, onde 0 é o máximo de transparência.
Este
exemplo mostra como iniciar um Form transparente, mas pode-se criar um
efeito mais interessante onde o Form começa a aparecer até ficar opaco –
fade in. Para criar este efeito é apenas necessário adicionar um Timer
ao Form e utilizar o seguinte código:
- Código:
' Variável que irá guardar o valor da transparência
Private i As Integer
' Inicializa o form como transparente
Private Sub Form_Initialize()
MakeTransparent(Me.hWnd, 0)
End Sub
' No intervalo definido
Private Sub Timer1_Timer()
' Incrementa o valor da transparência
i = i + 10
' Caso não tenha atingido 255 define nova
' transparência, caso contrário pára o timer
If i <= 255 Then
MakeTransparent(Me.hWnd, i)
Else
Timer1.Enabled = False
End If
End Sub
' Definição do intervalo do timer e inicialização
Private Sub Form_Load()
Timer1.Interval = 100
Timer1.Enabled = True
End Sub
Outra
das aplicações que esta função permite, com umas pequenas alterações, é
dizer que apenas uma cor ficará transparente. Ora isto permite colocar
um controlo dentro do form e dizer que este é transparente criando uma
janela ou um formato diferente.
Um
exemplo engraçado para mostrar a sua implementação é criar algo
parecido com um queijo. É apenas necessário colocar umas shapes no Form,
formatá-las e definir no Form BorderStyle = None. Depois o código:
- Código:
Private Sub Form_Load()
Dim ctrl As Control
' Definição de todas as shapes do Form com o fundo a
' verde, estilo opaco e com os limites a transparente
For Each ctrl In Me.Controls
If TypeOf ctrl Is Shape Then
ctrl.BackStyle = 1
ctrl.BackColor = vbGreen
ctrl.BorderStyle = 0
End If
Next
' Chamar a função que irá colocar
' tudo o que é verde como transparente
MakeTransparent Me.hWnd, 0
End Sub
Finalmente
no Sub MakeTransparent() alterar a seguinte linha, de modo a
transformar tudo o que está a verde (vbGreen) em invisível.
De:
- Código:
SetLayeredWindowAttributes hWnd, 0, bAlpha, LWA_ALPHA
Para:
- Código:
SetLayeredWindowAttributes hWnd, vbGreen, bAlpha, LWA_COLORKEY
São pequenos exemplos de como usar a transparência nos Forms e como criar alguns efeitos interessantes.
Se não entendeu a aula, você pode baixar as demos que eu fiz
Tirando Cor de Fundo da Janela
Cor Transparente
Deixando a janela transparente
Janela Transparente
Retirado do site:
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Última edição por Marlos Gama em Qua 16 Fev 2011, 11:24, editado 2 vez(es)
Re: Criando Janelas Transparentes
So para explicar eu sei que ja existem alguns tutoriais como esse aqui no forum, só que achei mal explicados e esse está bem explicado e tem até demo
Créditos a mim por postar e criar as demos que estão no tópico, eu so to tentando ver se da pra criar uma janela dentro da form e deixar apenas essa janela transparênte
Créditos a mim por postar e criar as demos que estão no tópico, eu so to tentando ver se da pra criar uma janela dentro da form e deixar apenas essa janela transparênte
Re: Criando Janelas Transparentes
bom vou lér com calma o tutorial e testar mesmo assim parece muito bem organizado
Darkpeople196- Membro Vitalicio
- Mensagens : 612
Re: Criando Janelas Transparentes
marlos,tenso eh as forms..
imagina quantas ..
eh muito melhor a transparencia de picture
se tu achar uma simples,posta ae
soh achei umas toscas complicadas
imagina quantas ..
eh muito melhor a transparencia de picture
se tu achar uma simples,posta ae
soh achei umas toscas complicadas
DshFox- Membro Vitalicio
- Mensagens : 614
Re: Criando Janelas Transparentes
Eu sei que é ruim transparência em toda form e nunca vi ninguem usando isso, mais eu to tentando colocar transparências só nas pictures box e esse tuto ja é uma iniciativa
E eu queria ver se consido essa segunda parte de apagar a cor, sem apagar a form
E eu queria ver se consido essa segunda parte de apagar a cor, sem apagar a form
Re: Criando Janelas Transparentes
E ñ aconselho uzar efeitos Traslucidos nas froms pq vai dar bastante lag mesmo asim Bom tutorial 1+ Cred esse achar de picture box traslucido posta ai pq eu fiz 1 aki com Alpha bleding e api Nojento aki meu ping era de 5 foi pra 150 =/
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
Re: Criando Janelas Transparentes
Posta ae Omega O Teu Alpha Bleding de Picture Box (zuera eu Sei Que voce ñ posta mesmo )
Esse na from acho que da menos lag
Esse Codigo Colocar na From no lugar de todo esse codigo do tutorial asim He he ^^
Esse na from acho que da menos lag
- Spoiler:
- Código:
Option Explicit
Private Declare Function GetWindowLong Lib "user32" Alias "GetWindowLongA" (ByVal hwnd As Long, ByVal nIndex As Long) As Long
Private Declare Function SetWindowLong Lib "user32" Alias "SetWindowLongA" (ByVal hwnd As Long, ByVal nIndex As Long, ByVal dwNewLong As Long) As Long
Private Declare Function SetLayeredWindowAttributes Lib "user32" (ByVal hwnd As Long, ByVal CRef As Long, ByVal bAlpha As Byte, ByVal dwFlags As Long) As Long
Private Const GWL_EXSTYLE = (-20)
Private Const WS_EX_LAYERED = &H80000
Private Const LWA_ALPHA = &H2&
Dim OldStyle As Long
Private Sub Form_Load()
OldStyle = GetWindowLong(Me.hwnd, GWL_EXSTYLE)
Me.Show
Call SetWindowLong(Me.hwnd, GWL_EXSTYLE, GetWindowLong(Me.hwnd, GWL_EXSTYLE) Or WS_EX_LAYERED)
Call SetLayeredWindowAttributes(Me.hwnd, 0, 128, LWA_ALPHA)
End Sub
Esse Codigo Colocar na From no lugar de todo esse codigo do tutorial asim He he ^^
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
Re: Criando Janelas Transparentes
Bom kde a tag?, tem até amanham pra arrumar...
V-Force- Administrador V-Force
- Mensagens : 933
Re: Criando Janelas Transparentes
o que? não entendiV-Force escreveu:Bom kde a tag?, tem até amanham pra arrumar...
Re: Criando Janelas Transparentes
Tag Seria Quando Voce Vai fazer 1 post de tutorial e colocar [EO] se for so para Eclipse Origins ou [ALL] se o tutorial for feito no ORigins e Funcionar para todas outras engines
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
Re: Criando Janelas Transparentes
http://www.mmorpgbr.com/t1080-forms-transparentes
Créditos por Copiar do site
http://vbtuga.blogspot.com/2008/07/vb6-forms-transparentes.html
Apoio Omega vai da Lag , porem não acho que precise do Alpha use a propia Função do Direct X
Créditos por Copiar do site
http://vbtuga.blogspot.com/2008/07/vb6-forms-transparentes.html
Apoio Omega vai da Lag , porem não acho que precise do Alpha use a propia Função do Direct X
Depois só direcionar o FileName , Acho que vai da menos Lag que por aquele monte de Code . Caso estará errado me corrijam .Set Surf = DD.CreateSurfaceFromFile(FileName, SurfDesc)
Call SetMaskColorFromPixel(Surf, 0, 0)
SkyZero- Membro Veterano
- Mensagens : 890
Re: Criando Janelas Transparentes
Bom eu vou modificar o EO2.0 e por um sistema de chat novo(via gui) com Alpha Blender(Imagem) e mostro para vocês, se vocês se interessarem, posso vender o código completo (y).
Re: Criando Janelas Transparentes
Última edição por Ian em Qua 16 Fev 2011, 18:32, editado 1 vez(es)
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
Re: Criando Janelas Transparentes
Eu falei que no Forum Official do Robin ja tem uma versão do Origins Utilizando Alpha Bleding na Picture box gratis e com Soucer e falei por que voce não faiz uma de picture box traslucida uzando dx8 e vende
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
Re: Criando Janelas Transparentes
A Questão não é por Dx8 , Dx8 tem muitos problemas " eu considero como Problemas " os Graficos tem que ser mutiplos de 2 , o Alpha Bleding é a melhor opção não precisa ser a opção do robim que ele liberou , é só procurar por umas mais avançadas .
@Edit
Mas também tem seus aproveitos como Direct3D que é um Otimo API que você Poderia fazer isso facilmente , O Direct3D
é uma parte da API DirectX O Direct3D é usado para renderizar gráficos 3D em aplicações onde a performance é importante, como em jogos, ele também permite os programas serem executados em tela cheia e não apenas em janelas. Se a placa de vídeo possuir aceleração por hardware a biblioteca utiliza-a de forma a reduzir o trabalho da CPU.
O Direct3D é uma API 3D, o que significa que ela é possui diversos comandos para a renderização tridimensional. No entanto, desde a versão 8 da biblioteca, ele substituiu o DirectDraw e passou renderizar também gráficos 2D.
Uma alternativa ao Direct3D é a API OpenGL.
Mas O OpenGL Não é muito voltada para jogos .
O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros.
O Direct3D tem 2 Suportes :
D3DX : possui um conjunto de ferramentas matemáticas, manuseio das matrizes do sistema, compilação e montagem de shaders, etc. Também possui funções que possibilitam operações complexas sobre malhas poligonais.
DXUT : projetada para ajudar o programador com tarefas mais básicas como criação de janelas, criação de um dispositivos, processamento das mensagens do Windows e eventos. É útil para o desenvolvimento de Programas de menor porte como demonstrações e tutoriais.
Só para complementar o Conhecimento
Shaders é Uma Unidade de processamento gráfico
conhecido também como VPU ou unidade de processamento visual, é o nome dado a um tipo microprocessador especializado em processar gráficos em computadores pessoais, estações de trabalho ou videogames. VPUs modernas manipulam gráficos computadorizados com eficiência e sua estrutura de processamento paralelo os tornam mais capazes neste tipo de trabalho que CPUs normais.
Falando por cima o Shaders " VPUs " é um acelerador de Gráficos .
@Edit
Mas também tem seus aproveitos como Direct3D que é um Otimo API que você Poderia fazer isso facilmente , O Direct3D
é uma parte da API DirectX O Direct3D é usado para renderizar gráficos 3D em aplicações onde a performance é importante, como em jogos, ele também permite os programas serem executados em tela cheia e não apenas em janelas. Se a placa de vídeo possuir aceleração por hardware a biblioteca utiliza-a de forma a reduzir o trabalho da CPU.
O Direct3D é uma API 3D, o que significa que ela é possui diversos comandos para a renderização tridimensional. No entanto, desde a versão 8 da biblioteca, ele substituiu o DirectDraw e passou renderizar também gráficos 2D.
Uma alternativa ao Direct3D é a API OpenGL.
Mas O OpenGL Não é muito voltada para jogos .
O OpenGL (Open Graphics Library) é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros.
O Direct3D tem 2 Suportes :
D3DX : possui um conjunto de ferramentas matemáticas, manuseio das matrizes do sistema, compilação e montagem de shaders, etc. Também possui funções que possibilitam operações complexas sobre malhas poligonais.
DXUT : projetada para ajudar o programador com tarefas mais básicas como criação de janelas, criação de um dispositivos, processamento das mensagens do Windows e eventos. É útil para o desenvolvimento de Programas de menor porte como demonstrações e tutoriais.
Só para complementar o Conhecimento
Shaders é Uma Unidade de processamento gráfico
conhecido também como VPU ou unidade de processamento visual, é o nome dado a um tipo microprocessador especializado em processar gráficos em computadores pessoais, estações de trabalho ou videogames. VPUs modernas manipulam gráficos computadorizados com eficiência e sua estrutura de processamento paralelo os tornam mais capazes neste tipo de trabalho que CPUs normais.
Falando por cima o Shaders " VPUs " é um acelerador de Gráficos .
Última edição por SkyZero em Qua 16 Fev 2011, 18:19, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Conclusões melhores.)
SkyZero- Membro Veterano
- Mensagens : 890
Re: Criando Janelas Transparentes
DX8, para tirar o troço do 2 tenque criar um comandozinho lá, mó putaria, fiquei com raiva e nem tentei.
2º O Meu alpha blender é rox Fikdik /
2º O Meu alpha blender é rox Fikdik /
Re: Criando Janelas Transparentes
É o mesmo que eu tenho omega ? ou é outro diferente mais avançado ?
SkyZero- Membro Veterano
- Mensagens : 890
Re: Criando Janelas Transparentes
Brother é por isso que eu coloquei isso no final do tópicoSkyZero escreveu:http://www.mmorpgbr.com/t1080-forms-transparentes
Créditos por Copiar do site
http://vbtuga.blogspot.com/2008/07/vb6-forms-transparentes.html
Apoio Omega vai da Lag , porem não acho que precise do Alpha use a propia Função do Direct XDepois só direcionar o FileName , Acho que vai da menos Lag que por aquele monte de Code . Caso estará errado me corrijam .Set Surf = DD.CreateSurfaceFromFile(FileName, SurfDesc)
Call SetMaskColorFromPixel(Surf, 0, 0)
Retirado do site:
Vbtuga Blogspot
@Tópico
Eu sei que o alpha que eu tenho aqui e está/estava no forum do robin o chat fica transparente e piscando oO, achei estranho essa parte de piscar
todos os alphas as janelas piscam?
Re: Criando Janelas Transparentes
Não Piscam esse Problema esta no Loop eu ja Resolsi parece que ele ficava piscando pra tipo atualizar alguma coisa
Omega zero esse seu alpha bleding ae e rox mesmo igual ao do Robin que não da lag nem a Pall??
Omega zero esse seu alpha bleding ae e rox mesmo igual ao do Robin que não da lag nem a Pall??
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
Re: Criando Janelas Transparentes
alguem passa o link do EO do robin com dx8 ou alpha n sei oq ae
DshFox- Membro Vitalicio
- Mensagens : 614
Re: Criando Janelas Transparentes
DshFox essa versão do Origins foi feita pelo Robin mais foi modificada por 1 membro do forum e o Alpha bleding tem alguns probleminhas que da pra resolver o loop e algusn packs que dão 1 pouco menos de fps pra tua engine e ta ae o link Link Para Download Aki
Ian- Membro Veterano
- Mensagens : 1238
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