MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!
MMORPG Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest

2 participantes

Ir para baixo

[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest Empty [ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest

Mensagem por juichi Qui 12 Jul 2012, 17:51

Pois é, esse tutorial/aula é bem dificilzinho pq ele dá varios nós na nossa cabeça e-e.
portanto eu vou tentar ensinar a como se utilizar de tais ferramentas:


(só pra ter uma ideia de como vai ficar)
Spoiler:

primeiramente coloque essa imagem em "\GUI\CUSTOM\" e nomeie-a como: "chatbox_1" (obs, ela deve estar em formato BMP)
[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest Chatbox_1

e depois essa daki em "\GUI\IMAGENS\" e nomeie-a como: "img1" (ela deve ser salva em formato BMP tbm) (coloque ela dentro de uma pasta q vc vai criar chamada "IMAGENS")
[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest Img17



agora sao os scripts da chatbox

Spoiler:


Após entender +/- como funcionam esses scripts você pode adicioná-los ao scriptednpc, ficando +/- assim:

Spoiler:
obs. se você fizer somente igual ao que eu postei aki você não terá entendido como o script funciona, entao releia pq ta tudo bem explicado(acho eu)


Mas ai vem a pergunta: "e como faço pro player clicar no chatbox e acontecer determinada ação?"

E eu respondo: "Vai lá no meu tutorial que tá explicadinho o/"


Vá até Menuscripts e beeeem lá no final vai ta escrito:
Spoiler:

tire o Call PlayerMsg(Index, "Unknown menu!", BRIGHTRED) dali e coloque alinhado à coluna do Case Else:
Spoiler:

Agora falta a quest né? Pois é, temos outros script aki pra fazer isso :c
Spoiler:

Achou essa parte muito complicada?
vai aki uma aplicação dela no scriptednpc
Spoiler:

e uma aplicação no menuscripts
Spoiler:


nesse caso, enquanto o player ainda nao tivesse iniciado a quest o npc perguntaria a ele se gostaria de aceitar a quest, apos ter clicado em "Certo!", o player passaria a perguntar sobre ter encontrado o "SenhordasRosquinhas", e após ter falado com o "SenhordasRosquinhas"(parte do script que eu não coloquei aki pra deixar vocês pensarem um pouco) ele te agradeceria.


Bem, é basicamente isso, o conteudo da quest e os requisitos para completá-las eu n vou colocar aki porque os mesmos são bem simples e vocês devem determiná-los e não eu, se encontrarem alguma duvida postem aki tbm, não quero minha caixa de mensagens cheia :c

Creditos ao Lucas Roberto por ter feito um OTIMO tutorial de chatbox
e Creditos a mim, por reunir varias informações e tentar "explicar" como o script funciona

E se você pensar algo do tipo: "Krl, o moleque podia ter colocado o script de cara e ter feito umas melhorias para que ele não ficasse tão grande.". Saiba q a minha intenção era explicar como fazer a sua propria chatbox com quest e não colocar um sistema prontinho para que os nobas que nem ao menos querem aprender algo usem. Isso não é preconceito com aqueles que começaram agora, mas é um jeito de tentar fazê-los procurar aprender sobre a engine e não ficar pedindo sistemas prontos ou ficar procurando por programadores no chat do forum -.-


Sugestões? Reclamações? Duvidas? Outro? poste abaixo Very Happy
juichi
juichi
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 483

Ir para o topo Ir para baixo

[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest Empty Re: [ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest

Mensagem por BabyFusion Sex 13 Jul 2012, 00:03

Não creio que li tudo o.o
Parabéns, belo tutorial, +1
Eu acho que vou usar em meu jogo...
BabyFusion
BabyFusion
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 339

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos