[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest
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[ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest
Pois é, esse tutorial/aula é bem dificilzinho pq ele dá varios nós na nossa cabeça e-e.
portanto eu vou tentar ensinar a como se utilizar de tais ferramentas:
(só pra ter uma ideia de como vai ficar)
primeiramente coloque essa imagem em "\GUI\CUSTOM\" e nomeie-a como: "chatbox_1" (obs, ela deve estar em formato BMP)
e depois essa daki em "\GUI\IMAGENS\" e nomeie-a como: "img1" (ela deve ser salva em formato BMP tbm) (coloque ela dentro de uma pasta q vc vai criar chamada "IMAGENS")
agora sao os scripts da chatbox
Após entender +/- como funcionam esses scripts você pode adicioná-los ao scriptednpc, ficando +/- assim:
Mas ai vem a pergunta: "e como faço pro player clicar no chatbox e acontecer determinada ação?"
E eu respondo: "Vai lá no meu tutorial que tá explicadinho o/"
Vá até Menuscripts e beeeem lá no final vai ta escrito:
tire o Call PlayerMsg(Index, "Unknown menu!", BRIGHTRED) dali e coloque alinhado à coluna do Case Else:
Agora falta a quest né? Pois é, temos outros script aki pra fazer isso :c
Achou essa parte muito complicada?
vai aki uma aplicação dela no scriptednpc
e uma aplicação no menuscripts
nesse caso, enquanto o player ainda nao tivesse iniciado a quest o npc perguntaria a ele se gostaria de aceitar a quest, apos ter clicado em "Certo!", o player passaria a perguntar sobre ter encontrado o "SenhordasRosquinhas", e após ter falado com o "SenhordasRosquinhas"(parte do script que eu não coloquei aki pra deixar vocês pensarem um pouco) ele te agradeceria.
Bem, é basicamente isso, o conteudo da quest e os requisitos para completá-las eu n vou colocar aki porque os mesmos são bem simples e vocês devem determiná-los e não eu, se encontrarem alguma duvida postem aki tbm, não quero minha caixa de mensagens cheia :c
Creditos ao Lucas Roberto por ter feito um OTIMO tutorial de chatbox
e Creditos a mim, por reunir varias informações e tentar "explicar" como o script funciona
E se você pensar algo do tipo: "Krl, o moleque podia ter colocado o script de cara e ter feito umas melhorias para que ele não ficasse tão grande.". Saiba q a minha intenção era explicar como fazer a sua propria chatbox com quest e não colocar um sistema prontinho para que os nobas que nem ao menos querem aprender algo usem. Isso não é preconceito com aqueles que começaram agora, mas é um jeito de tentar fazê-los procurar aprender sobre a engine e não ficar pedindo sistemas prontos ou ficar procurando por programadores no chat do forum -.-
Sugestões? Reclamações? Duvidas? Outro? poste abaixo
portanto eu vou tentar ensinar a como se utilizar de tais ferramentas:
(só pra ter uma ideia de como vai ficar)
- Spoiler:
primeiramente coloque essa imagem em "\GUI\CUSTOM\" e nomeie-a como: "chatbox_1" (obs, ela deve estar em formato BMP)
e depois essa daki em "\GUI\IMAGENS\" e nomeie-a como: "img1" (ela deve ser salva em formato BMP tbm) (coloque ela dentro de uma pasta q vc vai criar chamada "IMAGENS")
agora sao os scripts da chatbox
- Spoiler:
- Call CustomMenuShow(Index, "nome do chatbox aki", "\GUI\CUSTOM\chatbox_1.bmp", 1)
como ele funciona? ele vai abrir o chatbox com a imagem selecionada, no caso essa imagem é a caixa com contorno que disponibilizei antes
Call CustomMenuLabel(index, 1, "aki é o texto que vai aparecer pro player", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
como funciona? bem, é importante lembrar do numero que vc colocar depois do index, pois vamos utilizá-lo depois, os numeros que ficam depois do texto que aparece pro player sao as configuraçoes de onde vao ficar e seu tamanho, fonte, etc. Nem eu mexi nisso tudo, se kiser ver pra q serve é só fuçar
Obs. se você criar duas labels com o mesmo numero depois do index vai aparecer somente a segunda, pois o numero que determina qual label ele vai criar
exemplo:
eu criei um texto na label 1, se eu criar um outro texto e colocar o mesmo numero de indentificaçao da label o segunto texto vai ficar em cima do primeiro, apagando-o
Call CustomMenuPicture(index, "nome da picture aki", "\GUI\IMAGENS\img1.bmp", 350, 150)
funciona para colocar a imagem no chatbox, e os numeros que seguem o endereço da imagem sao as coordenadas de onde ela vai ficar
Call CustomMenuClose(Index)
que serve pra fechar a chatbox
Após entender +/- como funcionam esses scripts você pode adicioná-los ao scriptednpc, ficando +/- assim:
- Spoiler:
- Case 0
Call CustomMenuShow(Index, "Curandeiro", "\GUI\CUSTOM\chatbox_1.bmp", 1)
Call CustomMenuLabel(index, 1, "Gostaria de descansar por 200 gold?", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
Call CustomMenuLabel(index, 2, "Sim", 50, 100, 10, 0, 0, 400, 20)
Call CustomMenuLabel(index, 3, "Não obrigado", 50, 120, 10, 0, 0, 400, 20)
Call CustomMenuPicture(index, x, "\GUI\IMAGENS\img1.bmp", 350, 150)
Exit Sub
Mas ai vem a pergunta: "e como faço pro player clicar no chatbox e acontecer determinada ação?"
E eu respondo: "Vai lá no meu tutorial que tá explicadinho o/"
Vá até Menuscripts e beeeem lá no final vai ta escrito:
- Spoiler:
- Case Else
Call PlayerMsg(Index, "Unknown menu!", BRIGHTRED)
tire o Call PlayerMsg(Index, "Unknown menu!", BRIGHTRED) dali e coloque alinhado à coluna do Case Else:
- Spoiler:
- If ElementIndex = x Then
como funciona? O "x" q tá ali em cima é aquele numero de identificação da label que eu falei, entao se o "x" for o numero 2, seria como se você tivesse clicado em "sim"
então embaixo desse "If ElementIndex = 2 Then" você pode colocar o script que você quiser(só não esqueça de colocar o End If no final)
Agora falta a quest né? Pois é, temos outros script aki pra fazer isso :c
- Spoiler:
- If getvar("Scripts\quests\quest1" & ".ini", getplayername(index), "used") = "x" Then
Como funciona senhor enrolação? D:
Essa linha ai de cima funciona da seguinte maneira: SE o arquivo dentro da pasta scripts\quests\ chamado "quest1" estiver com o nome do player e com o valor de used=x ele executará uma determinada função q vc vai colocar lá dentro
(se você não colocar o valor de "x", o server vai ler como se não existisse informação do player dentro do arquivo)
Call putvar("Scripts\quests\quest1" & ".ini", getplayername(index), "used", x)
E essa linha? pra q serve?
Essa linha serve pro server coloca dentro da pasta "Scripts\quests\" o arquivo quest1.ini e dentro desse arquivo colocar o nome do player com o used=x
Achou essa parte muito complicada?
vai aki uma aplicação dela no scriptednpc
- Spoiler:
- Call CustomMenuShow(Index, "Shizuo", "\GUI\CUSTOM\chatbox_1.bmp", 1)
Call CustomMenuPicture(index, intCount, "\GUI\IMAGENS\img24.bmp", 350, 150)
If getvar("Scripts\quests\quest1" & ".ini", getplayername(index), "used") = "2" Then
Call CustomMenuLabel(index, 1, "Obrigado pelo seu esforço", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
end if
If getvar("Scripts\quests\quest1" & ".ini", getplayername(index), "used") = "1" Then
Call CustomMenuLabel(index, 1, "Você ainda não foi encontrar o SenhordasRosquinhas?", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
end if
If getvar("Scripts\quests\quest1" & ".ini", getplayername(index), "used") = "" Then
Call CustomMenuLabel(index, 1, "você pode encontrar o SenhordasRosquinhas?", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
Call CustomMenuLabel(index, 4, "sim", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
Call CustomMenuLabel(index, 3, "não", 50, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
end if
e uma aplicação no menuscripts
- Spoiler:
- If ElementIndex = 4 Then
call putvar("Scripts\quests\quest1" & ".ini", getplayername(index), "used", 1)
Call CustomMenuClose(Index)
Call CustomMenuShow(Index, "Shizuo", "\GUI\CUSTOM\chatbox_1.bmp", 1)
Call CustomMenuPicture(index, intCount, "\GUI\IMAGENS\img24.bmp", 350, 150)
Call CustomMenuLabel(index, 1, "Entao me mostre sua determinação.", 80, 50, 10, 0, 0, 400, 20)
Call CustomMenuLabel(index, 3, "Certo!", 80, 150, 10, 0, 0, 400, 20)
End If
nesse caso, enquanto o player ainda nao tivesse iniciado a quest o npc perguntaria a ele se gostaria de aceitar a quest, apos ter clicado em "Certo!", o player passaria a perguntar sobre ter encontrado o "SenhordasRosquinhas", e após ter falado com o "SenhordasRosquinhas"(parte do script que eu não coloquei aki pra deixar vocês pensarem um pouco) ele te agradeceria.
Bem, é basicamente isso, o conteudo da quest e os requisitos para completá-las eu n vou colocar aki porque os mesmos são bem simples e vocês devem determiná-los e não eu, se encontrarem alguma duvida postem aki tbm, não quero minha caixa de mensagens cheia :c
Creditos ao Lucas Roberto por ter feito um OTIMO tutorial de chatbox
e Creditos a mim, por reunir varias informações e tentar "explicar" como o script funciona
E se você pensar algo do tipo: "Krl, o moleque podia ter colocado o script de cara e ter feito umas melhorias para que ele não ficasse tão grande.". Saiba q a minha intenção era explicar como fazer a sua propria chatbox com quest e não colocar um sistema prontinho para que os nobas que nem ao menos querem aprender algo usem. Isso não é preconceito com aqueles que começaram agora, mas é um jeito de tentar fazê-los procurar aprender sobre a engine e não ficar pedindo sistemas prontos ou ficar procurando por programadores no chat do forum -.-
Sugestões? Reclamações? Duvidas? Outro? poste abaixo
juichi- Membro Sênior
- Mensagens : 483
Re: [ESN]Tutorial/Aula Chatbox+Quest
Não creio que li tudo o.o
Parabéns, belo tutorial, +1
Eu acho que vou usar em meu jogo...
Parabéns, belo tutorial, +1
Eu acho que vou usar em meu jogo...
BabyFusion- Membro Sênior
- Mensagens : 339
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