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Conceitos para uma boa avaliação

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Blizzard
Storm™
6 participantes

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Conceitos para uma boa avaliação Empty Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por Storm™ Dom 29 Jul 2012, 12:34

Aqui, vou ensinar a avaliar os jobs segundo vários aspectos, por exemplo:

ILUMINAÇÃO [1]
-dodge tool/burn tool [1.1]
-interação [1.2]
-quantidade de iluminação [1.3]


POSICIONAMENTO [2]
-posicionamento da render [2.1]
-posicionamento de brushes [2.2]
-posicionamento das c4ds [2.3]
-posicionamento da iluminação [2.4]


C4DS [3]
-interação com o tema da sign [3.1]
-modo de blendagem [3.2]
-é artificial ou não é? [3.3]

BRUSHES [4]
-tipos de brushes [4.1]
-clipping masks [4.2]
-se fluiu com a sign [4.3]


PROFUNDIDADE [5]
-se a profundidade está real [5.1]
-se não esta muito forte [5.2]


TIPOGRAFIA [6]
-legibilidade [6.1]
-interação com a sign [6.2]
-fonte usada [6.3]


HARMONIA [7]
-cores [7.1]
-flow [7.2]
-interação [7.3]


TRATAMENTO [8]
-gradients [8.1]
-photo filters/ variations [8.2]
-topaz [8.3]
-sharpen [8.3]


RENDER/STOCK [9]
-escolha da render [9.1]
-escolha o stock [9.2]


EXTRA [10]
-fazendo comentários construtivos [10.1]
-não desrespeitando o membro [10.2]
-postando a stock para melhor avaliação [10.3]


Então, se quiser ir rapidamente a algum desses tópicos, é só Ctrl+F e copiar esses "códigos" presentes nessa pequena quick list.

ILUMINAÇÃO [1]

Bom, como o próprio nome já diz, esse quesito de uma sign se dá pela quantidade de luz da sign, se ela está posicionada corretamente,
se flui com o foco, e se não está muito forte, ou muito fraca.


Dodge tool/Burn tool [1.1]

Essas ferramentas do photoshop não são muito utilizadas. Elas na verdade são até pouco conhecidas pelas pessoas, o que muita gente não
sabe, é que elas são muito úteis pra vida de um designer, e que podem ser usadas frequentemente em jobs seus, para melhor indentificação de
luz. Aqui, eu fiz um tutorial sobre eles, espero que ajude: Burn & Dodge tool - Como usar.
Para avaliar esses dois tools na obra de alguém, veja se as bordas (não da sign, mas sim do que está recebendo iluminação) estão
reais, no quesito de iluminação, e também as partes com sombra, se não ficaram muito saturadas, o que acontece com o sobre uso dos
tools.


Interação [1.2]

Veja se a iluminação foi realmente necessária, ou seja, se ela precisava estar ali, e se foi bem aplicada. Por exemplo, quando
algum personagem está exibindo algum poder, e se tem alguma iluminação ali, por exemplo aqui: SubzerO - xD~
Ou se é algo abstrato, e necessita de uma iluminação adequada, como aqui: Meteoro ? Estrela Cadente ? Super-homem ?


Quantidade de iluminação [1.3]

Veja se não há excesso de iluminação, ou falta dela, para não causar muita danificação da sign, em diversos casos a super-iluminação
causa saturamento na imagem, e a falta dessa causa o escurecimento, dificultando a visâo do foco e de efeitos desejados visíveis na sign.
Isso pode parecer meio idiota, mas pode ser muito útil na avaliação de jobs.


POSICIONAMENTO [2]

O posicionamento é fundamental, tanto da render, dos efeitos, iluminação, brushes, C4Ds, etc.

Posicionamento da render [2.1]

Veja se a render não está muito grande, ou ocupando muito espaço na sign, se alguma parte dela tira o foco, se não está muito pequena
(com excessão de signs de sprites, porque é para estar pequeno), dificultando a indentificação do foco, e talvez a visualização da
sign.


Posicionamento de brushes [2.2]

Veja se os brushes interagiram com a render, ou com o tema da sign, por exemplo, em signs de guerra, ou de poeira, com esse efeito
"desgastado", há brushes splatter, ou em signs mais "modernas", há brushes com cara de shapes, por exemplo, essa sign, não combinou
muito a escolha dos brushes: Avaliem e critiquem minha 3 sign
E nessa aqui, a escolha foi muito bem feita: Death Angel


Posicionamento das c4ds [2.3]

Veja se as C4Ds interagiram com o tema da sign, se ficaram legais com ela, se não encheram muito ela, tirando o foco (só se for esse
o estilo dela). Aqui está um exemplo de C4Ds não combinando com a render: Fire
Porém, aqui uma de C4Ds muito bem aplicadas, em determinado estilo: Black Fusion


Posicionamento da iluminação [2.4]

Olha para a personagem da sign, óbviamente ele terá sombras, repare se o autor respeitou isso, e não colocou a iluminação do lado contrário
das sombras, dando um efeito "paradoxo" no job. Também se o cara só colocou um brush um baixo, dê um aviso para ele melhorar a iluminação,
pois fica meio estranho. ;D


C4DS [3]

C4Ds são muito importante quando fazendo signs, elas dão efeitos muito legais, quando aplicadas corretamente.

Interação com o tema da sign [3.1]

Como já citado acima, colocar C4Ds 3Ds em trabalhos 2D nem sempre são a melhor escolha, tente sempre blendar seu trabalho, e capriche
na escolha de C4Ds para seu trabalho, aliás, muitas pessoas consideram as C4Ds a parte mais importante da sign.


Modo de blendagem [3.2]

Não estou dizendo pra você criticar o modo de blendagem do cara, que está errado ou coisa do tipo, só peço que você tenha em
consciência que os principais modos de blendagem de C4Ds são Screen, Color Dodge, Lighten. O Membro pode até ter feito algo improvisando,
mas veja se está muito estranho, ou se for bem aplicado. É bem difícil aplicar C4Ds, não seja tão duro. ;D


É artificial ou não é? [3.3]

Em determinados tipos de signs, as C4Ds ficam jogadas ali, sem nenhum tipo de interação com a sign, talvez até com um modo de blendagem
ideal, mas bem ruinzinho mesmo, sabe? Então, dê um toque no cara, fala pra ele melhorar essa parte, porque vale a pena, e você terá
um job bem melhor desse jeito. ;D


BRUSHES [4]

Brushes também são muito importantes, é bom visar que o membro pode usar brushes de inúmeras formas, use a criatividade. ;D

Tipos de brushes [4.1]

Há vários tipos de brushes, splatters, vectors, shapes, de nuvens, estrelas, então tente indentificar os brushes pelo tipo, e saber
se deve ou não deve criticar aquele brush, se aplicado corretamente. Sendo assim, cada tipo de brush tem sua vez na sign. ;D


Clipping masks [4.2]

Clipping masks são legais, mais note se o membro não fez uma gigante, porque fica bem estranho, clipping masks pequenas, mas muitas
de uma vez quase sempre são legais, principalmente quando usadas com brushes splatter. ;D


Se fluiu com a sign [4.3]

Preste atenção no flow da sign, se está bem organizado, se está bem, direcionado, algo não muito aleatório, flow é uma das partes
mais importantes da sign, então avalie cuidadosamente, para saber ou não se está bem aplicado. ;D


PROFUNDIDADE [5]

Profundidade dá um efeito MUITO legal na sign, é geralmente ignorada por muitos, mas pode ajudar bastante em algumas horas.

Se a profundidade está real [5.1]

Veja se o Blur (tool muito usado para dar profundidade em uma sign) está em excesso, ou bem aplicado, quanto mais real ficar, melhor estará
a sign, você consegue perceber a diferença fácil entre essa sign: house (Profundidade EXCELENTE)
e essa: Sonic Confusion (BLUR EM EXCESSO)
Viu como ajuda? ;D


Se não está muito forte [5.2]

Como citado, a profundidade pode estar muito forte, tornando a sign artificial, e revise que o membro pode fazer o uso do sharpen
tool para dar uma melhor profundidade, e usar a criatividade, pois a maior parte do design é isso.


TIPOGRAFIA [6]

Talvez uma das partes mais criticadas em signs, por isso, aprenda criticar corretamente. ;D

Legibilidade [6.1]

Obviamente, veja se está legível, se o membro não cometeu erros de ortografia, entre outros. Veja também, em alguns casos, que o uso do
sub-texto não está muito legível, pois tem gente que acha que o sub texto pode ser só pra enfeite, mas você pode transmitir uma mensagem
muito boa, quando ocorrer o bom uso dele. ;D


Interação com a sign [6.2]

Veja se o texto está blendando com a sign, e se o contexto tem a ver, por exemplo, o texto "PALMEIRAS" numa sign do corinthians não tem
muito a ver. Na maior parte das vezes, IGNORE alguma tag que o membro colocou na sign, por exemplo o nome dele, para evitar RIP,
ficar criticando ele por isso não é certo.


Fonte usada [6.3]

Veja se foi uma fonte agradável, não algo muito cheio de frescura, muito costumizado e cheio de efeitos, afinal, texto é feito pra ser lido,
não pra ser todo decorado e frescurento.


HARMONIA [7]

A harmonia conta muito na parte de avaliar uma sign, é muito bom o membro estar ciente da harmonia presente da sign, afinal,
uma sign sem harmonia perde os créditos.


Cores [7.1]

Existe uma "roleta" de cores que combinam, vou postar ela aqui, poderá ser muito útil para todos:
Conceitos para uma boa avaliação Catsrkr
A Harmonia de cores funciona do seguinte jeito:
Conceitos para uma boa avaliação Cat1s

Flow [7.2]

Flow é a direção que a sign toma, principalmente se existe ação nela, perceba se os brushes ou C4Ds foram aplicados nesse sentido,
pois é essencial um flow bem aplicado. ;D


Interação [7.3]


Veja se a render/Stock combina com os efeitos aplicados, porque a interação é uma união de tudo, cores, efeitos, C4Ds, etc. Veja se
está tudo combinando, pois se não estiver, o trabalho não fica legal. ;D

TRATAMENTO [8]

Geralmente parte final de uma sign, mas não é porque tá em última que não é importante. ;D

Gradients [8.1]


Gradients ressaltam e modificam as cores da sign. Você pode perceber uma usagem muito forte dele se olhar atentamente, veja se as cores não
ficaram muito fortes, se está algo bem natural, e real ;D

Photo filters/ Variations [8.2]

Dão uma cor singular na sign. São usadas em signs monocolores, ou pra dar efeitos de baixo d'água, ou para ressaltar a predominância
de cores em uma, veja se não está em excesso, porque se estiver, estraga a sign. ;D

Topaz [8.3]

É muito útil, apesar de ser um plug-in a parte, que pode ser instalado se quiser, não faz parte do photoshop. É muito bom, mas depende
muito do gosto de cada um, eu gosto de bastante, já tem gente que não, é algo bem variável, tome cuidado com isso.

Sharpen [8.3]


Sharpen é a minha parte favorita do trabalho. Eu acho essencial um bom sharpen no final, mas cada um tem seu jeito de aplicá-lo.
Tem gente que faz muito, tem gente que deixa sem, tem gente até que faz um localizado, preste atenção nesse ponto, pois ninguém gosta
de uma sign over-sharpen, ou meio blurada.

RENDER/STOCK [9]

A Parte mais importante da sign, é nela que você vai se basear para fazer todo o resto, então, extrema atenção nessa parte.

Escolha da render [9.1]

De extrema importância, cuidado com renders mal cortadas, ou muito pequenas, se não conseguir disfarçar muito isso, você pode pegar no pé
do membro avaliado, as melhores renders podem estar no planetrender.com ou em animerenders.com


Escolha o stock [9.2]

Veja a stock original, se ela já estiver cheia de efeitos, que dizer que o membro não fez muita coisa, por isso, aconselhe ele a buscar
algo mais simples, para ele aplicar os efeitos, isso é essencial. ;D

EXTRA [10]

Fazendo comentários construtivos [10.1]

Sempre faça coisas construtivas, pode citar até os pontos ruinis da sign, mas sempre lembre de falar o que pode melhorar, afinal, se
você faz muitos comentários ruins, e nada de bom, o que está errado é você, e não a sign do membro.


Não desrespeitando o membro [10.2]

Procure sempre respeitar o membro, e lembre-se que tem crianças vendo esse fórum, palavras de baixo-calão como xingamentos ou ironias
podem não ser toleradas, e o único prejudicado será você.


Postando a stock para melhor avaliação [10.3]

Sempre procure postar a stock, ou pedir para o membro fazer isso, afinal, não dá pra avaliar direito se você não sabe o arquivo de origem,
ajuda muito mesmo. ;D


Créditos:
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Última edição por Storm™ em Dom 29 Jul 2012, 13:27, editado 3 vez(es)
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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por Blizzard Dom 29 Jul 2012, 12:37

Não vou ler tudo não,e você acabou de me deixar sem vontade nenhuma de ser Designer,enfim...

+1 Crédito.
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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por Guiizinhu Dom 29 Jul 2012, 13:20

Ja tinha visto esse tutorial a décadas, se não me engano foi na WebCheats, Créditos a:

RenatooO999
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Enfim vai ajudar muita gente.
Guiizinhu
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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por Storm™ Dom 29 Jul 2012, 13:26

OFF ~ Vlw Gui e que de onde eu pegei nao tinha os credito Very Happy
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http://senningames.com

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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por Majin Qui 29 Nov 2012, 16:20

Mt bom Storm #foda como sempre
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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por Fantasy Qui 29 Nov 2012, 16:53

+1'
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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

Mensagem por LegendaryAngel Qui 29 Nov 2012, 16:55

HeHe mto bom tava precizando :@ ,+1 Credito
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Conceitos para uma boa avaliação Empty Re: Conceitos para uma boa avaliação

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