[FAQ] Criando o Seu Jogo
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alenzinho
matheuscs
Lord Pegason
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[FAQ] Criando o Seu Jogo
Nesse FAQ irei dar o meu ponto de vista em relação a criação de jogos.
Fiz isso pois vejo muitos projetos sem sentido, outros não. Muita mesmice, falta de criatividade, entre outros.
Começamos abaixo a nossa lista de perguntas e respostas sobre o assunto:
1 - Qual o pré-requisito para se fazer um jogo?
2 - Como iniciar um projeto?
3 - Onde conseguir conhecimento?
4 - Qual engine devo usar?
5 - Quanto tempo leva para se fazer um jogo?
6 - Não consigo fazer o que eu quero, e agora?
7 - Ninguém me ajuda. O que devo fazer?
8 - Em qual área maker devo atuar?
9 - O que eu faço quando não conseguir desenvolver?
10 - Não sei nada, e agora?
Termos:
Criar - Criar algo original não é copiar sistemas, mapas, utilizar gráficos RTP e se achar um desenvolvedor.
Desenvolver - Se refere a pensar numa ideia e criar a solução referente a ela, programando-a.
Bem gente, basicamente isso. Qualquer coisa estou a disposição.
Fiz isso pois vejo muitos projetos sem sentido, outros não. Muita mesmice, falta de criatividade, entre outros.
Começamos abaixo a nossa lista de perguntas e respostas sobre o assunto:
1 - Qual o pré-requisito para se fazer um jogo?
- Spoiler:
- Resposta: São necessárias algumas habilidades específicas. Como por exemplo:
- Boa gramática e coerência. Imagina você vender um produto e sequer saber o B-A-B-Á na escola ? Portanto não sabe escrever, vai estudar antes de pensar em criar um jogo.
- Originalidade. De nada adianta criar a mesma coisa de diversos jogos.
- Conhecimento. Ninguém faz nada sem conhecimento. O conhecimento básico para se fazer um jogo se dá quando você sabe ao menos o mínimo entre "pensar e executar". Não conhece a ferramenta qual trabalha? Então nem comece, vá estudar.
- Ter uma Boa Equipe. Ninguém faz um jogo sozinho. Tire essa ideia da sua cabeça. Você se julga capaz de criar um jogo sozinho? Então seu jogo não fará sucesso em grande escala. Um jogo é composto por algumas etapas: Levantamento de ideias / Desenvolvimento / Execução / Administração do seu jogo. Não conheço ninguém que tenha feito um bom jogo sem uma equipe competente. A não ser que você queira fazer um jogo para divertir seus amigos....
- Persistência. Você vai enfrentar muitas barreiras. O que fazer? Procurar a solução. Seja com amigos, tutoriais, livros, vídeo-aulas. Nesse aspecto deve largar mão de ser chato, achar que as pessoas devem resolver sempre seus problemas, criar tópicos desnecessários. Fazendo isso você vai estar sendo chato e vai estar se enganando julgando ser capaz de desenvolver algo.
- Criatividade. Não se faz jogo apenas se baseando em jogos já criados. Deve se pensar em novas idéias, novos sistemas, novas quests, novos monstros e afins. Se você não é criativo seu projeto se encerra aqui. Como em outros jogos, será apenas mais um na imensidão.
- Cronograma. Isso é vital para qualquer projeto. Uma pessoa que não tem um cronograma já começa o projeto aos trancos e barrancos, ou seja, nunca vai saber qual será o próximo passo, o próximo desafio, ou o que fazer em determinadas circunstâncias. Portanto se programe.
2 - Como iniciar um projeto?
- Spoiler:
- Resposta: Nesta etapa inicial você deve ter em mente o tema referente ao seu jogo. Esse aspecto é importante, pois tenha em mente que se você for desenvolver algo que já EXISTE, você deverá ser o MELHOR e não apenas mais um no meio de todos os outros projetos. Isso se aplica em jogos baseados em animes,filmes, etc. Portanto, não se julga capaz de ser o melhor? Desenvolva um projeto original, idealizado todo por você, ou então não desenvolva nada.
3 - Onde conseguir conhecimento?
- Spoiler:
- Resposta: Você vive na época da internet, meu amigo. O google é uma ferramenta poderosa, basta pesquisar. Se todos fizessem isso garanto que 90% das perguntas seriam respondidas. Porém, existem outros meios: MMORPG, Touchdeathforum e outros portais/sites/fóruns sobre desenvolvimento.
4 - Qual engine devo usar?
- Spoiler:
- Resposta: Isso é um aspecto pessoal. Na minha opinião, prezo a confiabilidade da engine, ou seja, evito bugs e afins. Portanto confio mais em Eclipse Origins, do que em outras. Mas cada caso é um caso. Tem mais facilidade em engine A do que na B? Então escolha essa. Talvez facilite o seu trabalho.
5 - Quanto tempo leva para se fazer um jogo?
- Spoiler:
- Resposta: Depende da complexidade do seu projeto. Se você quer fazer algo com qualidade poderá demorar anos. Se você escolher por copiar todos os sistemas, tutoriais, ideias e afins, poderá levar alguns dias, mas isso não é garantia de sucesso, muito pelo contrário.
6 - Não consigo fazer o que eu quero, e agora?
- Spoiler:
- Resposta: Tente mais uma vez.
7 - Ninguém me ajuda. O que devo fazer?
- Spoiler:
- Resposta: Em primeiro lugar, ninguém é assalariado, portanto não existe obrigação de ninguém ajudar você. Então esqueça a ideia de que você só irá progredir se alguém ajudar você. Não existe ajuda maior do que o próprio conhecimento. Lógico que você poderá tentar às vezes perguntar algo a alguém, mas nem sempre isso será o melhor caminho.
8 - Em qual área maker devo atuar?
- Spoiler:
- Resposta: Na área que você tem maior facilidade. Logicamente com o tempo você poderá ter facilidade em mais de 1 área. Porém, sempre terá aquela que você fará algo melhor, de fato.
9 - O que eu faço quando não conseguir desenvolver?
- Spoiler:
- Resposta: Nessas horas você deve estudar. Minha sugestão é procurar códigos na internet para ter uma base. Ou seja.. não sabe sobre determinado código? tente colar ele no google. Talvez você encontre alguns sistemas que tem aquele código usado em alguma parte. Fazendo isso você poderá ter ideias do que se trata. Outra forma é source de alguns jogos já criados e estudá-los. Aos poucos você vai tendo mais conhecimento.
10 - Não sei nada, e agora?
- Spoiler:
- Resposta: Escolha entre: 1 - Desistir / 2 - Estudar / 3 - Trocar de área.
Termos:
Criar - Criar algo original não é copiar sistemas, mapas, utilizar gráficos RTP e se achar um desenvolvedor.
Desenvolver - Se refere a pensar numa ideia e criar a solução referente a ela, programando-a.
Bem gente, basicamente isso. Qualquer coisa estou a disposição.
Última edição por rodrigomarquesz em Seg 10 Dez 2012, 15:50, editado 3 vez(es)
Lord Pegason- Membro Sênior
- Mensagens : 300
Re: [FAQ] Criando o Seu Jogo
10>Resposta>2-Estudar >.< XD de sonhos nunca se desiste ;D
matheuscs- Novato
- Mensagens : 45
Re: [FAQ] Criando o Seu Jogo
Muito bom seu tutorial sei que tem muitos falando sobre isso.
alenzinho- Membro Veterano
- Mensagens : 893
Re: [FAQ] Criando o Seu Jogo
Ótimo tópico. É bom ler a realidade de como são as coisas, vai ajudar muita gente a tomar o caminho correto para criação de jogos.
jonny157- Membro Sênior
- Mensagens : 406
Re: [FAQ] Criando o Seu Jogo
Ótimo tópico.
Bem informativo, isso vai ajudar a novos Makers a descobrirem um pouco mais deste mundo tão imenso..
Bem informativo, isso vai ajudar a novos Makers a descobrirem um pouco mais deste mundo tão imenso..
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