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Eclipse Mega: Entendendo o Event System #2

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Eclipse Mega: Entendendo o Event System #2 Empty Eclipse Mega: Entendendo o Event System #2

Mensagem por Angel of Death Ter 14 maio 2013, 14:02

Entendendo o Event System #2
Neste tutorial falaremos sobre as funções e como fazer um pequeno sistema básico no event system como um opcional para o Sistema de Quest nativo desta engine e com mais interação entre o NPC e o Player.

Usando as funções
Existem ao todo 42 funções do event system, que podem ser combinadas entre si e controlam desde os players aos npcs e detalhes do mapa, são elas:

Funções

- Message - Controla o Chat

-Show Text : Npcs mostrando texto na caixa de fala
-Show Choises : Mostra escolhas possiveis para o player
-Add Chatbox Text : A fala do Evento aparece no Chat
-Show Chat Bubble: A fala do Evento aparece acima dele numa bolha de fala similar a de um player

-Event Progression - Switches e Variables

-Player Variable : Variavel do player, os eventos podem modificala
-Player Switch: Um tipo de variavel em que se usa verdadeiro ou falso, geralmente usado em requerimentos ou quests continuas por evento.
-Self Switch: Inúteis pois resetam quando o servidor se reiniciar.

-Flow Control- Controle do evento

-Conditional Branch: Uma condição para executar tal função do evento ou o próprio evento, posteriormente farei um tutorial explicando detalhadamente essa função
-Exit Event Process: Sair do Evento, inutil uma vez que se deixar um espaço em branco na proxima ação do evento ele acaba.
-Label: Usado para numerar as ações do evento.
-Goto Label: Usado para direcionar de uma ação para outra.

-Player Control - Controle dos players

-Change Items: Modifica os itens dos players
-Restore HP: Cura o HP do Player
-Restore MP: Cura o MP do player
-Level UP: Aumenta em um (1) level o player
-Change Level: Coloca o player no level que você definiu
-Change Skills: Modifica os poderes do player
-Change Class: Modifica a classe do player
-Change Sprite: Modifica a sprite do player
-Change Sex: Modifica o Sexo do player
-Change PK: Diz se o player é PK ou Não
-Give EXP: Adiciona XP para o player

-Movement- Movimentação

-Warp Player: Manda o player para determinado mapa
-Set Move Route: Cria uma rota de movimento para o evento
-Force Spawn NPC: Força o Spawn de um NPC no mapa

-Animation- Animação

-Play Animation : Mostra uma animação ou no player, ou em qualquer evento do mapa ou npc no mapa.

-Cut-scene Options- Opções de Cut-scene na tela

-Fade In: Efeito de Fade in na tela
-Fade Out: Efeito de Fade out na tela
-Flash White: Efeito Flash White (Muito parecido com clarão de raio) na tela

-Map Functions- Funções do Mapa

-Set Fog: Troca/Adiciona/Retira uma Fog no mapa
-Set Weather: Troca o clima do mapa
-Set Map Tinting: Toca a cor do mapa

-Music and Sound- Controla os Sons no mapa

-Play BGM: Toca som de fundo
-Fadeout BGM: Efeito de Fade Out no som de fundo
-Play Sound: Troca som definido
-Stop Sounds: Para os sons do mapa

-Etc...-

-Wait... : Esperar certo tempo para proxima ação
-Set Acess: Trocar o Acesso (GM, ADM, Etc...)
-Custom Script: Adicionar um script custom criado por você.

Sistema básico de quest

Crie um Evento e o nomeie de "Quest Angel of Death"
Crie um item e nomeie de Ferrão de Abelha e coloque para ser derrubado quando uma abelha é morta
Coloque o gráfico desejado clicando na parte esbranquissada onde está escrito Graphics
Crie um Player Switch e o nomeie de "Quest Angel of Death Completa"
Em conditions coloque o Player Switch
Código:

Quest Angel of Death Completa = False

Então começaremos a colocar as funções
Crie uma função Show Choices e adicione:
Prompt: Olá, você poderia pegar 5x Ferrão de Abelha para mim?
Choice 1 = Não
Choice 2 = Sim

O codigo deverá ficar assim:

Código:

@> Show Choices - Prompt: Olá, você poderia pe...
:When [Não]
@>
:When [Sim]
@>
:Branch End
@>

Clique duas vezes no "@>" em "When [Sim] e adicione:
Show Chatbox Text: Você aceitou a missão Matando abelhas, você deve matar 5 Abelhas e pegar seus ferrões.
Colour: Bright Cyan
Channel: Player


O código deverá ficar assim:
Código:

@> Show Choices - Prompt: Olá, você poderia pe...
:When [Não]
@>
:When [Sim]
@>Add Text- Você aceitou a missã... - Color Bright Cyan - Chat Player
:Branch End
@>

Terminamos a pequena parte dos textos, agora vamos à parte da função da quest.
Dê dois cliques em:
Código:

@>Show Coices - Prompt: Olá, você poderia pe...
E crie um Conditional Branch
Has Item: Ferrão de Abelha | 5

O código deverá ficar:

Código:

@>Conditional Branch: Player has Item [Gold] Amount [5]
@>
:Else
@>
:End Branch
@> Show Choices - Prompt: Olá, você poderia pe...
:When [Não]
@>
:When [Sim]
@>Add Text- Você aceitou a missã... - Color Bright Cyan - Chat Player
:Branch End
@>

Na primeira opção @> adicione:
Give EXP: 20
Change Items > Gold > Give> 5
Player Switch: Quest Angel of Death Completa = True

Agora clique duplo novamente em
Código:

@>Show Coices - Prompt: Olá, você poderia pe...
E adicione um label nomeado 1

Agora vá para o Conditional Branch em
Código:

:Else
@>
Adicione:
Goto Label > Label Name: 1


Pronto, você terminou a sua quest no event system. O próximo tutorial será como usar apropriadamente o Conditional Branch, obrigado.
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