MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!
MMORPG Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula Roteiros (4)

4 participantes

Ir para baixo

Aula Roteiros (4) Empty Aula Roteiros (4)

Mensagem por Rio Absolut Dom 17 Out 2010, 01:04

Continuando as dicas sobre como escrever um roteiro, hoje vou falar sobre a Confrontação, o próximo item do roteiro de um jogo, que se encontra colocado logo depois do tema. A Confrontação é a descrição do problema que o personagem “encara”, ou seja, a ação que ocorre no “mundo do jogo” para que o personagem saia da inércia e vá realizar a sua missão.

É aqui que você vai descrever o encontro do seu personagem vai com o antagonista (seja ele vários soldados de um Réptil Gigante, ou uma montanha) e também as soluções possíveis para a restauração do equilíbrio que foi perturbado pela existência (ou ação) do antagonista.

Uma parte muito importante da Confrontação são as decisões. É Confrontação que vão ser colocadas às decisões que um jogador vai poder tomar quando se encontra com o problema. Essas decisões podem ser somente duas (pular o buraco, ou cair nele) ou múltiplas decisões (no caso de um RPG que o personagem tem vinte caminhos diferentes para tomar). Essa é uma das principais diferenças entre Roteiro de Jogos e um Roteiro de Cinema, pois no cinema o personagem só tem um caminho a seguir e o roteiro é linear, sem variações. Mas nos jogos acontece o que é chamado de Multiformidade, ou seja, uma única narrativa (encanador salvando a princesa) com várias versões (cair no buraco e morrer e pular o buraco e continuar o jogo).

E para não perder o costume, vai aqui um exemplo de confrontação:

Confrontação – Super Mario Bros – A princesa do reino dos cogumelos é seqüestrada pelo ser chamado Browser que a leva para os cantos mais distantes do reino e coloca vários obstáculos no caminho, para que o seu “guardião” não consiga salva-lá. Durante a resolução do problema “seqüestro da princesa”, o guardião vai ter que superar os obstáculos (buracos no chão) e os inimigos, que podem eliminar o guardião se ele não for cuidado ao tomar as escolhas corretas.

Novamente esse é um exemplo bem simples, somente para dar uma idéia de como se pode tentar escrever a confrontação. Depois que terminar todas as partes desse tutorial, vou disponibilizar um tutorial de um jogo para servir de consulta para vocês.

Como sempre, qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só deixar um comentário.
Rio Absolut
Rio Absolut
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 655

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Roteiros (4) Empty Re: Aula Roteiros (4)

Mensagem por V-Force Dom 17 Out 2010, 18:13

Up +1 de cred
V-Force
V-Force
Administrador V-Force
Administrador V-Force

Mensagens : 933

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Roteiros (4) Empty Re: Aula Roteiros (4)

Mensagem por samuel250 Qua 22 Ago 2012, 05:06

obrigado
samuel250
samuel250
Membro
Membro

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Roteiros (4) Empty Re: Aula Roteiros (4)

Mensagem por Raiden Qua 22 Ago 2012, 07:24

releia as regras, tópico bloqueado.
Raiden
Raiden
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 906

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Roteiros (4) Empty Re: Aula Roteiros (4)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos