Design e Multimídia
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Storm™
BielCations
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Design e Multimídia
Introdução.
Pessoas, precisamos compartilhar o que sabemos e eu só sei um pouco de Design(sou estudante ainda) e Multimídia que são fatores decisivos hoje nos jogos, por mais que não sejam a essência, eles dão à seus sistemas, códigos e seu jogo um melhor fluxo de interação com o jogador. Enfim, galera espero que aprendam com essas aulas sobre Design e Multimídia. Não vou querer que todos aqui sejam designers, mas quero compartilhar informações úteis a todos, Conforme eu atualizar o tópico a aula vai se completando (:
Biografia do Professor
Galera, vou falar o que eu fiz até hoje pra chegar aonde estou no quesito Design, pode parecer Óbvio mas meu nome é Gabriel UASHUAHS, Tenho 17 Anos sou certificado pelo Centro Universitário de Belas Artes em Illustrator,Photoshop(Avançado) e InDesign também tenho o curso de Corel Draw X5 e Desenho Técnico no Senac, Sou estudante de Desenho Industrial com Habilitação em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac (Sou Bolsista Integral), Sou calouro, Primeiro Semestre ainda ^~^. E quero ajudar essa comunidade, compartilhar meu conhecimento (pouco que ele é).
Lição 1: Mas porquê Design?
Introdução
Olha não quero ser chato nem cansativo ao dizer isso, por mais clichê que isso pareça o Design está em tudo, ele é a forma das coisas(meio, interface, objeto) que interagem com o Homem. Tornar essa interação mais fácil e mais agradável, é dever do Designer(Profissional).
Lição 2:Como Aplicar Design?
Introdução
Não quero saber se usa o Photoshop o Gimp ou o Paint, ou mesmo que você edite diretamente no VB, o que importa de verdade é o quão agradável fica a interação entre o player e o jogo, Ou por Acaso, a Gui dos jogos de Gba eram feitos no photoshop? seja em vetores, imagens ou bitmaps o que importa é isso.
Design na Game User Interface
Passo Um: Forma
Para provar aos Designers que tudo é possível, vou fazer uma interface (GUI) no paint (: vamos lá, como a forma das telas e dos botões podem dar ao jogador um ambiente mais agradável? Layout! sim layout minha gente, é a organização visual dos elementos contidos na minha interface. vamos lá vou começar fazendo um layout simples com retangulos de bordas arredondadas, e sim está muito feio, você pode fazer isso no lápis, no word, no paint, sei lá. Lembrando que se tiver no lápis ou no photoshop uma coisa que ajuda muito são as réguas (:(Isso não é um tutorial faça uma GUI)
Passo Dois:Cor
As cores ajudam Muito! não vou explicar a física das cores, mas existe um certa harmonia entre elas, que você deve usar em seu favor. eu vou usar a cor da neutralidade e sobriedade(cinza) junto com a cor da ousadi(laranja) (Ui, ele é ousado) HAUSUHASUHSA. Enfim, aí vamos nós, colocarmos cor sem contorno por enquanto eu mudei o Layout um pouco, porque achei mais interessante ter a vida e status em cima do personagem :S (aqui eu já mudei pro meu programa de preferência)
Passo Três: Efeitos
Eu vou usar o photoshop e vou adicionar gradientes e contornos e algumas texturas em overlay algo bem simples só pra mostrar mesmo, algumas das infinitas possibilidades.
Veja o resultado:
Não gostei muito do resultado, mas esse pensamento, de tornar as coisas pro usuário mais familiares é ótimo, porque ele se indetifica com aquilo.
Finalização:Programação
Agora, temos que colocar tudo o que aprendemos em códigos, isso é mais complicado, principalmente pra min, mas vamos lá, agora que já temos a base da gui tudo fica mais fácil. Agora você finaliza com os sistemase talz.
Importante: Este é UM MÉTODO, que eu usei, claro se você é programador vai começar pela organização no VB, mas a interface visual do vb está obsoleta, você vai precisar usar imagens em botões e caixas, para tornar o visual mais agradável.
Se você não sabe nada de programação e só meche no visual, assim como eu e tem uma engine que já possui as camadas dos botões e backgrounds separados, o recomendável é você começar por aí, edite as camadas.
(Este método limita muito as GUI's e a criatividade do usuário)
Pessoas, precisamos compartilhar o que sabemos e eu só sei um pouco de Design(sou estudante ainda) e Multimídia que são fatores decisivos hoje nos jogos, por mais que não sejam a essência, eles dão à seus sistemas, códigos e seu jogo um melhor fluxo de interação com o jogador. Enfim, galera espero que aprendam com essas aulas sobre Design e Multimídia. Não vou querer que todos aqui sejam designers, mas quero compartilhar informações úteis a todos, Conforme eu atualizar o tópico a aula vai se completando (:
Biografia do Professor
Galera, vou falar o que eu fiz até hoje pra chegar aonde estou no quesito Design, pode parecer Óbvio mas meu nome é Gabriel UASHUAHS, Tenho 17 Anos sou certificado pelo Centro Universitário de Belas Artes em Illustrator,Photoshop(Avançado) e InDesign também tenho o curso de Corel Draw X5 e Desenho Técnico no Senac, Sou estudante de Desenho Industrial com Habilitação em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac (Sou Bolsista Integral), Sou calouro, Primeiro Semestre ainda ^~^. E quero ajudar essa comunidade, compartilhar meu conhecimento (pouco que ele é).
Lição 1: Mas porquê Design?
Introdução
Olha não quero ser chato nem cansativo ao dizer isso, por mais clichê que isso pareça o Design está em tudo, ele é a forma das coisas(meio, interface, objeto) que interagem com o Homem. Tornar essa interação mais fácil e mais agradável, é dever do Designer(Profissional).
Lição 2:Como Aplicar Design?
Introdução
Não quero saber se usa o Photoshop o Gimp ou o Paint, ou mesmo que você edite diretamente no VB, o que importa de verdade é o quão agradável fica a interação entre o player e o jogo, Ou por Acaso, a Gui dos jogos de Gba eram feitos no photoshop? seja em vetores, imagens ou bitmaps o que importa é isso.
Design na Game User Interface
Passo Um: Forma
Para provar aos Designers que tudo é possível, vou fazer uma interface (GUI) no paint (: vamos lá, como a forma das telas e dos botões podem dar ao jogador um ambiente mais agradável? Layout! sim layout minha gente, é a organização visual dos elementos contidos na minha interface. vamos lá vou começar fazendo um layout simples com retangulos de bordas arredondadas, e sim está muito feio, você pode fazer isso no lápis, no word, no paint, sei lá. Lembrando que se tiver no lápis ou no photoshop uma coisa que ajuda muito são as réguas (:(Isso não é um tutorial faça uma GUI)
Passo Dois:Cor
As cores ajudam Muito! não vou explicar a física das cores, mas existe um certa harmonia entre elas, que você deve usar em seu favor. eu vou usar a cor da neutralidade e sobriedade(cinza) junto com a cor da ousadi(laranja) (Ui, ele é ousado) HAUSUHASUHSA. Enfim, aí vamos nós, colocarmos cor sem contorno por enquanto eu mudei o Layout um pouco, porque achei mais interessante ter a vida e status em cima do personagem :S (aqui eu já mudei pro meu programa de preferência)
Passo Três: Efeitos
Eu vou usar o photoshop e vou adicionar gradientes e contornos e algumas texturas em overlay algo bem simples só pra mostrar mesmo, algumas das infinitas possibilidades.
Veja o resultado:
Não gostei muito do resultado, mas esse pensamento, de tornar as coisas pro usuário mais familiares é ótimo, porque ele se indetifica com aquilo.
Finalização:Programação
Agora, temos que colocar tudo o que aprendemos em códigos, isso é mais complicado, principalmente pra min, mas vamos lá, agora que já temos a base da gui tudo fica mais fácil. Agora você finaliza com os sistemase talz.
Importante: Este é UM MÉTODO, que eu usei, claro se você é programador vai começar pela organização no VB, mas a interface visual do vb está obsoleta, você vai precisar usar imagens em botões e caixas, para tornar o visual mais agradável.
Se você não sabe nada de programação e só meche no visual, assim como eu e tem uma engine que já possui as camadas dos botões e backgrounds separados, o recomendável é você começar por aí, edite as camadas.
(Este método limita muito as GUI's e a criatividade do usuário)
Última edição por bielcations em Sex 16 Mar 2012, 19:11, editado 3 vez(es)
Re: Design e Multimídia
sim muito bom mesmo merece 1 cred ^^
Darkpeople196- Membro Vitalicio
- Mensagens : 612
Re: Design e Multimídia
Como esperado da Miss MMORPG BR =D
Muito bom irmão! Espero mais tutoriais como esses... u.u
Abraços!
Muito bom irmão! Espero mais tutoriais como esses... u.u
Abraços!
Guardian- Membro de Honra
- Mensagens : 781
Re: Design e Multimídia
bielcations escreveu:HAUHUAUHAUAHU. Claro guardian, espero os seus tutos aqui tbm rapazinho '-'
Esqueci de por no post acima... Depois ensina a fazer ou a por Texturas com Gradient. Porque você disse ai, mas são poucos tutoriais sobre esse assunto...
Da umas dicas e talz...
@Off : Meus tutoriais ? De que ? De programação ? kkkk'
Guardian- Membro de Honra
- Mensagens : 781
Re: Design e Multimídia
Você Faz Sprites , se fizer podemos fechar negocios .
- SpeedY -- Membro Junior
- Mensagens : 81
Re: Design e Multimídia
ah mano, demoro muito pra fazer, não tenho prática, a aranha da minha foto de profile foi pixel art que eu fiz, e o icone de personagem da Gui tbm fui eu que modifiquei o sprite do RPGMVX pra virar o Aang do avatar
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