Como ser um bom programador?
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Uchiha_Dhenner
jpkadilo
MrMota
RichieSambora
8 participantes
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Como ser um bom programador?
Eu pretendi fazer faculdade de programação pois acho mt legal esses sistemas que vcs criam assim do nada, Sell Item, Quest...
E um dia quero fazer sistemas como esses, vcs programadores , podem me dar umas dicas? tipo dizer quanto tempo vcs levaram pra criar um bom sistema, o que fizeram e tals, pq pegar de tutorial é um saco, além de demorar as vezes da erro pra compilar e quebro a cabeça pra tentar consertar e nao consigo, pq entendo praticamente nada de programação...abraços o/
E um dia quero fazer sistemas como esses, vcs programadores , podem me dar umas dicas? tipo dizer quanto tempo vcs levaram pra criar um bom sistema, o que fizeram e tals, pq pegar de tutorial é um saco, além de demorar as vezes da erro pra compilar e quebro a cabeça pra tentar consertar e nao consigo, pq entendo praticamente nada de programação...abraços o/
RichieSambora- Membro
- Mensagens : 141
Re: Como ser um bom programador?
Quanto tempo leva cara, é diferente para todos.
O que você pode fazer é simplesmente estudar os códigos das engines e como fazer a estrutura de um código.
Tutoriais já prontos são bons justamente por isso e por disponibilizar um sistema que você provavelmente gostará.
Você quer programar algo? Então, para programar você precisará usar a lógica.
Ex.:
Passando para código:
Como você pôde ver, você precisará aprender inglês. Pelo menos saber traduzir o que significa cada código.
Nesse spoiler, colei um arquivo que tenho aqui com todos os códigos de sadscript, que se parecem muito com os do Visual Basic 6 do EO, EE, ED. Salve no seu PC em um arquivo *.txt e estude-o. Eu comecei assim.
Espero que eu tenha sido útil em algo.
Abraços!
O que você pode fazer é simplesmente estudar os códigos das engines e como fazer a estrutura de um código.
Tutoriais já prontos são bons justamente por isso e por disponibilizar um sistema que você provavelmente gostará.
Você quer programar algo? Então, para programar você precisará usar a lógica.
Ex.:
- Código:
Ao clicar em tal imagem então
Se tal janela não estiver visível então
vai mostrar tal janela
se ela já estiver sendo mostrada
vai fazer ela desaparecer
Terminar condição
Terminar ação
Passando para código:
- Código:
Sub talImagem_Click()
If talJanela.Visible = False Then
picMenuBox.Visible = True
Else
talJanela.Visible = False
End If
End Sub
Como você pôde ver, você precisará aprender inglês. Pelo menos saber traduzir o que significa cada código.
Nesse spoiler, colei um arquivo que tenho aqui com todos os códigos de sadscript, que se parecem muito com os do Visual Basic 6 do EO, EE, ED. Salve no seu PC em um arquivo *.txt e estude-o. Eu comecei assim.
- Spoiler:
Note: Call must be placed in front of all Subs being called. Ex: Call GlobalMsg(Msg, Color). For functions, the call is not required.
-=Scripted Subs=-
Sub CastSpell(Index, TargetType, Target, SpellNum)
Sub CheckUseItem(Index, InvNum)
Sub Commands(Index)
Sub DeleteChar(Index)
Sub DeleteAccount(Index)
Sub DropWornEquip(Index)
Sub FixItem(Index, N, ItemNum, DurNeeded, ItemType)
Sub JoinGame(Index)
Sub JoinMap(Index, MapNum)
Sub LeaveMap(Index, MapNum)
Sub LeftGame(Index)
Sub NpcAttackPlayer(Victim, MapNpcNum, Damage)
Sub NpcDeath(Attacker, NPCNum, MapNum, NPCNumOnMap)
Sub OnDeath(Index, Attacker)
Sub OnLevelUp(Index)
Sub OnScriptedTile(Index, Movement)
Sub PlayerAttack(Attacker, Victim, Damage, SpellNum)
Sub PlayerAttackNpc(Attacker, MapNpcNum, Damage, SpellNum)
Sub PlayerMapGetItem(Index, ItemNum)
Sub UseItem(Index, ItemNum, ItemType, SlotNum)
Sub UseStatPoint(Index, PointType)
Sub Quest(Index, QuestNum)
Sub ScriptReload()
Sub ServerHour()
Sub ServerMinute()
Sub ServerSecond()
Sub ServerStarted()
Sub Unequip(Index, ItemNum)
-=Scripted Functions=-
Function CanPlayerCriticalHit(Index)
Function GetPlayerDamage(Index)
-=Callable Functions=-
FindPlayer(Name) -> Returns index
GetTotalAliveNpcs(MapNum)
GetTotalMapPlayers(MapNum)
GetTotalPlayers()
GetClassDEF(ClassNum)
GetClassMagi(ClassNum)
GetClassMaxHP(ClassNum)
GetClassMaxMP(ClassNum)
GetClassMaxSP(ClassNum)
GetClassName(ClassNum)
GetClassSpeed(ClassNum)
GetClassSTR(ClassNum)
GetMapMoral(MapNum)
GetMapName(MapNum)
GetMapNpcHP(MapNum, MapNpcNum)
GetNpcExp(NpcNum)
GetNpcLevel(NpcNum)
GetNpcName(NpcNum)
GetNpcNumber(MapNum, MapNPCNum)
GetNpcSay(NpcNum)
GetNpcTarget(MapNum, MapNpcNum)
GetNpcX(MapNum, MapNpcNum)
GetNpcY(MapNum, MapNpcNum)
GetItemAddExp(ItemNum)
GetItemAttackSound(ItemNum)
GetItemCriticalSound(ItemNum)
GetItemData1(ItemNum)
GetItemData2(ItemNum)
GetItemData3(ItemNum)
GetItemMaxDamage(ItemNum)
GetItemName(ItemNum)
GetItemType(ItemNum)
GetPlayerAccess(Index)
GetPlayerAccessorySlotOne(index)
GetPlayerAccessorySlotTwo(index)
GetPlayerAccessName(Index)
GetPlayerArmorSlot(Index)
GetPlayerArmorSlotDur(Index)
GetPlayerBankItemDur(Index, BankSlot)
GetPlayerBankItemNum(Index, BankSlot)
GetPlayerBankItemValue(Index, BankSlot)
GetPlayerBurn(Index)
GetPlayerChar(Index)
GetPlayerClassID(Index)
GetPlayerDEF(Index)
GetPlayerDir(Index)
GetPlayerDirection(Index)
GetPlayerEmail(Index)
GetPlayerExp(Index)
GetPlayerExperience(Index)
GetPlayerGender(Index)
GetPlayerGuild(Index)
GetPlayerGuildAccess(Index)
GetPlayerGuildAcronym(Index)
GetPlayerHelmetSlot(Index)
GetPlayerHelmetSlotDur(Index)
GetPlayerHP(Index)
GetPlayerInvItemDur(Index, InvSlot)
GetPlayerInvItemNum(Index, InvSlot)
GetPlayerInvItemValue(Index, InvSlot)
GetPlayerIP(Index)
GetPlayerLevel(Index)
GetPlayerLogin(Index)
GetPlayerMAGI(Index)
GetPlayerMap(Index)
GetPlayerMaxHP(Index)
GetPlayerMaxMP(Index)
GetPlayerMaxSP(Index)
GetPlayerMP(Index)
GetPlayerName(Index)
GetPlayerNextLevel(Index)
GetPlayerPartyPlayer(Index)
GetPlayerPassword(Index)
GetPlayerPK(Index)
GetPlayerPOINTS(Index)
GetPlayerPoison(Index)
GetPlayerQuest(Index, QuestNum)
GetPlayerSerial(Index)
GetPlayerShieldSlot(Index)
GetPlayerShieldSlotDur(Index)
GetPlayerSP(Index)
GetPlayerSPEED(Index)
GetPlayerSpell(Index, SpellSlot)
GetPlayerSprite(Index)
GetPlayerSTR(Index)
GetPlayerTarget(Index)
GetPlayerTargetType(Index)
GetPlayerTempSprite(Index)
GetPlayerWeaponSlot(Index)
GetPlayerWeaponSlotDur(Index)
GetPlayerX(Index)
GetPlayerY(Index)
GetQuestName(QuestNum)
GetServerMaxLevel
GetServerName
GetServerTime
GetServerWeather
GetSpellType(SpellNum)
GetSpellData1(SpellNum)
GetTileAttribute(MapNum, X, Y)
GetTileAttribute2(MapNum, X, Y)
GetTileData1(MapNum, X, Y)
GetTileData2(MapNum, X, Y)
GetTileData3(MapNum, X, Y)
GetTileData4(MapNum, X, Y)
GetTileData5(MapNum, X, Y)
GetTileData6(MapNum, X, Y)
GetVar(File, Header, Var)
HasItem(Index, ItemNum)
HasSpell(Index, SpellNum)
IsPlayerInParty(Index)
IsPlaying(Index)
QuestOnlyOnce(QuestNum)
Rand(High, Low)
Sleep(Milliseconds)
GetPlayerMutation(Index)
ExistVar(File, Header, Var)
FindOpenMapItemSlot(MapNum, PK)
DirToX(X, Dir)
DirToY(Y, Dir)
FindOpenInvSlot(Index, ItemNum)
FindOpenBankSlot(Index, ItemNum)
GetAdminName(Index)
GetPlayerGuildAccessname(Index)
GetPlayerBonusDEF(Index)
GetPlayerBonusMagi(Index)
GetClassSprite(ClassNum)
GetPlayerBuffStr(Index)
GetPlayerBuffSpeed(Index)
GetSpellName(SpellNum)
GetItemMinDamage(ItemNum)
GetItemMaxDamage(ItemNum)
GetItemIsRepairable(itemNum)
GetNPCBehavior(NpcNum) <-- Is reported to not work. If anyone else can confirm this, let me know.
GetNpcColor(NpcNum)
GetNpcStr(NpcNum)
GetNpcDef(NpcNum)
GetNpcSprite(NpcNum)
GetPlayerBonusSpeed(Index)
GetPlayerBonusStr(Index)
GetMapUp(MapNum)
GetMapDown(MapNum)
GetMapLeft(MapNum)
GetMapRight(MapNum)
GetTileX(MapNum, X, Y, Layer)
GetTileY(MapNum, X, Y, Layer)
IsAlpha(Str)
GetNpcPoision(MapNum, MapNpcNum)
GetNpcBurn(MapNum, MapNpcNum)
-=Callable Subs=-
AddLog(Text, FileName)
AdminMessage(Msg, Color)
AdminMsg(Msg, Color)
AlertMessage(Index, Msg)
AlertMsg(Index, Msg)
ConvertToString(Input)
GiveItem(Index, ItemNum, ItemVal, ItemDur)
GlobalMessage(Msg, Color)
GlobalMsg(Msg, Color)
GuildMsg(Guild, Msg, Color)
GuildMsgBut(Index, Msg, Color)
MapMessage(Map, Msg, Color)
MapMsg(Map, Msg, Color)
PlayerMessage(Index, Msg, Color)
PlayerMsg(Index, Msg, Color)
PlayerWarp(Index, MapNum, X, Y)
PutVar(File, Header, Var, Value)
ReplaceItem(Index, Item, NewItem)
ReplaceSpell(Index, Spell, NewSpell)
RespawnMap(Map)
RespawnNpcs(Map)
SaveAllPlayersOnline
SendBook(Index, BookNum)
SendExp(Index)
SendInventory(Index)
SendInventoryUpdate(Index, InvNum)
SendPlayerData(Index)
SendSoundTo(Index, "soundname.wav")
SendSoundToMap(Map, "soundname.wav")
SendTimeToAll
SendStats(Index)
SendWeatherTo(Index)
SendWeatherToAll
SendWornEquipment(Index)
ServerShowQuests(Index)
SetPlayerWeaponSlotDur(Index, Durability)
SetPlayerArmorSlotDur(Index, Durability)
SetPlayerHelmetSlotDur(Index, Durability)
SetPlayerShieldSlotDur(Index, Durability)
SetMapNpcHP(MapNum, MapNPCNum, HP)
SetNpcTarget(MapNum, MapNpcNum, Target)
SetPlayerAccess(Index, Access)
SetPlayerArmorSlot(Index, ItemNum)
SetPlayerBankItemDur(Index, BankSlot, ItemDur)
SetPlayerBankItemNum(Index, BankSlot, ItemNum)
SetPlayerBankItemValue(Index, BankSlot, ItemValue)
SetPlayerBurn(Index, BurnSpell)
SetPlayerClass(Index, ClassNum)
SetPlayerDEF(Index, DEF)
SetPlayerDir(Index, lngDir)
SetPlayerEmail(Index, Email)
SetPlayerExp(Index, lngExp)
SetPlayerGender(Index, Gender)
SetPlayerGuild(Index, Guild)
SetPlayerGuildAccess(Index, GuildAccess)
SetPlayerGuildAcronym(Index, GuildAcronym)
SetPlayerHelmetSlot(Index, ItemNum)
SetPlayerHP(Index, HP)
SetPlayerInvItemDur(Index, InvSlot, ItemDur)
SetPlayerInvItemNum(Index, InvSlot, ItemNum)
SetPlayerInvItemValue(Index, InvSlot, ItemValue)
SetPlayerLevel(Index, Level)
SetPlayerMAGI(Index, Magi)
SetPlayerMap(Index, MapNum)
SetPlayerMP(Index, MP)
SetPlayerName(Index, strName)
SetPlayerPassword(Index, Password)
SetPlayerPK(Index, PK)
SetPlayerPOINTS(Index, POINTS)
SetPlayerPoison(Index, PoisonSpell)
SetPlayerQuest(Index, QuestNum, Status)
SetPlayerSerial(Index, Serial)
SetPlayerShieldSlot(Index, ItemNum)
SetPlayerSP(Index, SP)
SetPlayerSPEED(Index, Speed)
SetPlayerSpell(Index, SpellSlot, SpellNum)
SetPlayerSprite(Index, Sprite)
SetPlayerSTR(Index, STR)
SetPlayerTarget(Index, Target)
SetPlayerTargetType(Index, TargetType)
SetPlayerTempSprite(Index, Sprite)
SetPlayerWeaponSlot(Index, ItemNum)
SetPlayerX(Index, X)
SetPlayerY(Index, Y)
SetServerTime(Time)
SetServerWeather(Weather)
SetTile(Index, MapNum, MapX, MapY, Layer, Tile)
SpawnItem(ItemNum, ItemVal, MapNum, X, Y)
TakeItem(Index, ItemNum, ItemVal)
WarnMsg(Index, Message)
WarpPlayer(Index, MapNum, X, Y)
SetPlayerMutation(Index, Mutation)
SaveNpcs()
ShowDamage(Index, Damage)
HideFringe(Index, StartX, StartY, EndX, EndY)
SendDataToAll(Data)
SendDataTo(Index, Data)
SendDataToAllBut(Index, Data)
SendDataToMap(MapNum, Data)
SendDataToMapBut(Index, MapNum, Data)
ShowFringe(Index)
MapMsgBut(Index, MapNum, Msg, Color)
BanPlayer(BanPlayerIndex, BannedByIndex, Reason)
PrivateMsg(index, Msg, Color)
SendMapDone(Index)
HackingAttempt(Index, Reason)
SendPlayerAttackMessages(Attacker, Victim, Damage, n)
SendPlayerSpellMessages(Attacker, Victim, Damage, Spellnum,
UpdateTarget(Attacker, Index, Dead)
SpawnItemSlot(MapitemSlot, ItemNum, ItemVal, ItemDur, MapNum, X, Y)
OpenShop(Index)
SpawnMapItems(MapNum)
SpawnMapNpcs(MapNum)
SaveAllPlayersOnline()
SetPlayerBuffSTR(Index, BuffSTR)
SetPlayerBuffDef(Index, BuffDef)
SetPlayerBuffSpeed(index, BuffSpeed)
SetPlayerBuffMagi(Index, BuffMagi)
KillPlayer(Victim)
SendUpdateSpellTo(Index, SpellNum)
SetNpcPoison(MapNum, MapNpcNum, Poison)
SetNpcBurn(MapNum, MapNpcNum, Burn)
SetNpcExp(NpcNum, Exp)
SetPlayerStun(Victim, StunTime)
SendMessage(Index, Message1, (Optional) Message2, (Optional) Message3, (Optional) Message4)
OpenTrade(Index)
-=Item Types=-
NONE = 0
WEAPON = 1
ARMOR = 2
HELMET = 3
SHIELD = 4
POTIONADDHP = 5
POTIONADDMP = 6
POTIONADDSP = 7
POTIONSUBHP = 8
POTIONSUBMP = 9
POTIONSUBSP = 10
KEY = 11
CURRENCY = 12
SPELL = 13
BOOK = 17
-=Attribute Types (Map)=-
Block: 1
Direction Block: 15
Door: 2
Warp: 10
Item: 3
Npc Avoid: 4
Key: 5
Key Open: 6
Heal: 8
Damage: 7
Sign: 11
Shop: 13
Npc: 12
No Xing: 19
Walkthru: 20
Arena: 9
Roof: 21
-=Genders=-
0 = Male
1 = Female
-=Target Types=-
Player = 0
Npc = 1
Espero que eu tenha sido útil em algo.
Abraços!
MrMota- Membro Veterano
- Mensagens : 918
Re: Como ser um bom programador?
Olha cara uma boa dica pra quem ta começando é estuda logica de programação , pesquise na web algumas apostilas, depois se você pretende aprender VB, que é a linguagem mais usada nas engines de MMORPG, baixe um programa chamado Small Basic, ele é perfeito pra quem ta começando, junto com ele vem uma apostilinha basica, fora que você pode também colocar seu "software" online pra teste e download no site da Microsoft.
E é claro muita força de vontade e paciência, por que vida de programador é osso, mas vale apena.
E é claro muita força de vontade e paciência, por que vida de programador é osso, mas vale apena.
jpkadilo- Membro
- Mensagens : 167
Re: Como ser um bom programador?
MrMota, vlw tava precisando dessas parada de codigos
+1
+1
Uchiha_Dhenner- Novato
- Mensagens : 25
Re: Como ser um bom programador?
Cara tudo que você pra programar é Logica de programação
Va na web e procure por apostilas, depois que aprender logica amigo, ja era, programa em qualquer linguagem.. pois a logica é a mesma em todas as linguagens, o que muda são apenas os comandos e funções..
Eu estou no 3º Ano do Colégio Técnico em Programação visando DeskTop, mas o que eu aprendo é fazer aplicações, há cursos de colégios técnicos especificos para GAMES, se você se interessar, são geralmente 3 anos de curso..
Mas a 4 anos atras, eu aprendi a desenvolver estes "sistemas" que vc diz, para a engine EEB 2.6, apenas fuçando nos códigos e tentando entender o que cada um fazia.. não é nada dificil, basta apenas ter força de vontade.
Va na web e procure por apostilas, depois que aprender logica amigo, ja era, programa em qualquer linguagem.. pois a logica é a mesma em todas as linguagens, o que muda são apenas os comandos e funções..
Eu estou no 3º Ano do Colégio Técnico em Programação visando DeskTop, mas o que eu aprendo é fazer aplicações, há cursos de colégios técnicos especificos para GAMES, se você se interessar, são geralmente 3 anos de curso..
Mas a 4 anos atras, eu aprendi a desenvolver estes "sistemas" que vc diz, para a engine EEB 2.6, apenas fuçando nos códigos e tentando entender o que cada um fazia.. não é nada dificil, basta apenas ter força de vontade.
maykel- Membro
- Mensagens : 133
Re: Como ser um bom programador?
MrMota +1 pelos códigos que vc me mandou, vou começar a estudar aqui!
baixei uma apostila de Vb6, tem tudo bem detalhado pra quem quer começar cm eu...vou dar uma estudada aqui, e inclusive, o Del Piero tem uns tópicos interessantes na area de Programação(Aprendizagem) que por sinal é mt pouco visitada, eu recomendo!
maykel tbm vlw pela dica, mas acho que colegio tecnico especifico em games tenha só sem SP,RJ...
baixei uma apostila de Vb6, tem tudo bem detalhado pra quem quer começar cm eu...vou dar uma estudada aqui, e inclusive, o Del Piero tem uns tópicos interessantes na area de Programação(Aprendizagem) que por sinal é mt pouco visitada, eu recomendo!
maykel tbm vlw pela dica, mas acho que colegio tecnico especifico em games tenha só sem SP,RJ...
RichieSambora- Membro
- Mensagens : 141
Re: Como ser um bom programador?
aconselho a voçê ver umas video aula no youtube, eu aprendi assim '-'
Yan Roberto- Novato
- Mensagens : 27
Re: Como ser um bom programador?
Não sou um dos bom programadores daqui da MMO (quem me dera neah...)enfim...o primeiro código que eu estudei foi algo parecido com o MrMota,só que um pouco mais complexa...ela fazia com que ao clicar em uma label...um timer seria ativado e cada segundo que passa-se esse timer ia almentando o ki do personagem...até quando o ki ficava full ele atualizava a sprite do player pra uma animação por segundo de explosão de ki,mas antes disso salvava a sprite antiga do player pra depois recorre-la.
Enfim o código é muito grande e eu não o irei fazer aqui...Uma boa dica é estudar muito os tutoriais daqui da MMO.
Uma boa dica que faço até hoje e converter os códigos para um texto de lógica,do mesmo jeito que o MrMota fez isso me ajuda muito...mas pra isso você preciso saber ao pouco o minimo de inglês...enfim.
Se precisar de mais algo estamos ai.
Att
Enfim o código é muito grande e eu não o irei fazer aqui...Uma boa dica é estudar muito os tutoriais daqui da MMO.
Uma boa dica que faço até hoje e converter os códigos para um texto de lógica,do mesmo jeito que o MrMota fez isso me ajuda muito...mas pra isso você preciso saber ao pouco o minimo de inglês...enfim.
Se precisar de mais algo estamos ai.
Att
Ryukaza- Membro Junior
- Mensagens : 81
Re: Como ser um bom programador?
Ingles eu domino um pouco, consigo até conversar cm gente de outros países no DBZ Frances o/
RichieSambora- Membro
- Mensagens : 141
Re: Como ser um bom programador?
To fazendo um curso de programação e achei bem interessante a logica do Mota, em breve estarei apredendo codigos ^^ vlw ai
williamg12- Membro
- Mensagens : 143
Re: Como ser um bom programador?
Eu baixei uma apostila ensinando o basico do VB, fiz um cronometro só com codigos *-* breve postarei a apostila e os codigos
RichieSambora- Membro
- Mensagens : 141
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