Tutorial Mapper - Básico
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Storm™
RichieSambora
NeeTo
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Tutorial Mapper - Básico
Olá Mappers, hoje vou ensinar o básico da mapiação. Irei falar sobre Vegetação, Mapas Simétricos, Concordância e Repetimento de Tiles.
Os mapas de cima são os Mapas Simétricos, a forma errada. Agora os mapas a baixo que irei mostrar são os mapas 'não' simétricos, a forma certa:
Agora vocês já sabem o que é Simetria, e tomem sempre cuidado com isso. No começo será um pouco difícil para vocês acostumarem a fazer mapas 'não' simétricos, mas com o tempo vocês vai pegando o geito...
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O mapa de cima é o mapa sem vegetação, a forma errada. Agora o mapa a baixo que irei mostrar é o mapa com vegetação, a forma certa:
Tente sempre colocar gramas, arvores, flores em seus mapas para dar uma boa vegetação. A vegetação do mapa é depende do estilo de cada um de como fazer o seu mapa, existe pessoas que fazem uma vegetação bem exagerada mas acaba fazendo o mapa ficar legal, pois o estilo da minha vegetação não é muito exagerada. Tomem sempre muito cuidado com a vegetação, principalmente para não repetir as Tiles, sobre o repetimento das Tiles irei falar agora.
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O mapa de cima é o mapa com vegetação repetitiva, a forma errada. Agora o mapa a baixo que irei mostrar é o mapa com a vegetação 'não' repetitiva, a forma certa:
Eu sugesto a não colocarem + de 3 tiles de planta a mesma no mapa, para a vegetação não ficar repetitiva. Como vocês poderão ver eu também diferenciei no tipo da arvore, é sempre bom diferenciar no tipo da arvore, mas sempre toma cuidado para não colocar uma outra arvore de outro estilo de tile que não combina com as outras tiles demais do Mapa.
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Como você pode perceber, ali não éra possível ter um montanha atravessando o riu daquele geito, então coloquei uma ponte, existem muitos + outros casos de concordância, então sempre fique atento nisso.
Tutorial inteiramente feito por: NeeTo
1. Mapas Simétricos
Para quem não sabe o que é Mapas Simétricos, são mapas que tem muitas simetrias ou seja 'coisas retas' demais, incluindo: Montanhas, Cavernas, Gramas, Areias, Rios retos... Olhe o exemplo abaixo de alguns Mapas Simétricos:Mapa Simétrico
Mapa Simétrico
Os mapas de cima são os Mapas Simétricos, a forma errada. Agora os mapas a baixo que irei mostrar são os mapas 'não' simétricos, a forma certa:
Mapa não Simétrico
Mapa não Simetrico
Agora vocês já sabem o que é Simetria, e tomem sempre cuidado com isso. No começo será um pouco difícil para vocês acostumarem a fazer mapas 'não' simétricos, mas com o tempo vocês vai pegando o geito...
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2. Vegetação
Vegetação é uma coisa muito importante para os Mapas que contem Natureza, como os mapas de Florestas. Agora você irá aprender a não deixar seus mapas sem vegetação. Olhe um exemplo abaixo de um Mapa sem vegetação:O mapa de cima é o mapa sem vegetação, a forma errada. Agora o mapa a baixo que irei mostrar é o mapa com vegetação, a forma certa:
Tente sempre colocar gramas, arvores, flores em seus mapas para dar uma boa vegetação. A vegetação do mapa é depende do estilo de cada um de como fazer o seu mapa, existe pessoas que fazem uma vegetação bem exagerada mas acaba fazendo o mapa ficar legal, pois o estilo da minha vegetação não é muito exagerada. Tomem sempre muito cuidado com a vegetação, principalmente para não repetir as Tiles, sobre o repetimento das Tiles irei falar agora.
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3. Repetimento de Tiles
É bom sempre tomar cuidado para não repetir as Tiles várias vezes, para o mapa não ficar repetitivo, para você ter uma idéia de como fica diferente o mesmo mapa com a mesma montanha, as arvores no mesmo lugar, só mudando a vegetação como o mapa irá mudar bastante. Olhe um exemplo de um mapa com a vegetação repetitiva:O mapa de cima é o mapa com vegetação repetitiva, a forma errada. Agora o mapa a baixo que irei mostrar é o mapa com a vegetação 'não' repetitiva, a forma certa:
Eu sugesto a não colocarem + de 3 tiles de planta a mesma no mapa, para a vegetação não ficar repetitiva. Como vocês poderão ver eu também diferenciei no tipo da arvore, é sempre bom diferenciar no tipo da arvore, mas sempre toma cuidado para não colocar uma outra arvore de outro estilo de tile que não combina com as outras tiles demais do Mapa.
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4. Concordância
Concordância é para você tomar cuidados em fazer coisas erradas no Mapa como uma Cachoeira totalmente reta e a montanha ter curvas para frente. Uma montanha passando em cima de um riu e fazer em cima um caminho de passagem já que ali éra para ter uma ponte no lugar... Exemplo:Errado
Certo
Como você pode perceber, ali não éra possível ter um montanha atravessando o riu daquele geito, então coloquei uma ponte, existem muitos + outros casos de concordância, então sempre fique atento nisso.
Tutorial inteiramente feito por: NeeTo
Última edição por NeeTo em Seg 30 Jul 2012, 16:54, editado 1 vez(es)
NeeTo- Membro Veterano
- Mensagens : 782
Re: Tutorial Mapper - Básico
Ótimo cara, mt bom mesmo vai ajudar os novatos
twisterbk- Membro
- Mensagens : 173
Re: Tutorial Mapper - Básico
vai ajudar muita gente...
+ acho que se por um rio atravessando uma montanha de outro angulo usando os tiles certo é possível fazer...
+ acho que se por um rio atravessando uma montanha de outro angulo usando os tiles certo é possível fazer...
Rano- Membro Veterano
- Mensagens : 933
Re: Tutorial Mapper - Básico
Claro que não, a água iria bater na montanha e aquilo iria transbordar. Ao menos que tenha um buraco em baixo da montanha ou algo parecido, mas iria ficar meio estranho isso.
NeeTo- Membro Veterano
- Mensagens : 782
Re: Tutorial Mapper - Básico
NeeTo escreveu:Claro que não, a água iria bater na montanha e aquilo iria transbordar. Ao menos que tenha um buraco em baixo da montanha ou algo parecido, mas iria ficar meio estranho isso.
Justamente isso, um buraco como uma caverna ^^
Não ficaria estranho... é pq tu não consegui imaginar, vou tentar fazer um tileset e fazer um mapa pra te mandar e tu ver
Rano- Membro Veterano
- Mensagens : 933
Re: Tutorial Mapper - Básico
muito bom cara! me ajudo mt +1
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KooringaBanido- Mensagens : 1361
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