Aula Roteiros (1)
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Aula Roteiros (1)
Hoje vou começar a dar algumas dicas de como começar a escrever um roteiro. A primeira coisa a ser feita é escolher o tema do roteiro, por conseqüência, o tema do seu jogo.
Mas, o que é o Tema? A primeira coisa que temos que saber é: o Tema não é simplesmente o “assunto” do jogo, mas sim a visão que o autor do roteiro tem do tema. Por exemplo, o Tema do jogo Medal of Honor não é simplismente “Guerra”, mas sim a visão que o Steven Spielberg tinha da Segunda Guerra Mundial (Para saber a visão dele é só assistir o filme Resgate do Soldado Ryan). O Tema é uma coisa mais específica que um simples assunto, e por isso ele pode ser divido em três partes, o Início, o confronto e a Resolução.
O início é quando os personagens e a história são apresentados e se mostra qual o problema a ser resolvido por eles (sim, eles sempre tem um problema a resolver, falarei sobre isso em próximos posts), já o confronto é quando os personagens são levados a resolver o problema com as “ferramentas” disponibilizadas pela história e finalmente a resolução é quando se encontra a solução do problema e se restaura o equilíbrio. Para ficar mais claro vou colocar um exemplo de Tema para o jogo citado acima, o Medal of Honor (mais especificamente Medal of Honor: Frontline).
Tema – Medal of Honor: Frontline O jogo se passa inicialmente no Dia D (06/06/1944) e se estende por algumas semanas após esse evento. O personagem principal, o Sargento, é um dos soldados que está na primeira fase da invasão das praias da Normandia, sendo responsável por realizar várias missões a mando do seu Capitão. Ao passar do jogo, o Sargento se confronta com vários Soldados do Eixo no decurso de suas missões e a cada missão ele faz uma pequena parte do objetivo principal, que é firmar a posição dos Aliados na Europa Nazificada. Quando todas as missões forem realizadas o Sargento terá terminado a sua atuação na Guerra, fazendo um importante papel para a vitória dos Aliados.
Esse é um exemplo bem simples, com certeza o tema escrito para o jogo é muito maior e mais complexo. Espero que o exemplo tenha sido claro e qualquer dúvida é só deixar um comentário.
Até a próxima parte, quando vou continuar a dar as dicas para escrever um roteiro.
Mas, o que é o Tema? A primeira coisa que temos que saber é: o Tema não é simplesmente o “assunto” do jogo, mas sim a visão que o autor do roteiro tem do tema. Por exemplo, o Tema do jogo Medal of Honor não é simplismente “Guerra”, mas sim a visão que o Steven Spielberg tinha da Segunda Guerra Mundial (Para saber a visão dele é só assistir o filme Resgate do Soldado Ryan). O Tema é uma coisa mais específica que um simples assunto, e por isso ele pode ser divido em três partes, o Início, o confronto e a Resolução.
O início é quando os personagens e a história são apresentados e se mostra qual o problema a ser resolvido por eles (sim, eles sempre tem um problema a resolver, falarei sobre isso em próximos posts), já o confronto é quando os personagens são levados a resolver o problema com as “ferramentas” disponibilizadas pela história e finalmente a resolução é quando se encontra a solução do problema e se restaura o equilíbrio. Para ficar mais claro vou colocar um exemplo de Tema para o jogo citado acima, o Medal of Honor (mais especificamente Medal of Honor: Frontline).
Tema – Medal of Honor: Frontline O jogo se passa inicialmente no Dia D (06/06/1944) e se estende por algumas semanas após esse evento. O personagem principal, o Sargento, é um dos soldados que está na primeira fase da invasão das praias da Normandia, sendo responsável por realizar várias missões a mando do seu Capitão. Ao passar do jogo, o Sargento se confronta com vários Soldados do Eixo no decurso de suas missões e a cada missão ele faz uma pequena parte do objetivo principal, que é firmar a posição dos Aliados na Europa Nazificada. Quando todas as missões forem realizadas o Sargento terá terminado a sua atuação na Guerra, fazendo um importante papel para a vitória dos Aliados.
Esse é um exemplo bem simples, com certeza o tema escrito para o jogo é muito maior e mais complexo. Espero que o exemplo tenha sido claro e qualquer dúvida é só deixar um comentário.
Até a próxima parte, quando vou continuar a dar as dicas para escrever um roteiro.
Rio Absolut- Membro Vitalicio
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Re: Aula Roteiros (1)
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Raiden- Membro Veterano
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