[C#] Aprendendo a declarar
3 participantes
Página 1 de 1
[C#] Aprendendo a declarar
Nomeando uma variável
A documentação do Microsoft .Net Framework da as seguintes recomendações para a nomeação das variáveis:
- Evite usar underline;
- Não crie variáveis que apenas se diferenciem apenas pela sua forma. Exemplo: minhaVariavel e outra chamada MinhaVariavel;
- Procure iniciar o nome com uma letra minúscula;
- Evite usar todas as letras maiúsculas;
- Quando o nome tiver mais que uma palavra, a primeira letra de cada palavra após a primeira deve ser maiúscula (conhecido como notação camelCase);
- Não use notação Húngara.
Palavras reservadas
A linguagem C# reserva setenta e cinco palavras para seu próprio uso. Estas palavras são chamadas de palavras reservadas e cada uma tem um uso particular, palavras reservadas também não são permitidas como nome de variáveis. Segue uma lista que identifica todas estas palavras:
No painel de código do Visual Studio .NET as palavras reservadas são identificadas pela cor de letra azul.
Declarando variáveis
Antes de usar uma variável é necessário declará-la. Neste momento alucamos espaço para esta variável na memória e dizemos que tipo de dado pode ser armazenado nela. O tipo de dado indica qual o tamanho do espaço vai ser reservado para a variável.
O C# pode armazenar diferentes tipos de dados: como inteiros, números de ponto flutuante, textos e caracteres. Assim que declaramos uma variável precisamos identificar que tipo de dado ela armazenará.
Declaramos especificando o tipo de dado seguido do nome da variável como no exemplo:
- Código:
int contador;
Esse exemplo declara uma variável chamada contador do tipo integer. Ou seja ela deverá armazenar números inteiros, mais a frente estudaremos melhor o que armazenar em cada tipo de dado.
Podemos também declarar múltiplas variáveis de uma vez, fazemos isso da seguinte maneira:
- Código:
int contador, numeroCarro;
Estamos declarando nesse exemplo duas variáveis do tipo integer, uma chamada contador e a outra numeroCarro.
Atribuindo valor a variáveis
Depois de declarar sua variável você precisa atribuir um valor a ela. No C# você não pode usar uma variável antes de colocar um valor nela, isso gera um erro de compilação.
Exemplo de como atribuir um valor a uma variável:
- Código:
int numeroFuncionario;
numeroFuncionario = 23;
Primeiro nos declaramos nossa variável do tipo integer. Depois atribuímos o valor 23 a ela. Entendemos pelo sinal de igual como recebe. Assim numeroFuncionario recebe 23.
Podemos também atribuir um valor a variável quando a declaramos, dessa forma:
- Código:
int numeroFuncionario = 23;
Isso faz a mesma coisa que o exemplo anterior, só que tudo em uma linha.
Mais um exemplo:
- Código:
char letraInicial = ‘M’;
Tipos de variáveis
A seguinte tabela mostra os tipos do C# com sua referencia no Framework.
Os tipos da tabela abaixo são conhecidos como tipos internos ou Built-in.
Cada tipo no C# é um atalho para o tipo do Framework. Isso quer dizer que se declararmos a variável desta forma:
- Código:
string nome;
ou dessa forma
- Código:
System.String nome;
teremos o mesmo resultado. O atalho serve apenas para facilitar na hora de desenvolver a aplicação.
A seguinte tabela mostra os tipos de variáveis e os valores possíveis de se armazenar em cada uma delas.
Todos os tipos na tabela com exceção dos tipos object e string são conhecidos como tipos simples.
Para retornar o tipo de qualquer variável do C# você pode usar o método GetType(); Como no exemplo:
- Código:
Console.WriteLine(minhaVariavel.GetType());
Isso retornaria o tipo da variável minhaVariavel.
Para maiores informações sobre tipos de variáveis consulte a documentação do Visual Studio por “data types”.
Adicionando valor a uma variável :
É muito comum precisarmos adicionar ou subtrair valores de uma variável usando no calculo o valor que já esta armazenado na mesma.
O código seguinte declara uma variável do tipo integer chamada contador e armazena o valor 2 nesta variável, depois incrementa o valor 40:
- Código:
int contador;
contador = 2;
contador = contador + 40;
No final do código acima a variável contador tem qual valor?
A resposta é 42, claro, criamos a variável, adicionamos o valor 2 nela e após, pegamos o valor dela (que era 2) e adicionamos 40, e armazenamos o valor na mesma.
Preste atenção na seguinte linha de código:
- Código:
contador = contador + 40;
Perceba que para somar o valor a variável precisamos repetir o nome da variável.
Podemos fazer da seguinte forma também em C#:
- Código:
contador += 40;
Isso teria o mesmo resultado e é uma maneira mais elegante.
Você pode subtrair também valores, como o exemplo:
- Código:
contador -= 23;
Isso subtrairia 23 do valor da variável.
Na verdade você pode fazer isso com todos os operadores aritméticos, como multiplicação e divisão também.
Para saber mais você pode consultar a documentação do Visual Studio e procurar por “assignment”.
Ricardo- Mensagens : 1044
Re: [C#] Aprendendo a declarar
man eu sou facinado por programaçao tanto quanto designer e com isso nossa veio tou sem palavras levou meu credito
Re: [C#] Aprendendo a declarar
Mesmo eu já sabendo, vai ajudar quem quer se ingressar no C#, embora eu acho que o Java seria uma escolha melhor, pra quem quer sair do Visual Basic...
Sαkurαy- Membro Veterano
- Mensagens : 1386
Tópicos semelhantes
» [Ajuda] Erro ao Compilar Server ( Declarar Variável )
» Aprendendo a Configurar
» [EO] Aprendendo Magias por Level v1.0
» aprendendo magia por lv - resbak
» [ALL]Aprendendo Sadscript [APROVADO]
» Aprendendo a Configurar
» [EO] Aprendendo Magias por Level v1.0
» aprendendo magia por lv - resbak
» [ALL]Aprendendo Sadscript [APROVADO]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Dom 08 Abr 2018, 18:40 por JorgeZinhoo002
» Ojkjeeeee
Seg 10 Out 2016, 23:19 por Frozen
» Naruto Great Ninja Batle
Dom 09 Out 2016, 14:29 por GuiinhoLP
» Recrutamento de um Designer para jogo de CDZ.
Sex 23 Set 2016, 18:37 por newbie123
» Serviços de suporte maker( Programação , Design , PixelArt ) E Vendas de Jogos
Qui 22 Set 2016, 20:11 por Eduardo
» Serviços de suporte maker( Programação , Design , PixelArt ) E Vendas de Jogos
Qui 22 Set 2016, 20:11 por Eduardo
» Serviços de suporte maker( Programação , Design , PixelArt ) E Vendas de Jogos
Qui 22 Set 2016, 20:09 por Eduardo
» Projeto Dbz
Qua 31 Ago 2016, 23:46 por 157
» Avaliação - Sprites Naruto
Qua 31 Ago 2016, 17:09 por 157
» [Sprites] DBZ (Plix)
Qua 31 Ago 2016, 14:13 por 157
» Super Pack - Bleach V.2
Qua 31 Ago 2016, 13:02 por 157
» [PEDIDO][PROJETO][RECRUTAMENTO] DYNISTYGAMES
Ter 30 Ago 2016, 10:04 por 157
» [PEDIDO][PROJETO][RECRUTAMENTO] DYNISTYGAMES
Ter 30 Ago 2016, 10:03 por 157
» [PEDIDO][PROJETO][RECRUTAMENTO] DYNISTYGAMES
Ter 30 Ago 2016, 10:02 por 157
» [Pedido] Contador de resets na FrmMain
Sáb 13 Ago 2016, 17:45 por killers97
» [Recrutamento]
Qua 10 Ago 2016, 23:09 por Monsters
» Ajuda erro no Cliente e Servidor do EEB 2.6!
Qua 20 Jul 2016, 19:53 por Binholx
» Como criar tilesets para Eclipse Origins 3.0 (POKÉMON)
Qua 29 Jun 2016, 19:46 por Sir Aaron
» Recursos Pokemons
Qua 29 Jun 2016, 19:34 por Sir Aaron
» erro frm flash
Qua 25 maio 2016, 13:51 por vava123
» Pedido - Pack de star wars
Qui 19 maio 2016, 05:06 por edsonpet
» [Ajuda] Sobre como por o servidor on por ip fixo
Ter 17 maio 2016, 16:14 por vava123
» Illusion Dimension - O Misterio do ID: BETA TESTE ONLINE
Sex 06 maio 2016, 20:02 por LksFlorencio
» [NSME] Naruto Shinobi Maker Engine
Qua 23 Mar 2016, 15:11 por luana1457
» Script /base,/casa Igual DBZ Forces
Dom 21 Fev 2016, 07:34 por JorgeZinhoo002
» [Pedido]Colar Tsunade item sprite eclipse origin
Qui 21 Jan 2016, 07:38 por lawllietbr
» [Pedido] Elysium
Sáb 19 Dez 2015, 11:31 por luana1457
» Naruto - Recruta
Ter 15 Dez 2015, 18:40 por Uchiha ~
» [Avaliação] - Kirito from Sword Art Online; Red and Pikachu from Pokemon.
Qua 25 Nov 2015, 13:43 por Thanakii
» [Avaliação] - Kenpachi Zaraki from Bleach; Libra Shiryu From Saint Seiya.
Qua 25 Nov 2015, 12:55 por Thanakii
» Demonstração de Sprites (Á VENDA!)
Qua 25 Nov 2015, 12:40 por Thanakii
» [Sistema de Reset]Para Eclipse .
Ter 24 Nov 2015, 16:51 por VithorUchi
» Cada Guild Nascer em Certo Mapa
Qui 12 Nov 2015, 06:13 por fabiofeijó_HIT
» Dragon Ball z Fusion A Grande Volta
Qui 29 Out 2015, 15:17 por fabiofeijó_HIT
» Ajuda com Ip fixo
Seg 26 Out 2015, 16:07 por GalaxyHells15
» Como Fazer um GUI no Eclipse Origins
Dom 18 Out 2015, 22:10 por Jeanleee
» Shisui Susanoo
Dom 18 Out 2015, 20:23 por Jeanleee
» Fantasy Art Online
Dom 18 Out 2015, 16:41 por daviih123
» Ajuda !!
Seg 05 Out 2015, 12:13 por andersonzika
» como passar o usuário e senha para o MainMenu?
Seg 28 Set 2015, 22:03 por Bëzerk
» Ru time ero 13 Type mismatch
Seg 28 Set 2015, 09:08 por andredarle
» Jarvis 1.3 Download
Qua 23 Set 2015, 18:42 por soares125
» [Avaliação/Disponibilização]Árvore 64x64
Qua 23 Set 2015, 15:15 por Over~
» Mlk's Zikas Signatures
Ter 22 Set 2015, 21:15 por Aikawa Reborn'
» Pedido de Sistemas
Dom 20 Set 2015, 18:05 por cleyton_05
» [AjudaEEB]Gerador de EXP
Qua 16 Set 2015, 14:04 por Over~
» [Avaliar] Base, Humano e Goblin.
Seg 14 Set 2015, 22:51 por .iBlaz3.
» Fabrica do Tio Cronos!
Dom 13 Set 2015, 21:31 por [ADM]Cronos
» [PixelArt] Minion - Meu malvado favorito
Dom 13 Set 2015, 12:51 por [ADM]Cronos
» [Avaliar] Goku Dragon Ball Z
Qua 05 Ago 2015, 21:36 por Setrux