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Criando jogos em .NET - Calculando Sprites

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Mensagem por DragonicK Sex 23 Ago 2013, 00:09

Criando jogos em .NET - Calculando Sprites 20qw
Na imagem há 12 frames, divida o comprimento da imagem (Width) pelo número de frames X. E para Y, divida a altura da imagem (Height) pelo número de frames Y.

Logo: 384 / 12 = 32
Logo: 32 / 1 = 32

Cada frame X tem o comprimento de 32 enquanto Y de 32. Lembre-se, estamos apenas calculando o tamanho de cada frame, a imagem acima com a contagem do 0 não conta nessa etapa.

Agora que já sabemos como calcular e temos a quantidade de cada frame e suas proporções vamos voltar ao projeto.

Vamos adicionar constantes com os resultados que obtemos.

Criando jogos em .NET - Calculando Sprites Yacr

Agora compare com a imagem, olhe onde o personagem está de frente para nós, número 4. Então frente = 4.

SpriteComp, ou seja, Comprimento da Sprite.
SpriteAlt, ou seja, Altura da Sprite.

Pelo calculo obtemos Width 32 e Height 32.

Desenhando a sprite
Vamos alterar agora o evento do button1. 
Criando jogos em .NET - Calculando Sprites Eifp

O primeiro retangulo vermelho, é onde a sprite será desenhada.
0 = coordenada X
0 = coordenada Y
spriteComp = o comprimento
spriteAlt = a altura

Resumindo, a sprite será desenhada na coordenada x = 0 e y = 0 com seu tamanho de 32x32.

O segundo retangulo laranja, é de onde iremos obter as informações da imagem "personagem".
frente * spriteComp = coordenada  X ( 128 )
0 = coordenada Y
spriteComp = o comprimento
spriteAlt = a altura

Resumindo, pegaremos a imagem, a partir da coordenada x = 128 (pixel) até o 160. Mas porque até o 160? O spriteComp está definido como 32, então 128 + 32 = 160, pois só queremos pegar 1 frame. E a partir da coordenada 0 até o spriteAlt. 
Criando jogos em .NET - Calculando Sprites 8rus
GraphicsUnit.Pixel é a medida em pixel.

Espero que tenham entendido, sei que não está bom mas espero que entendam. Para mudar o personagem apenas troque o Frente 
para Direta, Esquerda ou Costas.

Download VS 2012 netframework 4.5 : Aula 2
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