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Tutorial Mapper - Básico

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Storm™
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Mensagem por NeeTo Seg 30 Jul 2012, 13:28

Olá Mappers, hoje vou ensinar o básico da mapiação. Irei falar sobre Vegetação, Mapas Simétricos, Concordância e Repetimento de Tiles.

1. Mapas Simétricos
Para quem não sabe o que é Mapas Simétricos, são mapas que tem muitas simetrias ou seja 'coisas retas' demais, incluindo: Montanhas, Cavernas, Gramas, Areias, Rios retos... Olhe o exemplo abaixo de alguns Mapas Simétricos:
Mapa Simétrico

Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=850&filename=mapasimtrico
Mapa Simétrico
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=594&filename=cavernasimetrica

Os mapas de cima são os Mapas Simétricos, a forma errada. Agora os mapas a baixo que irei mostrar são os mapas 'não' simétricos, a forma certa:
Mapa não Simétrico
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=515&filename=simtrico
Mapa não Simetrico
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=195&filename=caverna

Agora vocês já sabem o que é Simetria, e tomem sempre cuidado com isso. No começo será um pouco difícil para vocês acostumarem a fazer mapas 'não' simétricos, mas com o tempo vocês vai pegando o geito...
-
2. Vegetação
Vegetação é uma coisa muito importante para os Mapas que contem Natureza, como os mapas de Florestas. Agora você irá aprender a não deixar seus mapas sem vegetação. Olhe um exemplo abaixo de um Mapa sem vegetação:
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=717&filename=semvegetao

O mapa de cima é o mapa sem vegetação, a forma errada. Agora o mapa a baixo que irei mostrar é o mapa com vegetação, a forma certa:
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=684&filename=mapa03

Tente sempre colocar gramas, arvores, flores em seus mapas para dar uma boa vegetação. A vegetação do mapa é depende do estilo de cada um de como fazer o seu mapa, existe pessoas que fazem uma vegetação bem exagerada mas acaba fazendo o mapa ficar legal, pois o estilo da minha vegetação não é muito exagerada. Tomem sempre muito cuidado com a vegetação, principalmente para não repetir as Tiles, sobre o repetimento das Tiles irei falar agora.
-
3. Repetimento de Tiles
É bom sempre tomar cuidado para não repetir as Tiles várias vezes, para o mapa não ficar repetitivo, para você ter uma idéia de como fica diferente o mesmo mapa com a mesma montanha, as arvores no mesmo lugar, só mudando a vegetação como o mapa irá mudar bastante. Olhe um exemplo de um mapa com a vegetação repetitiva:
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=844&filename=vegetaorepetitiva

O mapa de cima é o mapa com vegetação repetitiva, a forma errada. Agora o mapa a baixo que irei mostrar é o mapa com a vegetação 'não' repetitiva, a forma certa:
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=835&filename=vegetaoa

Eu sugesto a não colocarem + de 3 tiles de planta a mesma no mapa, para a vegetação não ficar repetitiva. Como vocês poderão ver eu também diferenciei no tipo da arvore, é sempre bom diferenciar no tipo da arvore, mas sempre toma cuidado para não colocar uma outra arvore de outro estilo de tile que não combina com as outras tiles demais do Mapa.
-
4. Concordância
Concordância é para você tomar cuidados em fazer coisas erradas no Mapa como uma Cachoeira totalmente reta e a montanha ter curvas para frente. Uma montanha passando em cima de um riu e fazer em cima um caminho de passagem já que ali éra para ter uma ponte no lugar... Exemplo:
Errado
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=24&filename=ponteerrada
Certo
Tutorial Mapper - Básico Scaled.php?server=820&filename=pontev
Como você pode perceber, ali não éra possível ter um montanha atravessando o riu daquele geito, então coloquei uma ponte, existem muitos + outros casos de concordância, então sempre fique atento nisso.

Tutorial inteiramente feito por: NeeTo


Última edição por NeeTo em Seg 30 Jul 2012, 16:54, editado 1 vez(es)
NeeTo
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Mensagem por RichieSambora Seg 30 Jul 2012, 15:15

gostei da iniciativa cara, +1 cred!
RichieSambora
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Mensagem por Storm™ Seg 30 Jul 2012, 15:17

Icone Errado
Gostei do tutor muito bem feito vou testa aqui +1
Storm™
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Mensagem por twisterbk Seg 30 Jul 2012, 18:23

Ótimo cara, mt bom mesmo Smile vai ajudar os novatos
twisterbk
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Mensagem por Rano Seg 30 Jul 2012, 19:09

vai ajudar muita gente...
+ acho que se por um rio atravessando uma montanha de outro angulo usando os tiles certo é possível fazer...
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Mensagem por NeeTo Seg 30 Jul 2012, 22:06

Claro que não, a água iria bater na montanha e aquilo iria transbordar. Ao menos que tenha um buraco em baixo da montanha ou algo parecido, mas iria ficar meio estranho isso.
NeeTo
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Mensagem por Rano Seg 30 Jul 2012, 22:11

NeeTo escreveu:Claro que não, a água iria bater na montanha e aquilo iria transbordar. Ao menos que tenha um buraco em baixo da montanha ou algo parecido, mas iria ficar meio estranho isso.

Justamente isso, um buraco como uma caverna ^^
Não ficaria estranho... é pq tu não consegui imaginar, vou tentar fazer um tileset e fazer um mapa pra te mandar e tu ver
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Mensagem por Shirosaki5005 Seg 30 Jul 2012, 23:22

vlw ótimo tutorial +1
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Mensagem por Kooringa Ter 31 Jul 2012, 06:50

muito bom cara! me ajudo mt +1

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