Aula Mapper O Basico
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Aula Mapper O Basico
Olá amigos mappers, tudo na paz?
Este tutorial nada mais é que uma junção de minhas 4 primeiras lições, basicamente elas foram unidas e tiveram seus textos e ScreenShots reformuladas, formando assim um guia básico essencial para todos aqueles que desejam iniciar no estudo sobre técnicas de mapeamento.
O método esta dividido em três temas,concordância, mapas geométricos e um pouco de detalhamento usando os autotiles.
Capitulo 1: Concordância
Este tema é simples, porem geralmente os mappers não dão a devida atenção fazendo assim que algo tão simples não deixei o cenário ficar muito bacana.Chega a ser um ponto relevante, porem que ser for analisado por mappers experientes será cobrado, então vamos aos exemplos:
Ex1.
Suponhamos que existem duas montanhas afastadas, para ligar uma a outra você pode fazer assim:
Nessa figura ficou um cenário até bacana, porem é meio estranho ja que a terra conseguiu ficar no alto firme sem nada a sustentando, e isso não pode acontecer pois detalhes como este deixam seu cenário fora da concordância natural que o ambiente deveria ter.
* No exemplo anterior foi mostrado o que deixava o cenário irregular, agora nesta ScreenShot, ao invés de deixar a “terra flutuando”, inclui uma simples ponte, assim acabando com todos os problemas que deixavam o mapa irregular no quesito concordância.
Ex3.
Existe uma cachoeira no meio de duas montanhas, para acompanhar a decida da cachoeira você pode fazer assim:
Primeiramente,como no exemplo anterior mostrou, agora já sabemos usar pontes, e então não mais teremos “terras flutuantes” ;D.
Mas mesmo com este quesito corrigido, o cenário acima ficou estranho, já que a cachoeira esta descendo, o terreno ao lado não concordará muito caso esteja totalmente plano.
Ex4.
* Agora nesta segunda figura, a montanha cresce acompanhando a cachoeira, simples correto?Sim, mas agora, está totalmente em harmonia com a realidade,exatamente por conta destes pequenos ajustes
Capitulo 2: Mapas Geométricos
Neste capítulo o assunto abordado foi o que devemos saber de básico sobre simetria nos mapas, mostrarei como é fácil de perceber a existência de simetria em um mapa, porem, quão difícil é não cometê-la.
Ex1.
* Neste exemplo coloquei um pequeno morrinho dentro da caverna, ótima idéia para dar uma diversificada na base do cenário, porem dessa forma que fiz, seu jogo cairia no erro que todos nos queremos correr, veja, um perfeito quadrado.
Ex2.
Já nesta foto, ficou um pouco melhor, pois com a variação que fiz no morrinho consegui obter espaço para outras pequenas modificações na base, agora o cenário até consegue passar um pequeno aspecto de profundidade.
Ex3.
* Aqui uma parede que seria pichada pela maioria dos mappers como péssimo nível de mapeamento(T_T), isso porque ela repete varias vezes o mesmo tile dando um aspecto muito simétrico ao cenário.
Ex4.
Aqui usei o mesmo mapa, somente modifiquei o formato da parede, variei mais os tiles para que ela não ficasse tão repetida,e conseqüentemente geométrica, de modo que simetria alguma fosse encontrada nela.Vale lembrar que mais uma vez a “regrinha” de não repetir mais que três vezes o mesmo tile foi o que segui para obter tal resultado.
Ex5.
* Aqui fiz uma pequena sala dentro de uma caverna, onde normalmente são usadas para revelar itens e etc,(o que não vem ao caso) quero mostrar que ao olhar isso pelo zoom ½, a sala forma um perfeito quadrado, exatamente do que estamos tentando fugir.
Ex6.
* Agora sim,o cenário ficou um pouco mais agradável e bacana de ser explorado pois, consegui fazer no mesmo local, uma área que também irá atender a idéia do mapper, porem em um formato totalmente diferenciado.
Dicas:
-Tente não repetir os mesmos gráficos mais que três vezes;
- Imagine que em cenários de caverna uma sala não precisa ser necessariamente quadrada, tente construí-la em um formato variado para que fique bem bacana de ser visitada.
-E alem de todo cuidado na hora de desenvolver as paredes, por ultimo vem a entrada/saída do cenário que não precisa ser necessariamente reto, na ScreenShot p.ex. construí de forma meio que vertical, finalizando assim o cenário.
Ex7.
* Nessa ScreenShot temos um exemplo de cenário que infelizmente encontramos em muitos projetos atuais, uma típica caverna simétrica (essa em especial forma um perfeito quadrado), com os detalhes também simétricos.
Ex8.
* Já agora um bom exemplo de caverna, possui uma base completamente variada e bacana de ser visitada.
Dicas:
-Mais uma vez, não repeti os mesmos quadros mais que três vezes;
-Também, logo de inicio eu fiz o contorno em volta da caverna de uma maneira q ao olhar no zoom ½, não presenciei um quadrado, e sim algo meio que arredondado, o que é ótimo.
- Formei caminhos que também não repetiam os quadros, todos meio tortos e desajeitados, porque a natureza não é simétrica, ou seja, não foi moldada por alguém e sim pela própria vontade natural do ambiente.Graças ao formato e aos caminhos que não ficaram retilíneos, consegui obter tal resultado.
Capitulo 3: Autotiles
Para ultimo capítulo deste guia, o tema abordado foi como usar de maneira mais criativa os auto tiles de areia e grama, um assunto simples, mas que resolvi abordar aqui pois sei que é uma espécie de detalhe que passa despercebido por grande parte dos makers.
Ex1.
* Nessa ScreenShot, a base ate foi bem construída, com pouca simetria e algumas variações no terreno,mas o chão esta sem detalhe algum, como se só pudesse existir um “tipo de chão” neste mapa,o que certamente não é verdade.
Ex2.
* Agora o mesmo cenário,com a mesma base, porem com o chão trabalhado, compreendam que um olhar menos apurado nem irá parecer que grandes mudanças foram feitas, mas se alguns mappers mais experientes forem avaliar, certamente irão perceber todos os pontos que foram melhorados.
Dicas.
-Usei o autotile de terra “verde mais escura”, de areia, de grama e de morrinho.
-O autotile de areia eu coloquei por baixo da montanha,dando assim a impressão da areia já existia mesmo debaixo da montanha saindo para o mapa.
-O de terra verde mais escura ficou dando uma pequena aparência que aquele lugar é mais "sujinho", ou até mesmo que ali é grama, porem ainda pequena.
-O autotile de grama perto das arvores, dando a impressão que por ali o chão é fértil.
-E por fim o de morrinho dando pequenas variações no terreno, porque assim não fica todo o chão 100% plano, e passa uma pequena sensação de profundidade ao jogador.
Então pessoal, existem diversas outras maneiras de usar esses e outros autotiles para deixar o seu cenário com uma variedade ainda maior de detalhes, mas espero que as dicas que aqui foram passadas já tenham servido para deixar vossos cenários ao menos um pouco mais bacanas e diversificados.
Por hoje é só, aqueles que quiserem postar mapas segundo o tema de qualquer um dos capítulos explicados aqui, podem postar, assim que possível estarei aqui apontando os prováveis pontos a serem mudados que provavelmente irão deixar seus cenários mais bacanas.
E nunca esqueçam ...tudo que você precisa já está com você, basta ter disposição, pois o seu sucesso depende daquilo que você acredita. \o
Obrigado pela atenção.
Striker
www.reinorpg.com
Tutorials of LevelDesign for RPG Maker XP by Striker is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at ReinoRPG.com
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Última edição por lendario em Sex 16 Out 2009, 14:30, editado 2 vez(es)
Lendário- Administrador Lendário
- Mensagens : 1958
Re: Aula Mapper O Basico
Muito bom cara ! Foi você mesmo que fez esse tutorial ? Tá demais, parabéns !
Zeus- Membro Vitalicio
- Mensagens : 711
Re: Aula Mapper O Basico
qual engine que voce usou? e eu estou usando o Elysium Diamond, por que eu achei um tuto de como por meu servidor on, alguem pode postar do RPG Maker XP?
Lucas_NELINEBanido- Mensagens : 198
Re: Aula Mapper O Basico
gostei pakas... metade das coisas ae eu cometia o erro mais agora vo procurar não cometer mais ;D
Leandrow- Novato
- Mensagens : 6
Re: Aula Mapper O Basico
Parabens !!!!!!!!!!!!!!
Tambem Nem Olhando eu consigo faser!!
Mais VoU Tentar =]
Tambem Nem Olhando eu consigo faser!!
Mais VoU Tentar =]
De Placa- Novato
- Mensagens : 11
Re: Aula Mapper O Basico
oow galera desculpa aai eeo sou novo nesse , negocio.
tipo eeo tava criando meeo maapa só que os players andam por cima dos tiles como que eo faço pra eles naaum conseguirem aandar?
tipo eeo tava criando meeo maapa só que os players andam por cima dos tiles como que eo faço pra eles naaum conseguirem aandar?
Thelost- Novato
- Mensagens : 9
Re: Aula Mapper O Basico
Clica Em Atributos E Em Bloqueio
versão Inglesa Atributs e Blocks
e coloco aonde vc deseja
versão Inglesa Atributs e Blocks
e coloco aonde vc deseja
Re: Aula Mapper O Basico
como deixar o tamanho do mapa do tamanho do plano de jogo?
ks8kramer- Novato
- Mensagens : 3
Re: Aula Mapper O Basico
Zeus escreveu:Muito bom cara ! Foi você mesmo que fez esse tutorial ? Tá demais, parabéns !
kkkkkkkkkkkkkkkkk desculpe se estou ofendendo mais vc é cego ele fez o caramba pois nao sei se vc é analfabeto pois no final do tuto estava strike(quem fez de verdade)
e ele copiou do reino rpg essa cara do eskilo humilha a mmorpg brasil pois ele coipiou uma coisa se ele desse o link la do topico no reino rpg até vai mais copia o tuto intero e ainda deixa o nome do outra cara junto com o site faz favor te moderar esse maluko cara alem de eu nao gosta de vc eu tenho nojo! vc humilha a mmorpg brasil!!!!!!!!!!!!!1 vc é uma doença eu estou falando do cara de esquilo nao do cara que eu citei essa mensagem
[D]aRk[N]eSs- Novato
- Mensagens : 1
Re: Aula Mapper O Basico
n sei se vc sabe mais o "cara do esquilo" e o criador da mmorpg brasil '-'
e tbm fica um topico inutil so ter o link do site q vc diz q ele copio.e ele n copio apenas disponibilizou para os q n sabem ainda.
e tbm fica um topico inutil so ter o link do site q vc diz q ele copio.e ele n copio apenas disponibilizou para os q n sabem ainda.
Re: Aula Mapper O Basico
kkkkkkkkkkkk cara do esquilo kkk ri de mais
guuh- Membro Veterano
- Mensagens : 1187
Re: Aula Mapper O Basico
A única coisa que faltou acrescentar que eu
vejo muita gente fazendo é a seguinte:
Não misturem tilesets !
Edit: "Cara do esquilo"
Por favor segurança, mostre a saída para
esse rapaz.
vejo muita gente fazendo é a seguinte:
Não misturem tilesets !
Edit: "Cara do esquilo"
Por favor segurança, mostre a saída para
esse rapaz.
Última edição por mutoured em Ter 05 Abr 2011, 08:27, editado 1 vez(es)
mutoured- Novato
- Mensagens : 36
Re: Aula Mapper O Basico
Tipo, colocar um tile de gelo encima de um tile de grama que tava dentro de um rio de lava .-.
Dr.Manhattan- Membro Veterano
- Mensagens : 863
Re: Aula Mapper O Basico
Isso, ou usar tilesets que não combinam
e/ou diferentes.
ex: grama de RMXP com um monte de
árvore de RMVX com casas de naruto.
e/ou diferentes.
ex: grama de RMXP com um monte de
árvore de RMVX com casas de naruto.
mutoured- Novato
- Mensagens : 36
Re: Aula Mapper O Basico
1º Faria*
2º Não precisa ser só os do exemplo, mas
ja vi pessoas aqui usando tiles de DBZ com
tiles de RMXP (fica muito tosco ._.)
É isso o que eu quero dizer, pra ou você só
usar tiles de RMXP ou só de RMVX ou só
de DBZ ou só de Naruto, e não fique
misturando porque um não combina com o outro.
2º Não precisa ser só os do exemplo, mas
ja vi pessoas aqui usando tiles de DBZ com
tiles de RMXP (fica muito tosco ._.)
É isso o que eu quero dizer, pra ou você só
usar tiles de RMXP ou só de RMVX ou só
de DBZ ou só de Naruto, e não fique
misturando porque um não combina com o outro.
mutoured- Novato
- Mensagens : 36
Re: Aula Mapper O Basico
OO, so vi as imagens mais gostei, daqui a poco vou le, muito bom lendario
Ricardo- Mensagens : 1044
Re: Aula Mapper O Basico
depende da mistura motoured, por exemplo se as tiles tiverem uma "tonalidade" igual por exemplo a iluminação dela for igual e combinar com o mapa não vejo problema, existe problema em usar por exemplo uma tile tipo escura ne um mapa que ta todo claro
Mystic- Membro Sênior
- Mensagens : 367
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