MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!
MMORPG Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula Mapper O Basico

+16
mutoured
guuh
Freitas
[D]aRk[N]eSs
ks8kramer
goldeen
Thelost
De Placa
Gu1lh3rm3
Raizen
Karlos
Lord Goku
Leandrow
Lucas_NELINE
Zeus
Lendário
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Aula Mapper O Basico

Mensagem por Lendário Qua 14 Out 2009, 12:47

Aula Mapper O Basico Aulamapper-obasico
Olá amigos mappers, tudo na paz?

Este tutorial nada mais é que uma junção de minhas 4 primeiras lições, basicamente elas foram unidas e tiveram seus textos e ScreenShots reformuladas, formando assim um guia básico essencial para todos aqueles que desejam iniciar no estudo sobre técnicas de mapeamento.

O método esta dividido em três temas,concordância, mapas geométricos e um pouco de detalhamento usando os autotiles.

Capitulo 1: Concordância

Este tema é simples, porem geralmente os mappers não dão a devida atenção fazendo assim que algo tão simples não deixei o cenário ficar muito bacana.Chega a ser um ponto relevante, porem que ser for analisado por mappers experientes será cobrado, então vamos aos exemplos:
Ex1.

Suponhamos que existem duas montanhas afastadas, para ligar uma a outra você pode fazer assim:
Aula Mapper O Basico Aulamapper1ss1-1
Nessa figura ficou um cenário até bacana, porem é meio estranho ja que a terra conseguiu ficar no alto firme sem nada a sustentando, e isso não pode acontecer pois detalhes como este deixam seu cenário fora da concordância natural que o ambiente deveria ter.
Aula Mapper O Basico Aulamapper1ss2-1
* No exemplo anterior foi mostrado o que deixava o cenário irregular, agora nesta ScreenShot, ao invés de deixar a “terra flutuando”, inclui uma simples ponte, assim acabando com todos os problemas que deixavam o mapa irregular no quesito concordância.

Ex3.

Existe uma cachoeira no meio de duas montanhas, para acompanhar a decida da cachoeira você pode fazer assim:
Aula Mapper O Basico Aulamapper2ss1
Primeiramente,como no exemplo anterior mostrou, agora já sabemos usar pontes, e então não mais teremos “terras flutuantes” ;D.
Mas mesmo com este quesito corrigido, o cenário acima ficou estranho, já que a cachoeira esta descendo, o terreno ao lado não concordará muito caso esteja totalmente plano.

Ex4.
Aula Mapper O Basico Concordanciamapa2
* Agora nesta segunda figura, a montanha cresce acompanhando a cachoeira, simples correto?Sim, mas agora, está totalmente em harmonia com a realidade,exatamente por conta destes pequenos ajustes

Capitulo 2: Mapas Geométricos

Neste capítulo o assunto abordado foi o que devemos saber de básico sobre simetria nos mapas, mostrarei como é fácil de perceber a existência de simetria em um mapa, porem, quão difícil é não cometê-la.

Ex1.
Aula Mapper O Basico Montanhaerrada
* Neste exemplo coloquei um pequeno morrinho dentro da caverna, ótima idéia para dar uma diversificada na base do cenário, porem dessa forma que fiz, seu jogo cairia no erro que todos nos queremos correr, veja, um perfeito quadrado.

Ex2.
Aula Mapper O Basico Aulamapper2ss2
Já nesta foto, ficou um pouco melhor, pois com a variação que fiz no morrinho consegui obter espaço para outras pequenas modificações na base, agora o cenário até consegue passar um pequeno aspecto de profundidade.

Ex3.

Aula Mapper O Basico Pareceerrada

* Aqui uma parede que seria pichada pela maioria dos mappers como péssimo nível de mapeamento(T_T), isso porque ela repete varias vezes o mesmo tile dando um aspecto muito simétrico ao cenário.

Ex4.
Aula Mapper O Basico Aula2SS4

Aqui usei o mesmo mapa, somente modifiquei o formato da parede, variei mais os tiles para que ela não ficasse tão repetida,e conseqüentemente geométrica, de modo que simetria alguma fosse encontrada nela.Vale lembrar que mais uma vez a “regrinha” de não repetir mais que três vezes o mesmo tile foi o que segui para obter tal resultado.

Ex5.
Aula Mapper O Basico Cavernapequenaerrada

* Aqui fiz uma pequena sala dentro de uma caverna, onde normalmente são usadas para revelar itens e etc,(o que não vem ao caso) quero mostrar que ao olhar isso pelo zoom ½, a sala forma um perfeito quadrado, exatamente do que estamos tentando fugir.

Ex6.

Aula Mapper O Basico CavernaPequenaCorreta

* Agora sim,o cenário ficou um pouco mais agradável e bacana de ser explorado pois, consegui fazer no mesmo local, uma área que também irá atender a idéia do mapper, porem em um formato totalmente diferenciado.



Dicas:
-Tente não repetir os mesmos gráficos mais que três vezes;

- Imagine que em cenários de caverna uma sala não precisa ser necessariamente quadrada, tente construí-la em um formato variado para que fique bem bacana de ser visitada.

-E alem de todo cuidado na hora de desenvolver as paredes, por ultimo vem a entrada/saída do cenário que não precisa ser necessariamente reto, na ScreenShot p.ex. construí de forma meio que vertical, finalizando assim o cenário.

Ex7.

Aula Mapper O Basico Cavernaerrada

* Nessa ScreenShot temos um exemplo de cenário que infelizmente encontramos em muitos projetos atuais, uma típica caverna simétrica (essa em especial forma um perfeito quadrado), com os detalhes também simétricos.

Ex8.

Aula Mapper O Basico Cavernacorreta

* Já agora um bom exemplo de caverna, possui uma base completamente variada e bacana de ser visitada.



Dicas:

-Mais uma vez, não repeti os mesmos quadros mais que três vezes;

-Também, logo de inicio eu fiz o contorno em volta da caverna de uma maneira q ao olhar no zoom ½, não presenciei um quadrado, e sim algo meio que arredondado, o que é ótimo.

- Formei caminhos que também não repetiam os quadros, todos meio tortos e desajeitados, porque a natureza não é simétrica, ou seja, não foi moldada por alguém e sim pela própria vontade natural do ambiente.Graças ao formato e aos caminhos que não ficaram retilíneos, consegui obter tal resultado.
Capitulo 3: Autotiles

Para ultimo capítulo deste guia, o tema abordado foi como usar de maneira mais criativa os auto tiles de areia e grama, um assunto simples, mas que resolvi abordar aqui pois sei que é uma espécie de detalhe que passa despercebido por grande parte dos makers.

Ex1.

Aula Mapper O Basico Autotileerradoaulamappelq9

* Nessa ScreenShot, a base ate foi bem construída, com pouca simetria e algumas variações no terreno,mas o chão esta sem detalhe algum, como se só pudesse existir um “tipo de chão” neste mapa,o que certamente não é verdade.

Ex2.

Aula Mapper O Basico Aulamapper3ss2

* Agora o mesmo cenário,com a mesma base, porem com o chão trabalhado, compreendam que um olhar menos apurado nem irá parecer que grandes mudanças foram feitas, mas se alguns mappers mais experientes forem avaliar, certamente irão perceber todos os pontos que foram melhorados.



Dicas.

-Usei o autotile de terra “verde mais escura”, de areia, de grama e de morrinho.

-O autotile de areia eu coloquei por baixo da montanha,dando assim a impressão da areia já existia mesmo debaixo da montanha saindo para o mapa.

-O de terra verde mais escura ficou dando uma pequena aparência que aquele lugar é mais "sujinho", ou até mesmo que ali é grama, porem ainda pequena.

-O autotile de grama perto das arvores, dando a impressão que por ali o chão é fértil.

-E por fim o de morrinho dando pequenas variações no terreno, porque assim não fica todo o chão 100% plano, e passa uma pequena sensação de profundidade ao jogador.

Então pessoal, existem diversas outras maneiras de usar esses e outros autotiles para deixar o seu cenário com uma variedade ainda maior de detalhes, mas espero que as dicas que aqui foram passadas já tenham servido para deixar vossos cenários ao menos um pouco mais bacanas e diversificados.

Por hoje é só, aqueles que quiserem postar mapas segundo o tema de qualquer um dos capítulos explicados aqui, podem postar, assim que possível estarei aqui apontando os prováveis pontos a serem mudados que provavelmente irão deixar seus cenários mais bacanas.

E nunca esqueçam ...tudo que você precisa já está com você, basta ter disposição, pois o seu sucesso depende daquilo que você acredita. \o

Obrigado pela atenção. Very Happy


Striker
www.reinorpg.com

Tutorials of LevelDesign for RPG Maker XP by Striker is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Permissions beyond the scope of this license may be available at ReinoRPG.com


Última edição por lendario em Sex 16 Out 2009, 14:30, editado 2 vez(es)
Lendário
Lendário
Administrador Lendário
Administrador Lendário

Mensagens : 1958

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Zeus Sex 16 Out 2009, 11:47

Muito bom cara ! Foi você mesmo que fez esse tutorial ? Tá demais, parabéns !
Zeus
Zeus
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 711

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Lendário Sex 16 Out 2009, 14:21

ññ quem fez foi striker
Lendário
Lendário
Administrador Lendário
Administrador Lendário

Mensagens : 1958

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Lucas_NELINE Ter 20 Abr 2010, 18:36

qual engine que voce usou? e eu estou usando o Elysium Diamond, por que eu achei um tuto de como por meu servidor on, alguem pode postar do RPG Maker XP?
Lucas_NELINE
Lucas_NELINE
Banido
Banido

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Leandrow Dom 25 Abr 2010, 17:46

gostei pakas... metade das coisas ae eu cometia o erro mais agora vo procurar não cometer mais ;D
Leandrow
Leandrow
Novato
Novato

Mensagens : 6

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Lord Goku Qui 06 maio 2010, 16:06

po tu mapea pra kralho vey
avatar
Lord Goku
Novato
Novato

Mensagens : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Karlos Qui 06 maio 2010, 16:44

não foi ele que mapeou embora o nivel dele seja um nivel próximo a esse Very Happy
Karlos
Karlos
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 2851

http://www.talack.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Raizen Dom 09 maio 2010, 21:00

Parabens, nem olhando eu consigo copiar Laughing
Raizen
Raizen
Novato
Novato

Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Gu1lh3rm3 Seg 10 maio 2010, 16:16

parabens ^^
Gu1lh3rm3
Gu1lh3rm3
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 1232

http://www.extremedbz.eu5.org

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Karlos Seg 10 maio 2010, 18:05

faz sem olhar pow todos somos capazes Very Happy
Karlos
Karlos
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 2851

http://www.talack.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por De Placa Seg 31 maio 2010, 14:13

Parabens !!!!!!!!!!!!!!

Tambem Nem Olhando eu consigo faser!!

Mais VoU Tentar =]
De Placa
De Placa
Novato
Novato

Mensagens : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Thelost Sex 02 Jul 2010, 16:19

oow galera desculpa aai eeo sou novo nesse , negocio.

tipo eeo tava criando meeo maapa só que os players andam por cima dos tiles como que eo faço pra eles naaum conseguirem aandar?
Thelost
Thelost
Novato
Novato

Mensagens : 9

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por goldeen Ter 06 Jul 2010, 19:03

Clica Em Atributos E Em Bloqueio
versão Inglesa Atributs e Blocks
e coloco aonde vc deseja
goldeen
goldeen
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 54

http://www. dbzoverfly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por ks8kramer Sáb 27 Nov 2010, 15:17

como deixar o tamanho do mapa do tamanho do plano de jogo?
ks8kramer
ks8kramer
Novato
Novato

Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por [D]aRk[N]eSs Sáb 04 Dez 2010, 18:52

Zeus escreveu:Muito bom cara ! Foi você mesmo que fez esse tutorial ? Tá demais, parabéns !


kkkkkkkkkkkkkkkkk desculpe se estou ofendendo mais vc é cego ele fez o caramba pois nao sei se vc é analfabeto pois no final do tuto estava strike(quem fez de verdade)
e ele copiou do reino rpg essa cara do eskilo humilha a mmorpg brasil pois ele coipiou uma coisa se ele desse o link la do topico no reino rpg até vai mais copia o tuto intero e ainda deixa o nome do outra cara junto com o site faz favor te moderar esse maluko cara alem de eu nao gosta de vc eu tenho nojo! vc humilha a mmorpg brasil!!!!!!!!!!!!!1 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 641312 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 293620 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 539285 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 480944 Aula Mapper O Basico 11739 Aula Mapper O Basico 11739 Aula Mapper O Basico 11739 Aula Mapper O Basico 11739 Aula Mapper O Basico 11739 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 746661 Aula Mapper O Basico 403577 Aula Mapper O Basico 403577 Aula Mapper O Basico 403577 Aula Mapper O Basico 403577 Aula Mapper O Basico 403577 vc é uma doença eu estou falando do cara de esquilo nao do cara que eu citei essa mensagem Aula Mapper O Basico 981762 Aula Mapper O Basico 981762 Aula Mapper O Basico 981762 Aula Mapper O Basico 981762
[D]aRk[N]eSs
[D]aRk[N]eSs
Novato
Novato

Mensagens : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Freitas Sáb 04 Dez 2010, 19:10

n sei se vc sabe mais o "cara do esquilo" e o criador da mmorpg brasil '-'
e tbm fica um topico inutil so ter o link do site q vc diz q ele copio.e ele n copio apenas disponibilizou para os q n sabem ainda.
Freitas
Freitas
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 676

http://dragonball.6te.net

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por guuh Dom 05 Dez 2010, 11:37

kkkkkkkkkkkk cara do esquilo kkk ri de mais
guuh
guuh
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 1187

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por mutoured Ter 05 Abr 2011, 08:18

A única coisa que faltou acrescentar que eu
vejo muita gente fazendo é a seguinte:
Não misturem tilesets !

Edit: "Cara do esquilo"
Por favor segurança, mostre a saída para
esse rapaz.


Última edição por mutoured em Ter 05 Abr 2011, 08:27, editado 1 vez(es)
mutoured
mutoured
Novato
Novato

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Ricardo Ter 05 Abr 2011, 08:26

Como assim? Nao misturem?
Ricardo
Ricardo


Mensagens : 1044

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Dr.Manhattan Ter 05 Abr 2011, 08:29

Tipo, colocar um tile de gelo encima de um tile de grama que tava dentro de um rio de lava .-.
Dr.Manhattan
Dr.Manhattan
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 863

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por mutoured Ter 05 Abr 2011, 08:32

Isso, ou usar tilesets que não combinam
e/ou diferentes.
ex: grama de RMXP com um monte de
árvore de RMVX com casas de naruto.
mutoured
mutoured
Novato
Novato

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por nicholas Ter 05 Abr 2011, 13:16

LOl quem fazeria isso?
nicholas
nicholas
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 1144

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por mutoured Ter 05 Abr 2011, 13:48

1º Faria*

2º Não precisa ser só os do exemplo, mas
ja vi pessoas aqui usando tiles de DBZ com
tiles de RMXP (fica muito tosco ._.)

É isso o que eu quero dizer, pra ou você só
usar tiles de RMXP ou só de RMVX ou só
de DBZ ou só de Naruto, e não fique
misturando porque um não combina com o outro.
mutoured
mutoured
Novato
Novato

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Ricardo Ter 05 Abr 2011, 16:55

OO, so vi as imagens mais gostei, daqui a poco vou le, muito bom lendario
Ricardo
Ricardo


Mensagens : 1044

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Mystic Ter 05 Abr 2011, 20:12

depende da mistura motoured, por exemplo se as tiles tiverem uma "tonalidade" igual por exemplo a iluminação dela for igual e combinar com o mapa não vejo problema, existe problema em usar por exemplo uma tile tipo escura ne um mapa que ta todo claro
Mystic
Mystic
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 367

Ir para o topo Ir para baixo

Aula Mapper O Basico Empty Re: Aula Mapper O Basico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos