MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!
MMORPG Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando um roteiro

+6
mercador321123
Raiden
FilipeJF
Storm™
marcosbboy
maqn39
10 participantes

Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Criando um roteiro

Mensagem por maqn39 Sex 07 Set 2012, 11:10

Então galera eu vi o tutorial do Kazuyashi e achei meio complicado, vou agora mostrar minha maneira de fazer um roteiro.

Primeiro é preciso que você conheça o jogo sobre que se vai escrever. Como por exemplo:
Você quer fazer um jogo sobre o Dragon Ball Z, então é melhor você assistir ou ler sobre a história, pois vai deixar os fãs mais "a vontade" no jogo.
Outro exemplo é que, você vai fazer um jogo que se relaciona com a mitologia, então é melhor você conhecer essa mitologia.

Elementos do roteiro:

O roteiro tem varias partes, cada parte vai ser designada para uma área, agora vamos ver que parte são essas.

História em prosa

Nessa parte você vai criar uma história em prosa pro seu jogo, nela terá duas partes:

1° O começo: nessa parte você vai criar a parte passada do seu jogo como por exemplo:
Nos anos de 1950 no planeta Verdado, uma guerra entre duas tribos começou, os Anderes e os Macoras, tudo por causa que os Anderes invadiram um território sagrado, em que viviam os Macoras. Durante anos essa guerra foi se desenvolvendo até que, as duas tribos, resolveram dividir o território sagrado.
Nos anos de 1990, o lider dos Macoras decidiu trair os Anderes, e dominou o território sagrado.

Pronto agora a partir desse ponto da história é que os usuários entraram em seu jogo.

2°(Opcional) O FIM: Essa parte é muito utilizada em jogos offline, nela será a história que os usuários terão que seguir. Em jogos ONLINE essa parte é usada em quests( que seguem um tempo cronológico). Poucas pessoas usam essa parte e ela é bem simples de fazer, ela detalhara as quests (em caso de jogos online) ou o caminho a ser percorrido (em jogos offline).
Agora continuando a história acima:

Depois que os Macoras invadiram os Anderes, a guerra voltou, um grupo de guerreiros da tribo dos Anderes(tribo onde todos os users serão), foram á procura dos equipamentos sagrados de Merling.
Nesse caminho eles encontraram criaturas horríveis( se você for publicar essa parte não pode por as criaturas, pois vai perder a graça). Após encontrar os equipamentos, os grupos voltaram a tribo e venceram a guerra.

Pronto sua história esta pronta.
OBS: seja detalhado, quanto mais melhor. Não to sendo detalhista por que senão esse tutorial ficaria muito chato e demorado de ler.

Essa parte irá ficar com todos da equipe, agora vamos para a segunda parte:

Personagens:

Nessa parte você ira descrever os personagens o máximo possível, como roupas, cabelo enfim a parte da estética. Depois criara a Bibliografia dos personagens, ou seja, a história dele, o mais importante, isso inclui o temperamento.
P: Por que criar a bibliografia do personagem?
R: Você precisa conhecer o personagem, mesmo que não altere em nada na história, é muito bom conhecer os personagens.

Agora passe essa parte para o spriter, para ele criar o personagem do jeito que você descreveu.

Mapas
Nessa parte você criará um mapa múndi, ou seja, um mapa de todas as partes do jogo, feito em quadrados, como por exemplo:

Criando um roteiro Scaled.php?server=23&filename=mapaiz

cada quadrado desse é um mapa, você irá numera-lo, e agorá irá descrever cada mapa, o que tem nele, npcs e etc.
Por exemplo:

Mapa 1:
O mapa será no interior de uma casa, já como esta noite terá velas acesas. Será uma sala com um Npc de nome mãe, quando você falar com o npc, ele dirá BOM DIA!!.

É basicamente isso, você pode falar detalhes como, onde ficara a tv da sala, mesa, entre outras coisas. Eu pessoalmente prefiro deixar isso a critério dos mappers para eles porem sua criatividade em mãos também.

Após fazer isso passe pros mappers para eles começarem a mappear.
Cuidado com os contrastes, como eu falei que era noite, no mapa que sair da casa não poderá estar dia.

Sistemas:

Aqui você vai numerar os sistemas que terão no seu jogo. Essa parte aconselho fazer com toda a equipe presente, para que todos fiquem satisfeitos.

Revisão

Nessa parte você reverá tudo que você fez até agora e ajustará o que deve ser ajustado e pode até acrescentar alguma coisa, mas quando adaptar algo lebre sempre de fazer a revisão desde o começo para garantir que nada se danifique.

Datas

É bom sempre estipular datas para os membros terminarem o trabalho, então combine com eles uma data possível de terminar. Isso fará com que eles não deixem as coisas para o outro dia, e sim fazer um pouco todos os dias, além do trabalho siar melhor também é mais rápido.

Obrigado pela atenção, duvidas podem me mandar PM, se quiserem acrescentar algo que eu esqueci de falar só comentar Very Happy
maqn39
maqn39
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 705

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por marcosbboy Sex 07 Set 2012, 12:44

muito bom +1crédi
marcosbboy
marcosbboy
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 85

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por Storm™ Sex 07 Set 2012, 13:08

o.o otimo man gostei xD , SE AQUI tivese o cargo de Roterista ele ja era seu +1 Credito
Storm™
Storm™
Moderador Global
Moderador Global

Mensagens : 2155

http://senningames.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por maqn39 Sex 07 Set 2012, 15:37

cara com isso eu espero que os outros acham suas próprias maneiras de fazer um roteiro. Esse é meu jeito de faze-lo.

E obrigado pelos créditos
maqn39
maqn39
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 705

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por FilipeJF Dom 09 Set 2012, 09:55

O Kazu não fez o tutorial como se fosse um jogo. Além do mais, o dele mostra como se faz literalmente um roteiro. Um de verdade, não de jogos.
Enfim, pelo seu possuir características diferentes, lhe darei um crédito.
FilipeJF
FilipeJF
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 938

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por Raiden Dom 09 Set 2012, 19:35

Exelente, ótimo tópico e opinião. +1 crédito.
Raiden
Raiden
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 906

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por mercador321123 Ter 11 Set 2012, 19:07

PARABENS =) MUITO BOM E FilipeJF ELE FEZ PELO MENOS NÃO CRITIQUE O TRABLAHO DELE FASSA 1 MELHOR ENTAO +)
mercador321123
mercador321123
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 503

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por maqn39 Ter 11 Set 2012, 19:42

FilipeJF escreveu:O Kazu não fez o tutorial como se fosse um jogo. Além do mais, o dele mostra como se faz literalmente um roteiro. Um de verdade, não de jogos.
Enfim, pelo seu possuir características diferentes, lhe darei um crédito.

Felipe não fala o que você não sabe. Existe vários roteiros não só de cinema.E um ROTEIRO DE VERDADE são todos os feitos, só por que o roteiro de cinema seja mais complexo não quer dizer que seja mais importante. Todas as equipes de games famosos de games tem seus roteiristas, que alias, fazem roteiro de um modo DIFERENTE do que os de cinema, que são exclusivamente para os jogos. E o Kazu disse que ele não é profissional.
maqn39
maqn39
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 705

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por FilipeJF Ter 11 Set 2012, 21:08

Então. Eu disse o que sei. Você disse exatamente o que eu disse acima.
Falei que seu roteiro é mais para jogos, não para cinema. Você deve ter levado de um modo arrogante quando eu disse isso: "Um de verdade, não de jogos". Até porque aquilo lá é um roteiro.
E Mercardor1641610612, eu não critiquei o trabalho dele. Muito pelo contrário, sei que o dele não está errado. Apenas mostra um modo distinto de se fazer um roteiro. Até porque sou acostumado com roteiros daquele tipo (teatro, que eu faço, é daquele modo).
PS: Chamo-me Filipe. Não Felipe.


Edit:
Ah, e quando eu disse características diferentes, foi por ser mais de jogos.


Última edição por FilipeJF em Ter 11 Set 2012, 21:15, editado 2 vez(es)
FilipeJF
FilipeJF
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 938

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por Ryuh Ter 11 Set 2012, 21:14

Correto,eu mesmo não gosto de roteiro para jogo,se fosse pra se especilizar-se em um seria para livros e etc.. dá muito mais dinhero.

+1 Cred pelo tutorial ^^
Ryuh
Ryuh
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 698

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por gagabenito Qua 12 Set 2012, 12:51

Muito bom pco , e o Filipe ta com inveja pq num faz um melhor '-' +1
gagabenito
gagabenito
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 554

http://fairytailadventure.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por Fogomax Qua 12 Set 2012, 14:59

Gagabenito, quero ver vc fazer um melhor Smile
~On:
Excelente tutorial cara. +1 Crédito, continue assim.
Fogomax
Fogomax
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 1167

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por Kazuyashi Qua 12 Set 2012, 22:59

OFF: Desculpe me meter, mas sinto-me no direito de dar o meu parecer: o Filipe, com toda a sinceridade que me é típica, é um dos melhores escritores que eu já vi no universo maker - e olha que já vi MUITOS -. O texto dele é simplesmente um brinco e ele tem conhecimento tal que poderia, facilmente, elaborar tutorial qualquer que fosse. Não desmerecendo o tópico e o seu respectivo autor - MUITO LONGE DISSO, que fique claro -, mas um tutorial de "roteiros" - entre aspas porque o termo é deveras controverso -, qualquer que tenha como prática a escrita, consegue elaborar. E, ainda assim, vira e mexe assistimos tutoriais onde seus autores não possuem o mínimo conhecimento de causa, mas querem pagar como "os tais". Novamente: NÃO ESTOU INSINUANDO NADA SOBRE O AUTOR DESTE TÓPICO.

ON: Sobre o tópico em si, não tem como comparar com o meu. Não na questão de ser melhor ou pior, não é isso. O fato é que simplesmente tratam de situações diferentes. O guia de roteiro que escrevi parte do geral para o específico, ou seja, de como os profissionais da área de roteirização especializados em cinema/TV montam os seus próprios à como EU adapto esse formato, de um modo mais literário, para a construção de jogos.

A forma que o maqn39 sugeriu é, de certa forma, até mais prática que a minha. São modalidades diferentes e cada qual com sua respectiva particularidade. Eu, inclusive, gostei do tópico e do conteúdo.

Um grande abraço, rapaziada!

Kazuyashi.
Kazuyashi
Kazuyashi
Novato
Novato

Mensagens : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por gagabenito Qui 13 Set 2012, 22:40

Fogomax escreveu:Gagabenito, quero ver vc fazer um melhor Smile
~On:
Excelente tutorial cara. +1 Crédito, continue assim.

Ele e meu amigo e eu apoio ele, tá doido é?

Tá se metendo de mais onde não conhece novato...
gagabenito
gagabenito
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 554

http://fairytailadventure.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por maqn39 Sex 14 Set 2012, 14:04

O que me deixou invocado foi que o filipe falo assim:

"Roteiro de verdade, não de jogos"

pra mim ele me ofendeu, pois a falta de conhecimento, ou a ignorância, ou qualquer outra coisa, fez com que fala-se uma bobagem, na minha opinião.
maqn39
maqn39
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 705

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por FilipeJF Sex 14 Set 2012, 14:55

Agora, por fim, vamos encerrar tal assunto e deixar o tópico continuar com o objetivo. No entanto, Maqn39, peço-lhe desculpas pela forma em que tentei explicar, que realmente não ficou clara.
Iniciei uma discussão vil, tudo por culpa de meu misero erro.
Abraços!
FilipeJF
FilipeJF
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 938

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por maqn39 Sex 14 Set 2012, 18:27

ta desculpado, agora vamos parar de tocar nesse assunto e deixar quem tem duvida puder perguntar a vontade Very Happy
maqn39
maqn39
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 705

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um roteiro Empty Re: Criando um roteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos