Sistema de Rank Funcional
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ismaelk
Blizzard
Valentine
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Sistema de Rank Funcional
Olá amigos, creio que todos sabem como funciona um sistema de rank, algo imprescindível para um verdadeiro MMORPG, sei que existem alguns sistemas de rank por ai e talvez muitos de vocês já o tenha, porém esta é uma forma simples e completa de faze-lo, sistema totalmente testado e aprovado.
Abra o Cliente
1 - Na frmMain, crie uma Picturebox chamada picRank
2 - Dentro da picRank crie uma ListBox chamada lstRank
3 - Crie um botão chamado cmdRefresh
Obs.: Deverá ficar assim:
4 - Marque a Opção False em Visible na picRank
5 - Neste mesmo botão cmdRefresh, dê um duplo clique e substitua:
13 - Ainda em modEnumerations, procure por:
Abra o Servidor
1 - Em modConstants, procure por:
Créditos:
Valentine
Abra o Cliente
1 - Na frmMain, crie uma Picturebox chamada picRank
2 - Dentro da picRank crie uma ListBox chamada lstRank
3 - Crie um botão chamado cmdRefresh
Obs.: Deverá ficar assim:
4 - Marque a Opção False em Visible na picRank
5 - Neste mesmo botão cmdRefresh, dê um duplo clique e substitua:
- Código:
Private Sub cmdRefresh_Click()
End Sub
- Código:
Private Sub cmdRefresh_Click()
' If debug mode, handle error then exit out
If Options.Debug = 1 Then On Error GoTo errorhandler
SendRequestRank
' Error handler
Exit Sub
errorhandler:
HandleError "cmdRefresh_Click", "frmMain", Err.Number, Err.Description, Err.Source, Err.HelpContext
Err.Clear
Exit Sub
End Sub
- Código:
Public Const MAX_PARTY_MEMBERS As Long = 4
- Código:
Public Const MAX_RANK As Long = 10
- Código:
Public Sub SendRequestRank()
Dim Buffer As clsBuffer
' If debug mode, handle error then exit out
If Options.Debug = 1 Then On Error GoTo errorhandler
Set Buffer = New clsBuffer
Buffer.WriteLong CRequestRank
SendData Buffer.ToArray()
Set Buffer = Nothing
' Error handler
Exit Sub
errorhandler:
HandleError "SendRequestRank", "modClientTCP", Err.Number, Err.Description, Err.Source, Err.HelpContext
Err.Clear
Exit Sub
End Sub
- Código:
' Make sure CMSG_COUNT is below everything else
- Código:
CPartyLeave
- Código:
CRequestRank
13 - Ainda em modEnumerations, procure por:
- Código:
' Make sure SMSG_COUNT is below everything else
- Código:
SPartyVitals
- Código:
SRankUpdate
- Código:
HandleDataSub(SPartyVitals) = GetAddress(AddressOf HandlePartyVitals)
- Código:
HandleDataSub(SRankUpdate) = GetAddress(AddressOf HandleRankUpdate)
- Código:
Private Sub HandleRankUpdate(ByVal Index As Long, ByRef Data() As Byte, ByVal StartAddr As Long, ByVal ExtraVar As Long)
Dim Buffer As clsBuffer, i As Byte
' If debug mode, handle error then exit out
If Options.Debug = 1 Then On Error GoTo errorhandler
Set Buffer = New clsBuffer
Buffer.WriteBytes Data()
frmMain.lstRank.Clear
For i = 1 To MAX_RANK
frmMain.lstRank.AddItem i & ":Nível: " & Buffer.ReadLong & ", Nome: " & Trim$(Buffer.ReadString)
Next i
Set Buffer = Nothing
' Error handler
Exit Sub
errorhandler:
HandleError "HandleRankUpdate", "modHandleData", Err.Number, Err.Description, Err.Source, Err.HelpContext
Err.Clear
Exit Sub
End Sub
- Código:
' Whos Online
Case "/who"
SendWhosOnline
- Código:
' Request Rank
Case "/rank"
SendRequestRank
frmMain.picRank.Visible = Not frmMain.picRank.Visible
- Código:
frmMain.picParty.Visible = False
- Código:
frmMain.picRank.Visible = False
Abra o Servidor
1 - Em modConstants, procure por:
- Código:
Public Const MAX_PARTY_MEMBERS As Long = 4
- Código:
Public Const MAX_RANK As Long = 10
- Código:
' Make sure SMSG_COUNT is below everything else
- Código:
SPartyVitals
- Código:
SRankUpdate
- Código:
' Make sure CMSG_COUNT is below everything else
- Código:
CPartyLeave
- Código:
CRequestRank
- Código:
HandleDataSub(CPartyLeave) = GetAddress(AddressOf HandlePartyLeave)
- Código:
HandleDataSub(CRequestRank) = GetAddress(AddressOf HandleRequestRank)
- Código:
Sub HandleRequestRank(ByVal index As Long, ByRef Data() As Byte, ByVal StartAddr As Long, ByVal ExtraVar As Long)
SendRankUpdate index
End Sub
- Código:
Sub SendRankUpdate(ByVal index As Long)
Dim i As Byte
Dim Buffer As clsBuffer
Set Buffer = New clsBuffer
Buffer.WriteLong SRankUpdate
For i = 1 To MAX_RANK
Buffer.WriteLong Rank(i).Level
Buffer.WriteString Trim$(Rank(i).Name)
Next i
SendDataTo index, Buffer.ToArray()
Set Buffer = Nothing
End Sub
- Código:
Sub CheckPlayerLevelUp(ByVal index As Long)
- Código:
Dim level_count As Long
- Código:
Dim RankPos As Byte
- Código:
SendPlayerData index
- Código:
' check rank
RankPos = CheckRank(index)
If RankPos > 0 Then
ChangeRank index, RankPos
End If
- Código:
Private Function CheckRank(ByVal index As Long) As Byte
Dim i As Byte
For i = 1 To MAX_RANK
If GetPlayerLevel(index) > Rank(i).Level Then
CheckRank = i
Exit Function
End If
Next i
End Function
Private Sub ChangeRank(ByVal index As Long, RankPos As Byte)
Dim i As Long, ClearPos As Byte
' if not change position in rank
If GetPlayerName(index) = Trim$(Rank(RankPos).Name) Then
Rank(RankPos).Level = GetPlayerLevel(index)
SaveRank
Exit Sub
End If
' search player in rank
For i = 1 To MAX_RANK
If GetPlayerName(index) = Trim$(Rank(i).Name) Then
Rank(i).Name = vbNullString
Rank(i).Level = 0
ClearPos = i
Exit For
End If
Next i
' down clear position
If ClearPos > 0 Then
For i = ClearPos To MAX_RANK
If i = MAX_RANK Then
Rank(i).Name = vbNullString
Rank(i).Level = 0
Else
Rank(i).Name = Rank(i + 1).Name
Rank(i).Level = Rank(i + 1).Level
End If
Next i
End If
' open space in rank to player
For i = MAX_RANK To RankPos Step -1
If i > RankPos Then
Rank(i).Name = Rank(i - 1).Name
Rank(i).Level = Rank(i - 1).Level
End If
Next i
' put player in rank
Rank(RankPos).Name = GetPlayerName(index)
Rank(RankPos).Level = GetPlayerLevel(index)
SaveRank
End Sub
- Código:
Public Sub SaveRank()
Dim filename As String, i As Byte
filename = App.Path & "\data\rank.ini"
For i = 1 To MAX_RANK
PutVar filename, "RANK", "Name" & i, Trim$(Rank(i).Name)
PutVar filename, "RANK", "Level" & i, Val(Rank(i).Level)
Next i
End Sub
Public Sub LoadRank()
Dim filename As String, i As Byte
filename = App.Path & "\data\rank.ini"
If FileExist(filename, True) Then
For i = 1 To MAX_RANK
Rank(i).Name = GetVar(filename, "RANK", "Name" & i)
Rank(i).Level = Val(GetVar(filename, "RANK", "Level" & i))
Next i
Else
SaveRank
End If
End Sub
- Código:
Public Party(1 To MAX_PARTYS) As PartyRec
- Código:
Public Rank(1 To MAX_RANK) As RankRec
- Código:
Private Type OptionsRec
Game_Name As String
MOTD As String
Port As Long
Website As String
End Type
- Código:
Private Type RankRec
Name As String * ACCOUNT_LENGTH
Level As Long
End Type
- Código:
' Send Resource cache
For i = 0 To ResourceCache(GetPlayerMap(index)).Resource_Count
SendResourceCacheTo index, i
Next
- Código:
' Check Rank
For i = 1 To MAX_RANK
If Trim$(Rank(i).Name) = GetPlayerName(index) Then
Exit For
End If
If GetPlayerLevel(index) > Rank(i).Level Then
Rank(i).Name = GetPlayerName(index)
Rank(i).Level = GetPlayerLevel(index)
SaveRank
Exit For
End If
Next i
- Código:
Call SetStatus("Loading animations...")
Call LoadAnimations
- Código:
Call SetStatus("Loading rank...")
Call LoadRank
Créditos:
Valentine
Última edição por Valentine em Seg 31 Dez 2012, 10:40, editado 4 vez(es)
Re: Sistema de Rank Funcional
Muito bom bom man,espero que funfe direito,vou testar depois porém vou logo garantir o +1 pela iniciativa.
Blizzard- Membro Vitalicio
- Mensagens : 603
Re: Sistema de Rank Funcional
valentine pq todo mundo me ama todo mundo fala pra eu clicar ali ali ali ali
seis me ama?
ah mais o form e bom vo começar acessar ele inves desse kk
seis me ama?
ah mais o form e bom vo começar acessar ele inves desse kk
ismaelk- Membro
- Mensagens : 192
Re: Sistema de Rank Funcional
Valentine, tem só um probleminha neste sistema....
Cara quando o player passa de level dá muito "LAG" no servidor....acho que é pelo fato de ele fazer aquela checagem....tipo eu abri meu painel Administrador e apertei rápido(5 vezes seguidas) no botão "level up" e deu um pequeno travamento server~cliente.....acho que vai dar problema com mais players online mudando de level ao mesmo tempo...
Teria como colocar o check da "Sub CheckPlayerLevelUp" pra ser tipo:
Sendo que o RankPos seja os levels do Rank...Assim ele só faria o check no rank se realmente o player tivesse level maior que os já existentes, e não a cada Level Up....Você acha que funcionaria?
Pra isso eu acho teria que colocar "Rank(1 to Max_Rank) as Rankrec"
Depois colocar:
Eu não sei, mas acho que dessa forma ele checaria de 1 até 10 no rank pra saber o level....
No mais gostei do Rank...se o problema for só aqui a partir do "LAG" , eu vejo um jeito melhor de consertar....Senão se quiser me ajudar a dinamizar o meu caso no código, agradeceria....
+1 pra você, e obrigado por contribuir, continue assim !!!
Cara quando o player passa de level dá muito "LAG" no servidor....acho que é pelo fato de ele fazer aquela checagem....tipo eu abri meu painel Administrador e apertei rápido(5 vezes seguidas) no botão "level up" e deu um pequeno travamento server~cliente.....acho que vai dar problema com mais players online mudando de level ao mesmo tempo...
Teria como colocar o check da "Sub CheckPlayerLevelUp" pra ser tipo:
- Código:
RankPos = CheckRank(Index)
If Getplayerlevel(index) > RankPos Then
ChangeRank Index, RankPos
Else
Exit sub
End If
Sendo que o RankPos seja os levels do Rank...Assim ele só faria o check no rank se realmente o player tivesse level maior que os já existentes, e não a cada Level Up....Você acha que funcionaria?
Pra isso eu acho teria que colocar "Rank(1 to Max_Rank) as Rankrec"
Depois colocar:
- Código:
For x = 1 to Max_Rank
RankPos(x) = CheckRank(Index)
If Getplayerlevel(index) > RankPos(x) Then
ChangeRank Index, RankPos(x)
Else
Exit sub
End If
Next x
Eu não sei, mas acho que dessa forma ele checaria de 1 até 10 no rank pra saber o level....
No mais gostei do Rank...se o problema for só aqui a partir do "LAG" , eu vejo um jeito melhor de consertar....Senão se quiser me ajudar a dinamizar o meu caso no código, agradeceria....
+1 pra você, e obrigado por contribuir, continue assim !!!
lucas100vzs- Membro Sênior
- Mensagens : 396
Re: Sistema de Rank Funcional
Valeu Ai Valentine Vai Ajudar Muitos!!
+1Cred.
Abraços,
Over~.
+1Cred.
Abraços,
Over~.
Over~- Membro Vitalicio
- Mensagens : 565
Re: Sistema de Rank Funcional
Eu testei aqui e não tive nenhum problema com lag, o MAX_RANK é igual a 10, então usar:lucas100vzs escreveu: Valentine, tem só um probleminha neste sistema....
Cara quando o player passa de level dá muito "LAG" no servidor....acho que é pelo fato de ele fazer aquela checagem....tipo eu abri meu painel Administrador e apertei rápido(5 vezes seguidas) no botão "level up" e deu um pequeno travamento server~cliente.....acho que vai dar problema com mais players online mudando de level ao mesmo tempo...
Teria como colocar o check da "Sub CheckPlayerLevelUp" pra ser tipo:
- Código:
RankPos = CheckRank(Index)
If Getplayerlevel(index) > RankPos Then
ChangeRank Index, RankPos
Else
Exit sub
End If
Sendo que o RankPos seja os levels do Rank...Assim ele só faria o check no rank se realmente o player tivesse level maior que os já existentes, e não a cada Level Up....Você acha que funcionaria?
Pra isso eu acho teria que colocar "Rank(1 to Max_Rank) as Rankrec"
Depois colocar:
- Código:
For x = 1 to Max_Rank
RankPos(x) = CheckRank(Index)
If Getplayerlevel(index) > RankPos(x) Then
ChangeRank Index, RankPos(x)
Else
Exit sub
End If
Next x
Eu não sei, mas acho que dessa forma ele checaria de 1 até 10 no rank pra saber o level....
No mais gostei do Rank...se o problema for só aqui a partir do "LAG" , eu vejo um jeito melhor de consertar....Senão se quiser me ajudar a dinamizar o meu caso no código, agradeceria....
+1 pra você, e obrigado por contribuir, continue assim !!!
- Código:
For i = 1 To MAX_RANK
Eu não entendi bem o que você quis dizer nessa parte final, mas ele faz o que você ta dizendo, ele verifica se tem algum jogador no rank com level menor que o seu jogador, se não tiver, então ele simplesmente não continua com o sistema de mudar a posição no rank, caso tenha um jogador com level menor que o seu personagem ele sai imediatamente na Function e leva o id da posição pra o ChangeRank.
Re: Sistema de Rank Funcional
Desculpem o double post, mais pra não ficar muito bagunçada a minha mensagem
@lucas
A Function CheckRank, verifica de 1 a 10, se o jogador for level mais alto que alguém do rank, ele nem termina o For de 1 a 10, ele já sai de imediato da Function e retorna ao Sub CheckPlayerLevelUp com o valor da posição do rank, caso o jogador não esteja level mais alto que qualquer um dos 10 no rank, as próximas linhas são praticamente ignoradas, nenhuma checagem é feita a mais no rank, então usar:
@lucas
A Function CheckRank, verifica de 1 a 10, se o jogador for level mais alto que alguém do rank, ele nem termina o For de 1 a 10, ele já sai de imediato da Function e retorna ao Sub CheckPlayerLevelUp com o valor da posição do rank, caso o jogador não esteja level mais alto que qualquer um dos 10 no rank, as próximas linhas são praticamente ignoradas, nenhuma checagem é feita a mais no rank, então usar:
- Código:
For x = 1 to Max_Rank
RankPos(x) = CheckRank(Index)
Re: Sistema de Rank Funcional
Está tudo OK mesmo Valentine, o problema é que sou apressadinho e pressiono o botão de "Level Up" do painel do Administrador....
Mas pra isso, se quiser até adicionar no seu tutorial, achei uma coisa útil e boa pra se complementar também, assim:
Na "Sub CheckPlayerLevelUp" , acima de:
Com isso, nem ADM/GM/MAPPER/MONITOR/MODERADOR entra no Rank de level, tanto quanto o servidor não faz a checagem pelo o nível deles....Simples e eficiente
E agora sim entendi...valeu pela dica acima, quase que faço coisa errada aqui, obrigado
Mas pra isso, se quiser até adicionar no seu tutorial, achei uma coisa útil e boa pra se complementar também, assim:
Na "Sub CheckPlayerLevelUp" , acima de:
- Código:
' check rank
RankPos = CheckRank(Index)
If RankPos > 0 Then
ChangeRank Index, RankPos
Else
End If
- Código:
If GetPlayerAccess(Index) > ADMIN_MONITOR Then Exit Sub
Com isso, nem ADM/GM/MAPPER/MONITOR/MODERADOR entra no Rank de level, tanto quanto o servidor não faz a checagem pelo o nível deles....Simples e eficiente
E agora sim entendi...valeu pela dica acima, quase que faço coisa errada aqui, obrigado
lucas100vzs- Membro Sênior
- Mensagens : 396
Re: Sistema de Rank Funcional
Pra você ver como eu pensei em deixar o sistema mais leve o possível, se um jogador que já está no rank, upa level mais não muda a posição ele nem termina de passar pelo Sub ChangeRank, ele só altera o level no rank e sai imediatamente assim:
Então por isso que eu digo, que eu fiz de uma forma que deixasse muito leve.
- Código:
' if not change position in rank
If GetPlayerName(index) = Trim$(Rank(RankPos).Name) Then
Rank(RankPos).Level = GetPlayerLevel(index)
SaveRank
Exit Sub
End If
Então por isso que eu digo, que eu fiz de uma forma que deixasse muito leve.
Re: Sistema de Rank Funcional
aqui nao ta abrindo quando eu COLOCO /rank
@EDIT
e nao adianta falar que eu fiz alguma COISA errado pq eu nao fiz, ta tudo CERTO..
@EDIT
e nao adianta falar que eu fiz alguma COISA errado pq eu nao fiz, ta tudo CERTO..
xurana321- Membro Sênior
- Mensagens : 297
Re: Sistema de Rank Funcional
Tem certeza que você adicionou isto:xurana321 escreveu:aqui nao ta abrindo quando eu COLOCO /rank
@EDIT
e nao adianta falar que eu fiz alguma COISA errado pq eu nao fiz, ta tudo CERTO..
- Código:
' Request Rank
Case "/rank"
SendRequestRank
frmMain.picRank.Visible = Not frmMain.picRank.Visible
Re: Sistema de Rank Funcional
Certeza absoluta, eu digito /rank nao abri o ranking... tipo se eu nao tiVesse ColoCado
' Request Rank
Case "/rank"
SendRequestRank
frmMain.picRank.Visible = Not frmMain.picRank.Visible
ia apareCer q nao existia esse Comando...
' Request Rank
Case "/rank"
SendRequestRank
frmMain.picRank.Visible = Not frmMain.picRank.Visible
ia apareCer q nao existia esse Comando...
xurana321- Membro Sênior
- Mensagens : 297
Re: Sistema de Rank Funcional
alguem me ajuda pfv na linha : HandleDataSub(CSetRanking) = GetAddress(AddressOf HandleSetRanking) ta dando varivel não definida D:
@EDIT consegui , vlw marlos , mais 3 aew
@EDIT consegui , vlw marlos , mais 3 aew
guifs- Membro Vitalicio
- Mensagens : 561
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