Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
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Hugwol
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Snake
mercador321123
Caio~ C10
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Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Olá, estou fazendo uma sequência de tutoriais de como usar a Eclipse Origins(ou simplesmente EO), uma ferramenta bastante usada para criar MMORPG's no estilo 2D.
A Eclipse Origins foi criada pelo programador Robin Perris, um membro destaque do fórum Touch of Death(fórum oficial da engine Eclipse).
Para conhecer mais sobre a Eclipse Origins, entre nesse site(está em Inglês): http://www.touchofdeathforums.com/community/index.php?/page/index.html/download.html
Caso você ainda não tenha baixado a engine, segue o link de tal abaixo:
- Spoiler:
- Download direto: http://www.robin.freemmorpgmaker.com/eo_2_0_0.zip
Mirror(MediaFire): http://www.mediafire.com/?h6s5s86hci5lp4a
Mirror(Filedropper): http://www.filedropper.com/eo200
Runtimes Files(Pack com todos os arquivos necessários para poder rodar a Eclipse Origins): http://www.robin.freemmorpgmaker.com/eo_runtimes.zip
Download EO c/ Sistema de Eventos: http://adf.ly/GW8N9
OBS: O download das Runtimes é apenas necessário caso você não consiga rodar a Eclipse Origins.
Antes de começar o tutorial, estou proibindo a cópia sem permissão de qualquer conteúdo deste tópico para fora desse fórum, mesmo botando os créditos, sem a minha permissão.
___________________________________________________________________________________________________
Nesta aula iremos aprender a abrir o painel de administrador, criar mapas, usar os atributos, blocks. Iremos aprender a usar as propriedades do mapa, colocar música nele, aumentar as dimensões das tiles. Ligar mapas, mudar o nome do mapa, local de renascimento.
- Abrindo o Painel Administrativo e o editor de mapas -
Primeiro abra o server, depois abra o client. Agora entre na sua conta de ADMIN.Agora clique na caixa do chat e digite o comando /admin para abrir o Painel Administrativo. Ou simplesmente aperte o botão Insert(fui descobrir isso hoje, eu fui apertar delete e sem querer apertei insert e.e)
Esse é o Painel Administrativo, ele vai ficar aberto a maior parte do tempo enquanto estiver fazendo seu jogo, acostume-se com ele.
Agora para abrir o editor de mapas, clique no botão Map no grupo Editors.
Pronto, o editor de mapas está aberto!
- Layers(Camadas) -
Logo que o editor de mapas for aberto, aparecerá as camadas, elas são a parte física. Os layers são as camadas do mapa. Existem 3 tipos de layers, o Ground, o Mask e o Fringe. Sendo que o Mask e o Fringe tem 2 tipos cada, chamados de Mask 2 e Fringe 2.A ordem das camadas são essas(da mais baixa até a mais alta):
Ground - É como se fosse o fundo do mapa, não tem transparência e passa por cima.
Mask - Mesma coisa que o ground, só que tem a transparência e fica em cima do ground.
Mask 2 - Mesma coisa do Mask, só que fica acima dele.
Fringe - Fica acima do Ground e dos Masks, mas o personagem passa por baixo dele.
Fringe 2 - Mesmo efeito do Fringe, só que fica em cima de todas as outras camadas.
Facilmente você entenderá caso use o Photoshop, pois ele usa sistema de camadas também.
O botão Clear limpa todos os tiles pintados com o layer que está selecionado.
- Attributes(Atributos) -
Existem 13 tipos de atributos e tem 1 que não funciona, dentre eles estão:
Blocked - O tile totalmente bloqueado, tanto para NPC's quanto para jogadores normais.
Warp - Teletransportador para jogadores. Quando é clicado, aparecerá as propriedades. Nela você colocará o número do mapa, o X e o Y que diz exatamente para qual local do mapa você irá.
Item - Como o nome já diz, irá aparecer um item na tile. Quando é clicado, aparecerá as propriedades. No barra de cima você escolhe o item, e na barra de baixo você escolhe a quantidade de vezes que esse item vai aparecer na tile selecionada.
Npc Avoid - É um tipo de Blocked, mas funciona apenas para Npc's.
Key - Tentei usar mas não sei como usa =P
Key Open - Também tentei usar.
Door - Não funciona, por isso está desativado.
Npc spawn - Faz o NPC nascer nesse local. Nas propriedades dele, você seleciona qual o NPC que vai nascer nessa tile e pra onde ele vai ficar olhando quando ele nascer.
Shop - Faz aparecer uma janela de loja(outra aula ensino como criar uma loja) quando passar pela tile.
Bank - Faz aparecer a janela do banco, onde você pode depositar e tirar seus itens dele.
Heal - Quando passa por cima, o jogador ganha uma certa quantidade de vida ou magia, isso você irá definir nas propriedades.
Trap - Faz o jogador perder vida quando pisa. Você pode selecionar a quantidade de vida que o jogador perderá ao pisar nas propriedades.
Slide - Quando o jogador passa por cima do slide, ele é automaticamente levado para uma tile para qualquer direção(cima, baixo, esquerda e direita). A direção você escolhe nas propriedades.
São esses os atributos do editor de mapas.É importante lembrar que todas as vezes que eu disse propriedades, é na verdade a janelinha que abre quando você clica no atributo.
O botão Clear deleta todos os atributos do mapa.
- Block -
O Block é um tipo de atributo Blocked, só que multidirecional. Ele pode ser usado para fazer sistemas como o da cerca do Pokémon(veja a imagem):
- Properties(Propriedades) -
Como o nome já diz, as propriedades mostram os dados do mapa, como o nome, a música e entre outros. Para acessá-la, basta clicar no botão Properties no Editor de Mapas.
E pronto, as propriedades do mapa já estão aparecendo na sua tela!
Existem vários tipos de dados nas propriedades do mapa, dentre eles estão:
Name - É lá que você vai botar o nome do mapa. O nome vai aparecer no topo da tela do jogo.
https://2img.net/h/oi47.tinypic.com/2r61yyx.png
Map Links - São os mapas ligados à esse mapa. Onde está escrito Current Map é o número do mapa atual. E nas caixas de texto você vai colocar o número do mapa ligado. Na caixa de cima você vai colocar o mapa que você irá se for para o norte, e assim por diante.
https://2img.net/h/oi50.tinypic.com/11aik9i.png
Boot Settings - É o lugar exato para onde você vai se morrer nesse mapa.
https://2img.net/h/oi50.tinypic.com/s16vr7.png
Max Sizes - É a dimensão do mapa em tiles. O padrão é 14x11, e menor que isso não dá pra colocar.
https://2img.net/h/oi50.tinypic.com/2ag0ozk.png
Map Settings - É o tipo do mapa. Se ele é for Safe Zone, o PK fica desativado. E se for None, o PK fica ativado.
https://2img.net/h/oi47.tinypic.com/a8tx0.png
NPCs - São os NPC's do mapa. Para colocar basta clicar na seta la embaixo e seleciona o NPC que você quiser.
https://2img.net/h/oi50.tinypic.com/2visbyb.png
Music - É a música que anima o jogo. Enquanto você está nesse mapa, a música fica tocando(a não ser que desative a função de música no Options do jogo).
https://2img.net/h/oi46.tinypic.com/316mgdx.png
Pronto, agora para finalizar o seu mapa, basta aperta no botão Ok das propriedades e Send do Editor de Mapas.
---
Dica¹: Para colocar novas tilesets no seu jogo, basta entrar no diretório ...\client\data files\graphics\tilesets e colocar a sua tileset no formato .BMP e renomeá-la na ordem numérica.
Dica²: Para selecionar mais de uma tile basta clicar e arrastar sobre a tileset.
---
___________________________________________________________________________________________________
Bem pessoal, mais uma parte da série terminado. Espero que tenham gostado e principalmente aprendido a utilizar todas as funções do Editor de Mapas. Lembrem-se, o mapa é o que deixa o jogo bonito, por isso treine muito.
Aula anterior: Conhecendo a interface
Próxima aula: Criando npc's
Créditos:
Robin Perris - Por criar a Eclipse Origins
Caio~ C10 - Pelo tutorial
Gostou? Não custa nada comentar.
Robin Perris - Por criar a Eclipse Origins
Caio~ C10 - Pelo tutorial
Gostou? Não custa nada comentar.
Última edição por Caio~ C10 em Dom 13 Jan 2013, 16:16, editado 1 vez(es)
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Caio Aquele Log E Do Will Maia Coloca Os Creditos Dele Tbm Pelo Blog Da Xstrond Mas Pelo Turtu
mercador321123- Membro Vitalicio
- Mensagens : 503
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Valew manow pelomenos vc olhou pros novatos valew continue com suas aulas xD +1
Snake- Membro
- Mensagens : 108
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Que bom que gostou ^^ Fiz especialmente para novatos que não sabem de nada da engine. Eu tava pensando em parar de fazer por preguiça mas agora vou voltar. Aguarde o próximo tutorial.
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Boa iniciativa Caio =D irá ajudar muitos novatos ^^
Att,
SrLoks~
Att,
SrLoks~
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Tinham algumas coisas que eu não sabia direito para o que serviam ou não sabia como usar,
como aquelas setinhas do block, agora eu sei para o que servem. Com certeza vai ajudar muitas outras pessoas também.
Parabéns e +1!
como aquelas setinhas do block, agora eu sei para o que servem. Com certeza vai ajudar muitas outras pessoas também.
Parabéns e +1!
Hugwol- Novato
- Mensagens : 20
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Tenho de adimitir ficou ótimo esse tutorial !
+1 Crédito Caio
+1 Crédito Caio
Frozen- Membro Veterano
- Mensagens : 1339
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Pois é, eu tb. Quando comecei a usar o EO eu não sabia de nada. Painel de controle pra editar mapa? Eu nunca tinha pensado nisso. Baixei o EO e disse:Katekyo escreveu:Tenho de adimitir ficou ótimo esse tutorial !
+1 Crédito Caio
-Cadê o editor de mapas?
Vim aqui e descobri que era dentro do jogo e talz, e não tinha comentando nada. Realmente muito bom, me ajudou com o basicão. Vlw o/
Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
Caio os links que você colocou na parte do tópico de Properties, estão dando em uma página errada. O final de seus links estão .png o certo é .php, coloquei aqui e me direcionou para página certa. Fora isso ótimo post, ajudou bastante. Obrigado
VictorHarry- Novato
- Mensagens : 8
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