[Tutorial] Iniciando com Eclipse Origins #1
Página 1 de 1
[Tutorial] Iniciando com Eclipse Origins #1
Nesse tutorial vou explicar como começar um jogo na Eclipse Origins.A Eclipse Origins é uma continuação do projeto inicial da Eclipse feita pela Touch of Death Productions. E lá você vai encontrar diversos tutoriais mais detalhados, criados pelos proprios programadores da engine. Ela é baseada na linguagem Visual Basic 6 e o download do programa será postado logo no final do tutorial.
Você pode encontrar o download dela aqui, onde se localizam tambem as biblioteca Dll's necessárias para o funcionamento da engine: Tópico da Eclipse Origins 2.6
Embora não seja a que eu costumo usar*, essa versão do Eclipse Origins é a ideal pra quem quer começar aprender a mecher nela. Vem com sistemas de Quest e Pet que foram adicionados pelos membros da ToD( Touch of Death )
Após terminar o download, você deve extrair tudo para uma pasta. Nessa pasta você verá duas pastas, são elas:
Client: É a pasta do cliente do jogo, onde fica a parte gráfica e o ClientSide que é o "apelido" dado aos arquivos que são usados na programação da engine.
Essa pasta deve conter os seguintes itens:
Server: É o servidor da engine, onde ela fica hospedada, ninguém consegue entrar se ela estiver desligada, e para isso tem-se três opções:
1 - Comprar um host dedicado 24 horas
2 - Ligar seu servidor por hamachi e emular uma rede LAN
3 - Abrir as portas do modem e deixar o servidor online no seu computador
Essa pasta deve conter os seguintes itens:
Estrutura da pasta Client: Data Files
O Data files da pasta client é onde fica toda a parte gráfica, sonora, e os mapas do ClientSide do seu jogo, lá se encontra tudo o que você vai poder usar no seu jogo ( E o que você inserir também)
Dentro dessa pasta deve conter os seguintes itens:
A pasta Graphics
A pasta graphics, como dito anteriormente, é onde fica todos os gráficos do seu jogo no padrão .BMP, lá ocorre qualquer modificação gráfica, e qualquer sprite que você queira adicionar, deve ser adicionado de acordo com o tipo.
A pasta deve conter:
Server Side Data
O Server, como explicado antes, é o executavel que serve de host do jogo, a pasta data é onde ficam as informações sobre o jogo, nela deve conter-se os seguintes itens, a diferença é que você raramente vai precisar mexer nessa pasta:
Observação importante: Tudo o que você fizer in-game ficar registrado aqui, então qualquer arquivo deletado aqui consequentemente irá refletir no server, por exemplo: Se eu fizer um mapa no Map2 e deletar o mapa nessa pasta, ele deixará de existir, então tome muito cuidado ao entrar nessa pasta.
Logo mais estarei fazendo outros tutoriais sobre mapeamento, criação de itens, npcs, e a engine que eu uso atualmente. A Eclipse Advanced!
Você pode encontrar o download dela aqui, onde se localizam tambem as biblioteca Dll's necessárias para o funcionamento da engine: Tópico da Eclipse Origins 2.6
Embora não seja a que eu costumo usar*, essa versão do Eclipse Origins é a ideal pra quem quer começar aprender a mecher nela. Vem com sistemas de Quest e Pet que foram adicionados pelos membros da ToD( Touch of Death )
Após terminar o download, você deve extrair tudo para uma pasta. Nessa pasta você verá duas pastas, são elas:
Client: É a pasta do cliente do jogo, onde fica a parte gráfica e o ClientSide que é o "apelido" dado aos arquivos que são usados na programação da engine.
Essa pasta deve conter os seguintes itens:
- Código:
-data files
-scr
-client.vbp
-client.vbw
-Modification(S) 2.6 Nova.exe (Engine)
Server: É o servidor da engine, onde ela fica hospedada, ninguém consegue entrar se ela estiver desligada, e para isso tem-se três opções:
1 - Comprar um host dedicado 24 horas
2 - Ligar seu servidor por hamachi e emular uma rede LAN
3 - Abrir as portas do modem e deixar o servidor online no seu computador
Essa pasta deve conter os seguintes itens:
- Código:
-data
-scr
-server.vbp
-server.vbw
-Server.exe
Estrutura da pasta Client: Data Files
O Data files da pasta client é onde fica toda a parte gráfica, sonora, e os mapas do ClientSide do seu jogo, lá se encontra tudo o que você vai poder usar no seu jogo ( E o que você inserir também)
Dentro dessa pasta deve conter os seguintes itens:
- Código:
-graphics - São os gráficos do jogo.
-logs - Os erros que dão no client.
-maps -Mapas clientside
-music -Músicas de fundo do jogo
-sound -Sons do jogo (ataque, poderes e etc...)
-config.ini - Aqui se configura alguns detalhes do seu jogo
-news.txt - Texto que fica na entrada da engine, como novidades.
A pasta Graphics
A pasta graphics, como dito anteriormente, é onde fica todos os gráficos do seu jogo no padrão .BMP, lá ocorre qualquer modificação gráfica, e qualquer sprite que você queira adicionar, deve ser adicionado de acordo com o tipo.
A pasta deve conter:
- Código:
-animations - É onde ficam os sprites de animações, o que você pode usar para dar efeitos aos poderes.
-characters - É onde ficam as sprites dos players e dos NPCS do jogo.
-faces - São as faces dos sprites dos players, elas aparecem no menu Character in-game.
-gui - É a interface do jogo, e a unica parte gráfica que foge do padrão, suas imagens são .JPG
-items - São os icones dos itens do jogo
-paperdolls - São as sprites dos itens que aparecem nos personagens.
-resources - São as sprites dos recursos (Mineração, pesca, cortar arvores e etc)
-spellicons - São os ícones dos spells que ficam na Hotbar
-tilesets - São os tilesets as partes graficas dos mapas, com eles você faz seus mapas usando o Map editor in game
-bars.bmp - Barras de HP e MP
-blood.bmp - O sangue que fica no chão quando alguem morre
-direction.bmp - Flechas direcionais de block do map editor
-misc.bmp - Um arquivo que serve como fundo para algumas coisas, praticamente inutil.
-target.bmp - Mostra quem você está selecionando com o mouse.
Server Side Data
O Server, como explicado antes, é o executavel que serve de host do jogo, a pasta data é onde ficam as informações sobre o jogo, nela deve conter-se os seguintes itens, a diferença é que você raramente vai precisar mexer nessa pasta:
- Código:
-accounts - Onde ficam as informações sobre as contas dos players
-animations - Informações sobre animações
-banks - Informações sobre o que tem nos bancos dos players
-items - Informações sobre os itens do servidor
-logs - Informações sobre os erros que ocorrem no servidor
-maps - Informações sobre os mapas, e a formação dos tiles neles
-npcs -Informações sobre os npcs.
-quest - Informações sobre as quests do jogo
-resources - Informações sobre os recursos de mineração e etc.
-shops - Informações sobre os npcs vendedores do jogo
-spells - Informações sobre os poderes do jogo
-banlist.txt - A lista de players banidos
-classes.ini - As classes que existem no jogo. É um arquivo muito importante, é onde você adiciona, retira ou modifica as classes
-options - Opções do Server.
Observação importante: Tudo o que você fizer in-game ficar registrado aqui, então qualquer arquivo deletado aqui consequentemente irá refletir no server, por exemplo: Se eu fizer um mapa no Map2 e deletar o mapa nessa pasta, ele deixará de existir, então tome muito cuidado ao entrar nessa pasta.
Logo mais estarei fazendo outros tutoriais sobre mapeamento, criação de itens, npcs, e a engine que eu uso atualmente. A Eclipse Advanced!
Angel of Death- Novato
- Mensagens : 15
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Iniciando na Eclipse Origins #3 Animações
» [Tutorial] Iniciando com Eclipse #2 Map Editor
» Tutorial Base para Eclipse Origins - VB!
» Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
» Tutorial de Eclipse Origins - Conhecendo a Interface
» [Tutorial] Iniciando com Eclipse #2 Map Editor
» Tutorial Base para Eclipse Origins - VB!
» Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas
» Tutorial de Eclipse Origins - Conhecendo a Interface
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Dom 08 Abr 2018, 18:40 por JorgeZinhoo002
» Ojkjeeeee
Seg 10 Out 2016, 23:19 por Frozen
» Naruto Great Ninja Batle
Dom 09 Out 2016, 14:29 por GuiinhoLP
» Recrutamento de um Designer para jogo de CDZ.
Sex 23 Set 2016, 18:37 por newbie123
» Serviços de suporte maker( Programação , Design , PixelArt ) E Vendas de Jogos
Qui 22 Set 2016, 20:11 por Eduardo
» Serviços de suporte maker( Programação , Design , PixelArt ) E Vendas de Jogos
Qui 22 Set 2016, 20:11 por Eduardo
» Serviços de suporte maker( Programação , Design , PixelArt ) E Vendas de Jogos
Qui 22 Set 2016, 20:09 por Eduardo
» Projeto Dbz
Qua 31 Ago 2016, 23:46 por 157
» Avaliação - Sprites Naruto
Qua 31 Ago 2016, 17:09 por 157
» [Sprites] DBZ (Plix)
Qua 31 Ago 2016, 14:13 por 157
» Super Pack - Bleach V.2
Qua 31 Ago 2016, 13:02 por 157
» [PEDIDO][PROJETO][RECRUTAMENTO] DYNISTYGAMES
Ter 30 Ago 2016, 10:04 por 157
» [PEDIDO][PROJETO][RECRUTAMENTO] DYNISTYGAMES
Ter 30 Ago 2016, 10:03 por 157
» [PEDIDO][PROJETO][RECRUTAMENTO] DYNISTYGAMES
Ter 30 Ago 2016, 10:02 por 157
» [Pedido] Contador de resets na FrmMain
Sáb 13 Ago 2016, 17:45 por killers97
» [Recrutamento]
Qua 10 Ago 2016, 23:09 por Monsters
» Ajuda erro no Cliente e Servidor do EEB 2.6!
Qua 20 Jul 2016, 19:53 por Binholx
» Como criar tilesets para Eclipse Origins 3.0 (POKÉMON)
Qua 29 Jun 2016, 19:46 por Sir Aaron
» Recursos Pokemons
Qua 29 Jun 2016, 19:34 por Sir Aaron
» erro frm flash
Qua 25 maio 2016, 13:51 por vava123
» Pedido - Pack de star wars
Qui 19 maio 2016, 05:06 por edsonpet
» [Ajuda] Sobre como por o servidor on por ip fixo
Ter 17 maio 2016, 16:14 por vava123
» Illusion Dimension - O Misterio do ID: BETA TESTE ONLINE
Sex 06 maio 2016, 20:02 por LksFlorencio
» [NSME] Naruto Shinobi Maker Engine
Qua 23 Mar 2016, 15:11 por luana1457
» Script /base,/casa Igual DBZ Forces
Dom 21 Fev 2016, 07:34 por JorgeZinhoo002
» [Pedido]Colar Tsunade item sprite eclipse origin
Qui 21 Jan 2016, 07:38 por lawllietbr
» [Pedido] Elysium
Sáb 19 Dez 2015, 11:31 por luana1457
» Naruto - Recruta
Ter 15 Dez 2015, 18:40 por Uchiha ~
» [Avaliação] - Kirito from Sword Art Online; Red and Pikachu from Pokemon.
Qua 25 Nov 2015, 13:43 por Thanakii
» [Avaliação] - Kenpachi Zaraki from Bleach; Libra Shiryu From Saint Seiya.
Qua 25 Nov 2015, 12:55 por Thanakii
» Demonstração de Sprites (Á VENDA!)
Qua 25 Nov 2015, 12:40 por Thanakii
» [Sistema de Reset]Para Eclipse .
Ter 24 Nov 2015, 16:51 por VithorUchi
» Cada Guild Nascer em Certo Mapa
Qui 12 Nov 2015, 06:13 por fabiofeijó_HIT
» Dragon Ball z Fusion A Grande Volta
Qui 29 Out 2015, 15:17 por fabiofeijó_HIT
» Ajuda com Ip fixo
Seg 26 Out 2015, 16:07 por GalaxyHells15
» Como Fazer um GUI no Eclipse Origins
Dom 18 Out 2015, 22:10 por Jeanleee
» Shisui Susanoo
Dom 18 Out 2015, 20:23 por Jeanleee
» Fantasy Art Online
Dom 18 Out 2015, 16:41 por daviih123
» Ajuda !!
Seg 05 Out 2015, 12:13 por andersonzika
» como passar o usuário e senha para o MainMenu?
Seg 28 Set 2015, 22:03 por Bëzerk
» Ru time ero 13 Type mismatch
Seg 28 Set 2015, 09:08 por andredarle
» Jarvis 1.3 Download
Qua 23 Set 2015, 18:42 por soares125
» [Avaliação/Disponibilização]Árvore 64x64
Qua 23 Set 2015, 15:15 por Over~
» Mlk's Zikas Signatures
Ter 22 Set 2015, 21:15 por Aikawa Reborn'
» Pedido de Sistemas
Dom 20 Set 2015, 18:05 por cleyton_05
» [AjudaEEB]Gerador de EXP
Qua 16 Set 2015, 14:04 por Over~
» [Avaliar] Base, Humano e Goblin.
Seg 14 Set 2015, 22:51 por .iBlaz3.
» Fabrica do Tio Cronos!
Dom 13 Set 2015, 21:31 por [ADM]Cronos
» [PixelArt] Minion - Meu malvado favorito
Dom 13 Set 2015, 12:51 por [ADM]Cronos
» [Avaliar] Goku Dragon Ball Z
Qua 05 Ago 2015, 21:36 por Setrux