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[Tutorial] Iniciando com Eclipse Origins #1

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Mensagem por Angel of Death Ter 14 maio 2013, 13:43

Nesse tutorial vou explicar como começar um jogo na Eclipse Origins.A Eclipse Origins é uma continuação do projeto inicial da Eclipse feita pela Touch of Death Productions. E lá você vai encontrar diversos tutoriais mais detalhados, criados pelos proprios programadores da engine. Ela é baseada na linguagem Visual Basic 6 e o download do programa será postado logo no final do tutorial.
Você pode encontrar o download dela aqui, onde se localizam tambem as biblioteca Dll's necessárias para o funcionamento da engine: Tópico da Eclipse Origins 2.6
Embora não seja a que eu costumo usar*, essa versão do Eclipse Origins é a ideal pra quem quer começar aprender a mecher nela. Vem com sistemas de Quest e Pet que foram adicionados pelos membros da ToD( Touch of Death )

Após terminar o download, você deve extrair tudo para uma pasta. Nessa pasta você verá duas pastas, são elas:

Client: É a pasta do cliente do jogo, onde fica a parte gráfica e o ClientSide que é o "apelido" dado aos arquivos que são usados na programação da engine.

Essa pasta deve conter os seguintes itens:
Código:

-data files
-scr
-client.vbp
-client.vbw
-Modification(S) 2.6 Nova.exe (Engine)

Server: É o servidor da engine, onde ela fica hospedada, ninguém consegue entrar se ela estiver desligada, e para isso tem-se três opções:
1 - Comprar um host dedicado 24 horas
2 - Ligar seu servidor por hamachi e emular uma rede LAN
3 - Abrir as portas do modem e deixar o servidor online no seu computador

Essa pasta deve conter os seguintes itens:
Código:

-data
-scr
-server.vbp
-server.vbw
-Server.exe


Estrutura da pasta Client: Data Files

O Data files da pasta client é onde fica toda a parte gráfica, sonora, e os mapas do ClientSide do seu jogo, lá se encontra tudo o que você vai poder usar no seu jogo ( E o que você inserir também)

Dentro dessa pasta deve conter os seguintes itens:
Código:

-graphics - São os gráficos do jogo.
-logs - Os erros que dão no client.
-maps -Mapas clientside
-music -Músicas de fundo do jogo
-sound -Sons do jogo (ataque, poderes e etc...)
-config.ini - Aqui se configura alguns detalhes do seu jogo
-news.txt - Texto que fica na entrada da engine, como novidades.

A pasta Graphics

A pasta graphics, como dito anteriormente, é onde fica todos os gráficos do seu jogo no padrão .BMP, lá ocorre qualquer modificação gráfica, e qualquer sprite que você queira adicionar, deve ser adicionado de acordo com o tipo.

A pasta deve conter:
Código:

-animations - É onde ficam os sprites de animações, o que você pode usar para dar efeitos aos poderes.
-characters - É onde ficam as sprites dos players e dos NPCS do jogo.
-faces - São as faces dos sprites dos players, elas aparecem no menu Character in-game.
-gui - É a interface do jogo, e a unica parte gráfica que foge do padrão, suas imagens são .JPG
-items - São os icones dos itens do jogo
-paperdolls - São as sprites dos itens que aparecem nos personagens.
-resources - São as sprites dos recursos (Mineração, pesca, cortar arvores e etc)
-spellicons - São os ícones dos spells que ficam na Hotbar
-tilesets - São os tilesets as partes graficas dos mapas, com eles você faz seus mapas usando o Map editor in game
-bars.bmp - Barras de HP e MP
-blood.bmp - O sangue que fica no chão quando alguem morre
-direction.bmp - Flechas direcionais de block do map editor
-misc.bmp - Um arquivo que serve como fundo para algumas coisas, praticamente inutil.
-target.bmp - Mostra quem você está selecionando com o mouse.


Server Side Data

O Server, como explicado antes, é o executavel que serve de host do jogo, a pasta data é onde ficam as informações sobre o jogo, nela deve conter-se os seguintes itens, a diferença é que você raramente vai precisar mexer nessa pasta:
Código:

-accounts - Onde ficam as informações sobre as contas dos players
-animations - Informações sobre animações
-banks - Informações sobre o que tem nos bancos dos players
-items - Informações sobre os itens do servidor
-logs - Informações sobre os erros que ocorrem no servidor
-maps - Informações sobre os mapas, e a formação dos tiles neles
-npcs -Informações sobre os npcs.
-quest - Informações sobre as quests do jogo
-resources - Informações sobre os recursos de mineração e etc.
-shops - Informações sobre os npcs vendedores do jogo
-spells - Informações sobre os poderes do jogo
-banlist.txt - A lista de players banidos
-classes.ini - As classes que existem no jogo. É um arquivo muito importante, é onde você adiciona, retira ou modifica as classes
-options - Opções do Server.

Observação importante: Tudo o que você fizer in-game ficar registrado aqui, então qualquer arquivo deletado aqui consequentemente irá refletir no server, por exemplo: Se eu fizer um mapa no Map2 e deletar o mapa nessa pasta, ele deixará de existir, então tome muito cuidado ao entrar nessa pasta.


Logo mais estarei fazendo outros tutoriais sobre mapeamento, criação de itens, npcs, e a engine que eu uso atualmente. A Eclipse Advanced!
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