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Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics

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Mensagem por DragonicK Qui 22 Ago 2013, 17:34

A classe Bitmap pode ser acessada por System.Drawing e há vários construtores que você irá usar dependendo da ocasião.

Construtor do Bitmap em C#:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics Xaw
Construtor do Bitmap em VB:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics 9an1

Exemplos de uso
C#:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics Gk
VB:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics 56y5

Agora, vamos carregar nosso personagem para a memoria.
C#:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics 1mqo
VB:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics Fm7

Se por acaso, você estiver trabalhando com uma imagem que tenha o fundo preto ou qualquer outra cor, você pode usar o método maketransparent() e como parâmetro, a cor do fundo.

Exemplo:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics Gnnh
No nosso caso, não há necessidade pois estamos usando uma imagem com o fundo transparente.

O que é GDI?
O GDI, ou Graphics Device Interface, é um dos três subsistemas principais do Microsoft Windows. É um padrão desse sistema operacional para representar objetos gráficos e transmiti-los para dispositivos de saída, como monitores e impressoras.
É responsável por tarefas como desenhar linhas, curvas e fontes, providenciando todo um API específico para a execução dessas operações.


GDI+ é a evolução próxima de GDI. Usando Objetos GDi em versões anteriores do Visual Studio foi uma dor. No Visual Studio .NET, a Microsoft tem tido o cuidado com a maioria dos problemas GDI e, fizeram mais fácil de usar.

GDI+ reside na System.Drawing.dll assembly.Todas as classes GDI+ estão residente em System.Drawing, System.Text, System.Printing, System.Internal, System.Imaging, System.Drawing2D e System.Design.

Inicializando a classe Graphics
C#
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics 12c6
VB:
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics Tbwx

Agora que já sabemos como inicializar vamos tentar desenhar a sprite, crie um botão para usar o método DrawImagem()

DrawImagem( Imagem, Coordenada X, Coordenada Y)

Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics 4fbt

Usei um botão para demonstrar o uso do DrawImagem(), se você colocar esse método dentro do Form_Load, a imagem não será desenhada na form; o motivo eu desconheço.

A imagem foi desenhada na coordenada x0 e y0.
Criando jogos em .NET - Classe Bitmap e Graphics 26s2

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