Usando DirectX 7 no EO
+4
Pablo
Eduardo
Sαkurαy
V-Force
8 participantes
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Usando DirectX 7 no EO
Bom, faz um bom tempo que não faço um tutorial, mas vamos ao que importa rs.
Primeiramente vamos começar com o Rect.
• O que seria o Rect?
- Nada mais, nada menos do que um Rectangle(Retangulo), que define as coordenada (do tipo pixel) de inicio e fim do desenho de uma imagem, tendo tambem poder definir o Altura, Largura, e até mesmo coordenadas de onde deve aparecer a imagem(No caso do bltToDC).
• Como que funciona?
- Vou ser direto a um exemplo, porque acho que muita teoria deixa o raciocinio confuso.
Agora vamos para a parte de bltFast do DirectX7
• O que seria o bltFast?
- É a função que desenha as surface em uma hwnd.
• Como usa-lo?
- Vou usar a surface das sprites e algumas funções do EO no exemplo.
Bom essa função só desenha na tela do game.
Vamos agora para a parte de desenho em uma picturebox, que é o bltToDC.
• O que seria o bltToDC?
- É uma função semelhante ao do bltFast, porem ele pode desenhar as surfaces em outras picturebox que é independente do clipped(No caso de bltFast/Clipped seria a picScreen do frmMain).
• Como usar?
- Vou usar dessa vez como exemplo as surfaces dos Items e funções do EO.
Bom por hoje só...
Créditos
V-Force(Por criar o tutorial e postar)
Primeiramente vamos começar com o Rect.
• O que seria o Rect?
- Nada mais, nada menos do que um Rectangle(Retangulo), que define as coordenada (do tipo pixel) de inicio e fim do desenho de uma imagem, tendo tambem poder definir o Altura, Largura, e até mesmo coordenadas de onde deve aparecer a imagem(No caso do bltToDC).
• Como que funciona?
- Vou ser direto a um exemplo, porque acho que muita teoria deixa o raciocinio confuso.
- Código:
'Exemplo do uso da rect
Dim rec As Rect
With rec
'Inicio da imagem (Altura/Height)
.Top = 0
'Fim da Image (Altura/Height)
.Bottom = .Top + Y ' Y = É o valor que vai determinar a altura e o fim da imagem
'Inicio da imagem (Largura/W idth)
.Left = 0
'Fim da Image (Largura/W idth)
.Bottom = .Top + X ' X = É o valor que vai determinar a largura e o fim da imagem
End With
Agora vamos para a parte de bltFast do DirectX7
• O que seria o bltFast?
- É a função que desenha as surface em uma hwnd.
• Como usa-lo?
- Vou usar a surface das sprites e algumas funções do EO no exemplo.
- Código:
Dim rec As Rect
Dim X as long, Y as long, W as Long, Height as Long
Dim Sprite as long
'Numero da Sprite
Sprite = GetPlayerSprite(MyIndex)
'Coordenadas de onde a surface deve ser desenhada.
X = 12 * 32
Y = 8 * 32
'Tamanhos
Height = DDSD_Character(Sprite).lHeight / 4
W = DDSD_Character(Sprite.lWidth / 4
'Rectangle
With rec
.Top = 0 ' Inicio/Altura
.Bottom = .Top + Height ' Fim/Altura
.Left = 0 ' Inicio/Largura
.Right = .Left + W ' Fim/Largura
End With
'Função bltFast usada para o desenho pelo o EO
Engine_BltFast X, Y, DDS_Character(Sprite), rec, DDBLTFAST_WAIT Or DDBLTFAST_SRCCOLORKEY
'Porem pode ser usado tambem por:
'DDS_BackBuffer.BltFast X, Y, DDS_Character(Sprite), rec, DDBLTFAST_WAIT Or DDBLTFAST_SRCCOLORKEY
Bom essa função só desenha na tela do game.
Vamos agora para a parte de desenho em uma picturebox, que é o bltToDC.
• O que seria o bltToDC?
- É uma função semelhante ao do bltFast, porem ele pode desenhar as surfaces em outras picturebox que é independente do clipped(No caso de bltFast/Clipped seria a picScreen do frmMain).
• Como usar?
- Vou usar dessa vez como exemplo as surfaces dos Items e funções do EO.
- Código:
Dim imgRec as RECT,destRec as RECT
'Meio que um Clear/Reset na picturebox
picTeste.cls
'imgRec seria o rectangle do inicio e fim das surfaces
With imgRec
.Top = 0
.Bottom = .Top + 32
.Left = 0
.Rigth = .Left + 32
End With
'destRec é o rectangle que vai definir a altura/largura e coordenadas de onde a imagem deve aparecer na picturebox.
With destRec
.Top = 5
.Bottom = .Top + 32
.Left = 5
.Right = .Left + 32
End With
'Função usada para desenhar na picturebox
Engine_bltToDC DDS_Item(ItemNum), imgRec, destRec, picTeste, False
'A função de desenhar na picturebox pode tambem é a mesma que:
'DDS_Item(ItemNum).BltToDC picTeste.hDC, imgRec, destRec
Créditos
V-Force(Por criar o tutorial e postar)
Última edição por V-ƒorce em Sáb 05 maio 2012, 11:18, editado 1 vez(es)
V-Force- Administrador V-Force
- Mensagens : 933
Re: Usando DirectX 7 no EO
Muito bom V-Force, já ajuda alguns negos ae
+2 créditos
+2 créditos
Sαkurαy- Membro Veterano
- Mensagens : 1386
Re: Usando DirectX 7 no EO
nao entende muito para q server mais vindo de vc +1
Eduardo- Membro Veterano
- Mensagens : 1178
Re: Usando DirectX 7 no EO
nossa v-force muito bom cara, ainda mais que agora que comecei a aprender eo e com isso irei aprender mais sobre DirectX ^^ +1 ;D
Pablo- Moderador Global
- Mensagens : 1371
Re: Usando DirectX 7 no EO
otimo V-Force vai ajudar muita gente (pelo menos as que querem aprender) +1 cred
wesleysilva9- Membro
- Mensagens : 178
Re: Usando DirectX 7 no EO
não entendi para que serve, alguém poderia me explicaar?
lraniel- Membro
- Mensagens : 240
Re: Usando DirectX 7 no EO
Acredito que demorou mais pra você postar isso do que se fosse abrir o eclipse e descobrir o que é.
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