[Tutorial] Iniciando com Eclipse #2 Map Editor
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[Tutorial] Iniciando com Eclipse #2 Map Editor
Mapeamento, camadas e simetria
O Mapeamento do jogo é uma força-chave, se você não tiver bons mapas, raramente terá algum player no seu jogo. Para abrir o editor de mapas você deve ter ranking de Mapper ou superior, você pode fazer isso abrindo o servidor, ir na aba Players, selecionar a conta/char desejado, clicar com o botão direito e clicar no RANK desejado.
Ao fazer isso, volte para a janela do jogo, aperte INSERT e ele abrira o Painel de Adiministração, um painel que facilita a vida dos adiministradores contendo atalhos para as funções, selecione o Map Editor. Ao abrir o map editor você vai dar de cara com os primeiros tilesets. Tilesets são as imagens que contem as peças para o seus mapas, você pode adicionar quantos tilesets quiser, mas sempre na regra dos multiplos de dois citado anteriormente na segunda aula.
Ao abrir o editor você verá tambem no canto direito os Layers que são as camadas do mapa, e são eles:
Os tipos
Os tipos são os Layers, Attributes e Blocks. Os layers como dito anteriormente, são as camadas para construir o mapa, os Attributes (Ou atributos) São ações que você coloca no mapa, clique no Botão Attritubtes e você verá:
E também verá os Blocks Direcionais, são bloqueios mais precisos, porem dao mais tabalho para colocar.
Properties
São as propriedades do mapa, onde você pode colocar um tema de fundo, npcs, a moral do mapa (Seguro ou zona PVP), o nome do mapa, e o tamanho.
Map Links
Lá mostra o mapa atual e os lados de teleporte. Por exemplo, se você está fazendo um mapa, o link serve como a junção. Se você estiver no mapa 1 e colocar no Link direito o mapa 2, quando você chegar no final do lado direito do mapa 1, você irá para o mapa 2.
NPCs
Mostra os NPCs que se encontram no mapa, cada mapa suporta até 30 NPCs, isso pode ser modificado no código do servidor.
Max Sizes
São os tamanhos do mapa, cada mapa tem tamanho individual, e esses tamanhos podem ser modificados nesse espaço
A simetria
Dependendo do tipo de mapa, a simetria é algo que sempre pega os desprevinidos e acaba estragrando os mapas de quem faz, por exemplo um bosque, você coloca montanhas retas, quase que retângulos, esse é um grande erro, elas devem ser sempre tortuosas, e com o maximo de detalhes possíveis, não faça uma repetição exagerada de tilesets, isso cansa o olho do jogador, evite ao máximo fazer isso, coloque falhas no chão usando diferentes tiles, pois a grama nunca é perfeita, flores, grama alta e árvores também são sempre bem-vindas, isso ajuda a diferenciar o seus mapas pois ele não ficará na mesmisse, algo que atrapalha muito a parte gráfica do jogo.
O Mapeamento do jogo é uma força-chave, se você não tiver bons mapas, raramente terá algum player no seu jogo. Para abrir o editor de mapas você deve ter ranking de Mapper ou superior, você pode fazer isso abrindo o servidor, ir na aba Players, selecionar a conta/char desejado, clicar com o botão direito e clicar no RANK desejado.
Ao fazer isso, volte para a janela do jogo, aperte INSERT e ele abrira o Painel de Adiministração, um painel que facilita a vida dos adiministradores contendo atalhos para as funções, selecione o Map Editor. Ao abrir o map editor você vai dar de cara com os primeiros tilesets. Tilesets são as imagens que contem as peças para o seus mapas, você pode adicionar quantos tilesets quiser, mas sempre na regra dos multiplos de dois citado anteriormente na segunda aula.
Ao abrir o editor você verá tambem no canto direito os Layers que são as camadas do mapa, e são eles:
- Código:
Ground : O chão
Mask : O que fica acima do chão
Mask 2: O que fica acima do Mask
Fringe: O que fica acima de ground, mask e mask 2, npcs e players
Fringe2: O que fica acima do Fringe
Os tipos
Os tipos são os Layers, Attributes e Blocks. Os layers como dito anteriormente, são as camadas para construir o mapa, os Attributes (Ou atributos) São ações que você coloca no mapa, clique no Botão Attritubtes e você verá:
- Código:
Blocked - Por onde os players não podem passar
Warp - Teletransporte
Item - Um item fica naquele local
Npc Avoid - O NPC não pode passar naquele local
Key - Onde é necessário uma chave
Key Open - Onde a key vai abrir (Só para puzzles, por exemplo, você abre uma porta no mapa 1 e libera ela no mapa 2)
Resource - Pesca, Mineração e outros
Door - Sem função
Npc Spawn - Onde nasce o NPC escolhido por você
Shop - Uma loja de itens
Bank - Banco dos players
Heal - Quando o player passar em cima ele é curado
Trap - Quando o player passar em cima ele toma dano
Slide - O player desliza pelo Tile
Scripted - Scripts pré feitos.
E também verá os Blocks Direcionais, são bloqueios mais precisos, porem dao mais tabalho para colocar.
Properties
São as propriedades do mapa, onde você pode colocar um tema de fundo, npcs, a moral do mapa (Seguro ou zona PVP), o nome do mapa, e o tamanho.
Map Links
Lá mostra o mapa atual e os lados de teleporte. Por exemplo, se você está fazendo um mapa, o link serve como a junção. Se você estiver no mapa 1 e colocar no Link direito o mapa 2, quando você chegar no final do lado direito do mapa 1, você irá para o mapa 2.
NPCs
Mostra os NPCs que se encontram no mapa, cada mapa suporta até 30 NPCs, isso pode ser modificado no código do servidor.
Max Sizes
São os tamanhos do mapa, cada mapa tem tamanho individual, e esses tamanhos podem ser modificados nesse espaço
A simetria
Dependendo do tipo de mapa, a simetria é algo que sempre pega os desprevinidos e acaba estragrando os mapas de quem faz, por exemplo um bosque, você coloca montanhas retas, quase que retângulos, esse é um grande erro, elas devem ser sempre tortuosas, e com o maximo de detalhes possíveis, não faça uma repetição exagerada de tilesets, isso cansa o olho do jogador, evite ao máximo fazer isso, coloque falhas no chão usando diferentes tiles, pois a grama nunca é perfeita, flores, grama alta e árvores também são sempre bem-vindas, isso ajuda a diferenciar o seus mapas pois ele não ficará na mesmisse, algo que atrapalha muito a parte gráfica do jogo.
Angel of Death- Novato
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