MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!

Participe do fórum, é rápido e fácil

MMORPG Brasil
Ola, visitante! Agradecemos sua visita, para ter acesso a todo nosso conteúdo recomendamos que faça um cadastro no fórum, com ele você pode participar de tópicos e ter acesso a todas áreas da comunidade!
MMORPG Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dica Mapper - Detalhes

+11
Wellington Cortez
TheKirin
samuel250
Rano
NeeTo
ramon.nazaro
St4rk
RichieSambora
-Kira
Ryuh
Shion
15 participantes

Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Shion Qui 02 Ago 2012, 00:24

Boa noite galera, ao acompanhar de perto o trabalho e o desenvolvimento de vários mappers aqui do fórum eu percebi que muitos deles carecem em um quesito muito importante na criação de mapas, que é nada menos do que detalha-lo, então postarei um mini-tutorial se é que isso existe, explicando um pouco da forma com que eu faço para fazer o detalhamento da melhor maneira possível, serei breve e direto então atenção principalmente nas imagens.

Passo 01) Preenchimento, essa é uma parte simples, mas antes de faze-la você deve ter em mente pelo menos uma base do que você quer fazer, tem gente que sai colocando na doida e dá certo, mas eu aconselho a antes de começar a sua arte, pense no que vai fazer..uma floresta, uma caverna ou seja lá o que for e vá devagar preenchendo o mapa.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=11&filename=ttflr1a

Passo 02) Preenchimento 2, nessa etapa você irá criar ''o corpo'' do mapa, preenchendo ele ainda mais, soltando as suas ideias e colocando-as no mapa, a principio parece que vai ficar horrível, eu penso assim de todos os meus mapas, mas no final ficam pelo menos aceitáveis, coloque as árvores, montanha ou seja lá o que vier na sua cabeça nessa parte, sempre lembrando de deixar o mapa coerente com o ambiente e tentar o mínimo possível falhar com a simetria.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=155&filename=ttflr2a

Passo 03) Preenchimento 3, nessa parte você irá finalizar com a sua ideia central do mapa, irá terminar de colocar toda a base do mapa, tudo que você quer colocar terá que finalizar nessa parte, árvores, caverna, rio, qualquer coisa terá que por nessa parte e assim que o fizer terminará a ideia central do mapa e vai começar a deixa-lo bonito.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=694&filename=ttflr3a

Passo 04) Variação de Piso, essa etapa é bem simples apesar de muitos fazerem um bicho de sete cabeças, nesse momento você irá alternar o ground.. usando areia, grama, pisos diferentes que combinem com a ideia central do seu mapa anteriormente criada por você nos passos de preenchimento, nessa primeira etapa varie apenas uma forma de piso.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=837&filename=ttflr4a

Passo 05) Variação de Piso 2, nessa parte você irá utilizar livremente da variação de ground, use sem medo e finalize essa parte, tenha paciência sempre, atenção nas tiles, observe-as bem para saber qual o melhor lugar para encaixar uma coisa ou outra, não tenha pressa, e assim que terminar a variação passo para o outro passo.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=59&filename=ttflr5a

Passo 06) Detalhamento, o grande segredo dessa parte é ter paciência, vá acrescentando com calma os detalhes, ''tenta entrar no ambiente'', se questione, o que tem em uma floresta ? pedras, gramas, flores, etc... já que é assim coloque esses detalhes, não tenha medo de detalhar um mapa, as tiles são feitas para serem usadas e não para ficarem lá mofando em uma pasta do seu pc, com calma vá adicionando, não varie muito ou pode ficar um carnaval, então vá aos poucos.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=850&filename=ttflr6a

Passo 07) Detalhamento 2, nessa parte você dará a vida ao mapa, termine de detalha-lo, usando o que você puder, e é claro que respeitando a simetria e o ambiente, não use uma flor que se usa em pântano em um mapa de floresta, respeite a harmonia do ambiente que você está criando.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=440&filename=ttflt7a

Passo 08) Finalização, a última etapa, nessa você irá adicionar o que falta no seu mapa, seja variação de ground, preenchimento, detalhamento, nessa você irá suprir o que está faltando e acrescentar o que você acha que deve, essa é a parte que você enriquece o mapa, colocando pequenas coisas que faltam que farão a diferença no final.

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=441&filename=ttflr8a

Espero que ajude a alguns que sentem dificuldades ou que irão aprimorar as suas habilidades como mappers, não sou muito bom em passar conhecimento, mas o que vale é a intenção de ajudar, forte abraço !

P.S: Falta de recursos nunca é desculpa, eu fiz esse mapa com 1 tileset.
Shion
Shion
Membro
Membro

Mensagens : 211

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Ryuh Qui 02 Ago 2012, 00:40

Bem legal shion vai me ajuda..

Poderia disponibilizar a tileset,preciso desse tipo de ground de terra ai ^^

+1 Cred.
Ryuh
Ryuh
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 698

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por -Kira Qui 02 Ago 2012, 13:31

Muito bom cara, mas fica a dica, não existe grama em baixo de caverna ou montanhas, mas muito boa a iniciativa, vai ajudar muitos!
-Kira
-Kira
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 895

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por RichieSambora Qui 02 Ago 2012, 13:46

muito bom cara, +1 cred
RichieSambora
RichieSambora
Membro
Membro

Mensagens : 141

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Shion Qui 02 Ago 2012, 13:56

Obrigado -Kira, mas infelizmente terei que discordar de você, existe grama em baixo de cavernas e montanhas sim, mas no caso do mapa em ''finalização'' a grama está na frente/baixo da base da montanha/caverna, entradas de cavernas em floresta são formadas principalmente por vegetações como gramas e matas, como você pode ver abaixo:

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=819&filename=dmscv1ac

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=641&filename=dmscv1ab

Dica Mapper - Detalhes Scaled.php?server=545&filename=dmscv1ad
Shion
Shion
Membro
Membro

Mensagens : 211

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por St4rk Qui 02 Ago 2012, 14:06

/\

St4rk
St4rk
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagens : 2251

http://mylittledev.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por ramon.nazaro Qui 02 Ago 2012, 14:17

Suas dicas foram muito boas para que esta começando, mas seu mapa ficou sem sentido arvores com folha e arvores sem folha no mesmo lugar'-' o ninho de passarinho na segunda arvore ficou sem sentido e feio uma arvo redonda com um ninho para fora que passarinho iria colocar seu ninho para fora?? na primeira chuva ia se despedaçar vou falar so mais um tem tipo uma trepadeira do lado da abertura da caverna. se for colocar so uma não coloca pois fica vago um negocio feio você tinha que espalhar ficaria mais legal, mas recomendo tirar ficou feio.
ramon.nazaro
ramon.nazaro
Novato
Novato

Mensagens : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Shion Qui 02 Ago 2012, 17:36

Não acredito que o mapa em ''finalização'' ficou sem sentido, é normal em uma floresta terem árvores ricas em folhas juntas á arvores sem folhas, pensar que só pode fazer de um jeito padrão é uma visão equivocada e acho que você deveria elimina-la e a respeito do ninho, você já viu algum detalhe com o ninho para dentro da árvore ? e se tivesse nós iriamos vê-lo ? acho meio estranho essa parte que você comentou, trepadeiras podem ser uma, duas, não existe isso de vago, achei meio vago o seu comentário, tente pesquisar um pouco melhor sobre relevo de áreas antes de mappear, esse é um conselho que dou a você, att.
Shion
Shion
Membro
Membro

Mensagens : 211

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por NeeTo Qui 02 Ago 2012, 22:35

Cara muito bom, suas dicas não valem só para iniciantes não, valem para os experientes também. Me ajudou bastante, concerteza depois disso irei melhorar minha vegetação. Parabéns aew. Vi um erro no mapa, ali do esquerdo da montanha eu vi uma curva mas continuou indo reto, olhe lá que você irá perceber.
-
OPS, + 1 credito pra você ^^


Última edição por NeeTo em Qui 02 Ago 2012, 23:35, editado 1 vez(es)
NeeTo
NeeTo
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 782

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Rano Qui 02 Ago 2012, 23:15

NeeTo escreveu:Cara muito bom, suas dicas não valem só para iniciantes não, valem para os experientes também. Me ajudou bastante, concerteza depois disso irei melhorar minha vegetação. Parabéns aew. Vi um erro no mapa, ali do esquerdo da montanha eu vi uma curva mas continuou indo reto, olhe lá que você irá perceber.

Isso não foi um erro... acho que ele quis por pra dar uma ideia de continuação em outro mapa...

Valeu vai ajudar muitos +1 cred
Rano
Rano
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 933

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por samuel250 Ter 21 Ago 2012, 15:57

me ajudou bastante vlw +1
samuel250
samuel250
Membro
Membro

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por TheKirin Qua 22 Ago 2012, 11:27

Estou começando como mapper agora e isso irá me ajudar bastante +1 cred
TheKirin
TheKirin
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 561

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Wellington Cortez Qui 23 Ago 2012, 08:46

Muito bom,seu mapa no final ficou bem legal.
Wellington Cortez
Wellington Cortez
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 96

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por maqn39 Qui 23 Ago 2012, 19:00

+1 crédito, essas dicas vão ajudar muitos iniciantes
maqn39
maqn39
Membro Vitalicio
Membro Vitalicio

Mensagens : 705

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por tiago.pinheiro.90813 Sáb 01 Set 2012, 15:55

Muito bom, ajuda-ra os iniciantes, +1
tiago.pinheiro.90813
tiago.pinheiro.90813
Novato
Novato

Mensagens : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por stiflertech Sáb 01 Set 2012, 16:37

Vc é fera msm nos mapas. Eu tbm tenho um dom para criar mapas...
Se tiver um projeto e quiser uma ajuda me mande PM. Nao posto meus Mapas porque nao seria justo com Os meus colegas de Trabalho...pois meus trabalhos jah estao sendo usadado. Dica Mapper - Detalhes 80839
stiflertech
stiflertech
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Henrique2013 Sáb 01 Set 2012, 16:37

muito bom shion e o o mapa fiko 10
Henrique2013
Henrique2013
Membro Veterano
Membro Veterano

Mensagens : 803

Ir para o topo Ir para baixo

Dica Mapper - Detalhes Empty Re: Dica Mapper - Detalhes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos